Nokia define objetivo de ser líder em um mundo onde as redes se encontram com a nuvem #MWC23
Multinacional compartilha nova estratégia, atualizada para proporcionar o crescimento sustentável de longo prazo.
Pekka Lundmark, Presidente e CEO da Nokia. (Foto: Divulgação)
A Nokia anunciou, no MWC Barcelona 2023, uma reformulação de estratégia corporativa e tecnológica, a empresa também revelou sua nova marca, parte da estratégia de transformação de longo prazo.
A multinacional finlandesa tem em seu portfólio tecnologias de redes fixas, móveis e em nuvem, que são fundamentais para atender as empresas de todos os setores, que buscam a digitalização para melhorar a eficiência, a flexibilidade e a produtividade de maneira sustentável.
Pekka Lundmark, presidente e CEO da Nokia, afirma: “Vemos o potencial do digital para transformar os negócios, as indústrias e a sociedade com uma oportunidade de ganhos significativos em produtividade, sustentabilidade e acessibilidade. Nossa tecnologia de redes críticas, líder de mercado, é cada vez mais necessária para clientes e parceiros em todos os setores. Vemos um futuro onde as redes vão além de conectar pessoas e coisas. Elas são adaptáveis, autônomas e consumíveis. São redes que sentem, pensam e agem, e maximizam a oportunidade de digitalização”.
“Hoje, compartilhamos nossa estratégia atualizada de empresa e tecnologia com foco em liberar o potencial exponencial das redes - sendo pioneiros em um futuro onde as redes encontram a nuvem. Para sinalizar essa ambição, atualizamos nossa marca para refletir que hoje somos - líderes em inovação tecnológica B2B. Esta é a Nokia, mas não como o mundo nos via antes.”
Estratégia corporativa atualizada
A Nokia continua a executar sua estratégia de três fases para oferecer crescimento sustentável e lucrativo. Tendo concluído a fase de redefinição, a Nokia continuará acelerando enquanto estabelece as bases para a fase de escala como líder indiscutível em tecnologia e ampliando sua base de clientes. O anúncio da nova marca apoia as metas financeiras de longo prazo da Nokia, que foram reiteradas com os resultados financeiros do quarto trimestre de 2022.
A atual estratégia corporativa da Nokia está focada em aumentar a aceleração de sua participação em seis pilares:
• Aumentar a participação de mercado nos provedores de serviços, impulsionado pela liderança contínua em tecnologia;
• Ampliar a participação de Empresas em seu mix de clientes;
• Continuar a gerir o seu portfólio de forma ativa para assegurar o caminho a uma posição de liderança em todos os segmentos onde decida competir;
• Aproveitar as oportunidades de setores além dos dispositivos móveis para monetizar o IP da Nokia e continuar investindo em P&D para a Nokia Technologies;
• Implementar novos modelos de negócios, como as-a-Service; e
• Transformar o ESG em uma vantagem competitiva ao tornar-se o “provedor de escolha confiável” no setor.
Para entregar esses pilares, a Nokia tem quatro focos principais: desenvolver talentos preparados para o futuro; investir em pesquisa de longo prazo, especialmente em domínios-chave como o 6G; digitalizar suas próprias operações para melhorar ainda mais a agilidade e a produtividade; e atualizar a marca.
Estratégia de tecnologia
A estratégia de tecnologia atualizada da Nokia detalha como as redes precisarão evoluir para atender às demandas da era do metaverso.
À medida que o mundo evolui para apoiar-se cada vez mais em conectividade, a rede se tornará o tecido subjacente para tudo o que é digital, onde o desempenho e a capacidade de consumo da rede terão o mesmo peso e importância. As qualidades da rede tradicional serão necessárias para integração com a flexibilidade e escalabilidade da nuvem.
Essas redes que sentem, pensam e agem têm o potencial de trazer o poder transformador do networking para todos os setores.
A Nokia está bem posicionada para liderar essa transformação por meio de seu amplo portfólio de produtos de ponta e pesquisa disruptiva, líder do setor, do Nokia Bell Labs. No MWC, a Nokia lançou novos produtos e serviços para demonstrar e aprimorar sua liderança em tecnologia.
Atualização de marca
O novo logotipo da empresa é emblemático e apresenta uma Nokia energizada, dinâmica e moderna. (Foto: Divulgação)
Alinhada com a estratégia atualizada da empresa, a Nokia renova sua marca para sinalizar quem ela é hoje: líder em inovação tecnológica B2B, que percebe o potencial do digital em todos os setores. A nova marca afirma o valor que a Nokia traz e sua experiência em rede, liderança em tecnologia, inovação pioneira e parceria colaborativa.
O novo logotipo da empresa é emblemático e apresenta uma Nokia energizada, dinâmica e moderna, demonstrando seus valores e propósito. Ele foi concebido como um símbolo de colaboração, que a Nokia acredita ser fundamental para concretizar o potencial exponencial das redes: desbloquear ganhos em sustentabilidade, produtividade e acessibilidade.