Millennials lideram adoção da IA no setor de tecnologia, revela pesquisa

Estudo global revela que, no setor de tecnologia, millennials superam gerações mais jovens na adoção de inteligência artificial, enquanto receios sobre impacto no trabalho ainda dividem profissionais.

opened-ai-chat-laptop
Para os pesquisadores, preferência da IA no trabalho pelos millennials sugere que familiaridade digital não necessariamente se traduz em uso imediato de novas ferramentas. (Foto: Freepik)

A edição 2025 do World of Work Report, que ouviu 3.736 profissionais de sete países — incluindo Brasil, Alemanha, Austrália, Estados Unidos, França, México e Reino Unido — mostra que a adoção da inteligência artificial (IA) no ambiente de trabalho varia de forma significativa entre as gerações, especialmente no setor de tecnologia.

O estudo revela que 73% dos millennials já utilizam IA em suas rotinas, colocando-os à frente na corrida pela incorporação dessa tecnologia. Em contrapartida, a Geração Z, muitas vezes vista como a mais conectada e fluente digitalmente, registra 59% de adoção, índice inferior não apenas ao dos millennials, mas também abaixo dos 65% da Geração X. Para os pesquisadores, a diferença sugere que familiaridade digital não necessariamente se traduz em uso imediato de novas ferramentas.

Quando questionados sobre riscos, cerca de 30% dos profissionais de todas as gerações afirmam temer que a IA possa colocar seu trabalho em perigo. Entre os jovens da Geração Z, 42% se preocupam especificamente com a substituição de tarefas que consideram mais prazerosas.

No recorte por setores, a indústria de tecnologia lidera a adoção, com 60% de uso de IA. Já no recorte por departamentos, a liderança é dos profissionais de TI (86%), seguidos por marketing (77%) e pesquisa e desenvolvimento (72%). As menores taxas aparecem em vendas (51%) e suporte ao cliente (40%).