O Japão já está lotado para a temporada de flores de cerejeira. Saiba como ir

Boa sorte reservando um guia nesta primavera, mas os viajantes que estão dispostos a tentar algo novo encontrarão valor em hotéis de luxo e um iene fraco.

WhatsApp Image 2025-01-07 at 12.57.41Boa sorte reservando um guia nesta primavera, mas os viajantes que estão dispostos a tentar algo novo encontrarão valor em hotéis de luxo e um iene fraco.

Depois de uma fascinação ao longo da vida pelo Japão , Elisa Garcia, uma advogada aposentada, sonhava em caminhar de mãos dadas com seu marido sob as flores de cerejeira caindo. Mas quando ela entrou online para reservar uma visita guiada com Tauck , eles estavam completamente esgotados — para 2026.

Todos os anos, milhões de viajantes vão ao Japão durante a temporada de sakura (aproximadamente do final de março ao início de abril) para ver essas flores rosa-bebê florescerem ao redor dos templos de Kyoto e nos parques de Tóquio. Em 2023, o Japão registrou 1,8 milhão e 1,9 milhão de visitantes durante março e abril, respectivamente. Em 2024, esses números mensais subiram bem acima de três milhões, com ainda mais visitantes esperados em 2025, graças ao iene fraco. (Caiu para uma baixa de 38 anos neste verão).

A empresa de viagens de luxo Black Tomato já recebeu um aviso de seus parceiros no Japão, dizendo: “Quero avisar que já estamos encontrando muita dificuldade na disponibilidade de guias para 27 de março até o início de abril. Quase todos os nossos principais guias que mantemos em contrato já estão atribuídos a clientes para essas datas, e se alguma nova consulta tiver flexibilidade para vir para outras datas, seria melhor. Os clientes obterão melhor valor em outras épocas, ou mesmo reservando com antecedência para a primavera de 2026.”

A empresa de viagens sediada em Londres descobre que o Japão agora eclipsou destinos populares como a Itália a tal ponto que os consultores recomendam que o processo de planejamento comece com meses de antecedência. “Estamos até mesmo olhando para o outono de 2025 agora, então garantimos que colheremos o melhor de tudo para clientes que não podem ir para a flor de cerejeira”, diz o chefe de RP da empresa, Brendan Drewniany.

As empresas locais estão garantindo os principais guias logo no início, deixando algumas agências em uma situação complicada quando chega a temporada de sakura. “Não há guias de topo suficientes no Japão agora”, diz Cari Gray, fundadora e CEO da Gray & Co. “A história é tão rica, complicada e interessante. Além disso, a barreira da língua é real.”

WhatsApp Image 2025-01-07 at 12.57.46Em Kyoto e Tóquio, a temporada já está reservada até 2026.

Os viajantes não terão apenas dificuldade para encontrar um guia experiente; eles também terão dificuldade para encontrar uma reserva. Em um país conhecido por mais estrelas Michelin do que qualquer outro, será difícil reservar uma mesa em um dos elogiados e limitados restaurantes omakase ou kaiseki do Japão.

Mas uma área onde agências e viajantes notam bastante espaço para reservas é em seus hotéis. O Japão viu um influxo de marcas de luxo nos últimos anos, de Six Senses a Bulgari , deixando os viajantes mimados com a escolha.

“Os melhores hotéis como Bulgari, Mandarin, Aman, Four Seasons não estão esgotados, principalmente devido ao fato de que eles colocaram seus preços muito altos durante esse período de tempo antecipando a demanda”, diz Gray. A especialista em viagens da Black Tomato, Mary Cropper, confirma, acrescentando: “Os preços dos hotéis estão absolutamente insanos para março. Eles estão definitivamente capitalizando na alta temporada.”

Isso significa que os hóspedes dispostos a ignorar a oferta do seu melhor hotel podem ter uma oportunidade de última hora quando se trata de uma estadia na temporada de sakura.

Para aqueles sem sorte com um guia, muitos dos principais hotéis do Japão oferecem experiências culturais únicas que um guia não poderia. No novo Banyan Tree Higashiyama Kyoto , a equipe leva você a uma das últimas oficinas de Noh Mask da cidade, onde você pode aprender sobre essa antiga forma de arte com um dos últimos artesãos restantes. Eles também oferecem passeios de riquixá por Sannenzaka.

No Aman Tokyo , o hotel oferece passeios pela cidade com um especialista em arte local, um cruzeiro pelo Rio Sumida e uma visita difícil de reservar a um estábulo de sumô para assistir ao trem do lutador. Mas quando você fizer sua reserva, pergunte sobre essas atividades antes que elas atinjam a capacidade máxima também.

É óbvio que toda agência de viagens e empresa de turismo de luxo sob o sol nascente recomenda entrar em contato imediatamente. No entanto, muitos recomendam se aventurar para longe de Tóquio e Kyoto durante a alta temporada para uma experiência mais única.

WhatsApp Image 2025-01-07 at 12.57.50O Bulgari Tokyo é um hotel cinco estrelas com reservas disponíveis para alta temporada.

As flores de cerejeira florescem na ilha de Okinawa, no sul, em fevereiro, e na ilha de Hokkaido, no norte, essas flores rosa-flamingo surgem no final de abril.

“Sempre fico um pouco perplexo com a crença comum de que você só pode ver a flor de cerejeira por duas semanas no final de março e início de abril”, diz David Lee, fundador e CEO da Into Japan Specialist Tours . “Por que não sair do período de pico para um valor muito melhor, com menos multidões, e visitar alguns locais menos conhecidos? Isso tornará a experiência mais valiosa em mais de uma maneira.”

Reportagem original: Japan Is Already Booked Solid for Cherry Blossom Season. Here’s How You Can Still Go.