Pela primeira vez, é possível cruzar Manhattan inteira em uma rota exclusiva para pedestres
Com 35 quilômetros de vias livres de carros e programação cultural por cinco distritos, Nova York reinventa sua relação com o verão e convida moradores e turistas a redescobrir a cidade.
Maior edição da história do programa Summer Streets retornará ao Bronx, Brooklyn, Queens e Staten Island.
O prefeito da cidade de Nova York, Eric Adams, e o comissário do Departamento de Transportes (DOT) local, Ydanis Rodriguez, anunciaram a maior edição da história do programa Summer Streets, com mais de 35 quilômetros de ruas sem carros, as quais estarão totalmente fechadas para pedestres e ciclistas. Pela primeira vez, moradores e turistas também poderão percorrer toda a extensão de Manhattan, da Ponte do Brooklyn a Inwood, em uma rota sem carros.
"Da Ponte do Brooklyn a Inwood, e em todos os cinco distritos, as pessoas terão mais espaço do que nunca para caminhar, andar de bicicleta, correr e se conectar com as comunidades nesta edição do Summer Streets. Não estamos apenas oferecendo mais ruas neste verão (do Hemisfério Norte), estamos abrindo oportunidades para uma cidade mais vibrante, inclusiva e ativa em 35 quilômetros de ruas sem carros", disse o prefeito de Nova York, Eric Adams.
Com a maior expansão já realizada, o Summer Streets também retornará ao Bronx, Brooklyn, Queens e Staten Island, incluindo uma nova rota ao longo da Forest Avenue, em Staten Island. Este ano, mais de
35 quilômetros de ruas estarão abertos a pedestres e ciclistas, das 7h às 15h, durante cinco sábados consecutivos, de 26 de julho a 23 de agosto. O projeto também apresentará uma série de instalações de arte pública envolventes que ativam os corredores e celebram o espírito criativo da metrópole. Confira abaixo a programação completa.
Sábado, 26 de julho: Queens e Staten Island
• Queens: o Summer Streets percorrerá a Vernon Boulevard, da 44th Drive à 30th Drive. O programa permitirá que os usuários desfrutem de toda a orla do Queens em Long Island City e Astoria.
• Staten Island: o Summer Streets percorrerá a Forest Avenue, da Broadway à Bard Avenue, abrindo uma nova rota em Staten Island.
Sábado, 02, 09 e 16 de agosto: Manhattan
• Manhattan: o Summer Streets irá da Ponte do Brooklyn até a Dyckman Street, em Inwood, marcando a rota mais longa de Manhattan na história do programa. A rota conectará a Lafayette Street e a Park Avenue até a 110th Street, continuará para o oeste na 110th Street até a Broadway e seguirá para o norte até a Dyckman Street. Uma parada especial para descanso no Harlem ativará o Adam Clayton Powell Jr. Boulevard, da 110th Street à 125th Street, oferecendo programação e engajamento comunitário no coração do Harlem.
Sábado, 23 de agosto: Bronx e Brooklyn
• Bronx: o projeto oferecerá o trajeto Grand Concourse, da East Tremont Avenue até a Mosholu Parkway, formando um importante corredor sem carros para pessoas do oeste do Bronx até a porção norte desse distrito.
• Brooklyn: o Summer Streets percorrerá a Eastern Parkway, da Grand Army Plaza até a Buffalo Avenue. Ele conectará Prospect Heights e Brownsville utilizando a mesma rota da Parada do Dia do Trabalho no Caribe, um dos eventos anuais mais populares da cidade.
“O Summer Streets oferece aos visitantes uma maneira divertida e única de vivenciar Nova York, convidando-os a conhecer bairros de todos os cinco distritos e mostrando o que torna Nova York um destino tão especial”, disse a presidente e CEO da New York City Tourism + Conventions, Julie Coker. “Estamos entusiasmados em ver a expansão contínua deste programa, que celebra a energia e a facilidade de caminhar incomparáveis da cidade, apoia o comércio local e ativa nossos vibrantes espaços públicos”.