Uma nova classe de fabricantes de fragrâncias com consciência ecológica quer tornar sua colônia mais verde

Em qualquer setor, a palavra sustentabilidade provoca uma reação mista, graças à infeliz prática de “lavagem verde” – um termo cunhado para aqueles que fingem o compromisso de diminuir sua pegada de carbono

altra-dualist-green-fragrance-mainNova classe de fabricantes de fragrâncias com consciência ecológica disputa mercado. 

As marcas de beleza sempre tentaram deixar sua marca de maneiras únicas, seja por meio de listas de ingredientes impressionantes, embalagens notáveis ​​ou notas de fragrâncias fora do comum. Mas enquanto a indústria continua trabalhando arduamente na criação de produtos para nos fazer cheirar e sentir o nosso melhor, ela também gera grandes quantidades de resíduos em cada etapa do processo - formulação, teste, embalagem, devoluções e vencimentos. Mais de 120 bilhões de unidades de embalagens são produzidas por marcas de cuidados pessoais e beleza todos os anos, de acordo com o programa britânico de reciclagem TerraCycle . Isso nem leva em conta outros ingredientes desperdiçados ou a pegada de carbono do fornecimento e do envio.

Felizmente, nomes começaram a surgir no espaço das fragrâncias de luxo, desde pequenas grifes até casas de moda conhecidas como Gucci e Calvin Klein, com um compromisso genuíno com a sustentabilidade, buscando deixar sua marca de uma nova maneira: com uma visão informada abordagem que se concentra em embalagens renováveis, desperdício mínimo e fornecimento ético.

“Produzimos em excesso neste país, usamos demais e jogamos coisas fora”, diz Holly Tupper, acima, fundadora da linha de fragrâncias e cuidados com a pele Cultus Artem , com sede em San Antonio . “É parte de um resquício de nosso vício na noção de que temos que ter uma coisa nova e brilhante, e realmente um dos principais inquilinos do Cultus Artem está pensando em como criamos luxo, mas na estrutura de uma época diferente, quando o luxo era algo único e precioso, e não tínhamos centenas deles.”

holly-tupper-cultus-artemA fundadora da Cultus Artem, Holly Tupper, acima, desenvolve fragrâncias e outros produtos projetados para causar o menor impacto possível no meio ambiente.

Em qualquer setor, a palavra sustentabilidade provoca uma reação mista, graças à infeliz prática de “lavagem verde” – um termo cunhado para aqueles que fingem o compromisso de diminuir sua pegada de carbono. Em vez disso, essas empresas usam pesquisas de mercado para criar embalagens e descrições de produtos que implicam esforços sustentáveis ​​sem nenhum respaldo verdadeiro para a alegação - exatamente as coisas das quais perfumistas preocupados com o clima, como Tupper, procuram se separar em suas práticas.

“Meu gatilho são palavras como 'sustentabilidade' e 'verde' e todo esse tipo de coisa”, diz Tupper. “Há muita discussão e reuniões intermináveis ​​sobre o palavreado que usamos para falar sobre nossa preocupação com o meio ambiente e como o administramos em nossas empresas, mas, na verdade, é tudo uma questão de desperdício.”

Como não há termos e condições exatos que uma empresa deve cumprir para promover esforços sustentáveis, o greenwashing torna difícil para o consumidor deduzir o que comprar, a quem apoiar e onde está a verdadeira encruzilhada da sustentabilidade e do luxo. Ajuda o fato de que uma nova guarda de casas de fragrâncias boutique está introduzindo verdadeiras práticas de sustentabilidade no espírito de sua empresa, desde o fornecimento até o transporte, embalagem e estocagem. Para eles, a sustentabilidade não é um problema para o departamento de marketing, é sua força motriz e, em alguns casos, sua identidade.

“Iniciamos a Altra com um objetivo muito claro de ser o mais cuidadoso possível em todas as nossas escolhas de fornecimento, fabricação e embalagem de nossos perfumes”, diz o fundador e perfumista da marca britânica, Beckielou Brown. “Na época, estávamos desenvolvendo a marca e investindo profundamente em P&D, a sustentabilidade em embalagens ainda não era acessível a pequenas marcas independentes como a nossa, então realmente tivemos que pensar criativamente sobre a melhor forma de atingir nossos objetivos. Sentimos que muito do que estava por aí era greenwashing e assumimos um compromisso com o que chamamos de visão 'Profuture', para tomar ações conscientes e responsáveis ​​em todas as etapas do nosso processo.”

O Pacote Perfeito

ffern-fragrancesAs fragrâncias feitas sob encomenda da Ffern são embaladas em caixas biodegradáveis ​​feitas de micélio de fungo.

Um aspecto da fragrância que muitas casas de fragrâncias independentes têm abordado desde a sua criação é como criar embalagens mais sustentáveis, normalmente por meio de tornar seus frascos recarregáveis. As garrafas de vidro da Altra são infinitamente recarregáveis, enquanto uma primeira linha a ser lançada em breve pelo perfumista Aeir elimina totalmente o vidro em favor do alumínio.

“O que é importante entender é a infraestrutura e o sistema ao nosso redor”, diz Rodrigo Caula, cofundador da Aeir. “Então, não adianta forçar algo que não está pronto. Por exemplo, usamos alumínio, não porque é o material mais 'bio', mas porque é o material mais facilmente reciclável. Existe um sistema que permite que as pessoas as reciclem, para que possamos pegar nossas garrafas e reaproveitá-las ou reciclá-las quantas vezes quisermos. Com muitos dos novos biomateriais, eles são incríveis, mas ainda não existe um sistema que possa processá-los e, portanto, acabam em um aterro sanitário. Gosto de entender e trabalhar junto com o sistema, e não contra.”

Uma linha comum para a indústria de fragrâncias sustentáveis ​​é o minimalismo – uma mentalidade e uma estética que felizmente também está na moda. A abordagem do princípio da Cultus Artem entra em jogo com sua embalagem, que Tupper criou para minimizar a quantidade potencial de produto desperdiçado. Em vez de criar várias garrafas diferentes para cada SKU, ela e sua equipe trabalharam muito para encontrar um design de garrafa que funcionasse para toda a linha de produtos e imprimiram apenas na capa da garrafa, e não na própria caixa, para que não não fica vinculado a nenhum número ou produto específico e pode ser facilmente reutilizado.

“O mesmo se aplica à nossa coleção de cuidados com a pele”, diz Tupper. “A única coisa realmente impressa nas garrafas de vidro é o logotipo, mas o que o produto tem por dentro é uma etiqueta que pode ser afixada, por isso temos sido extremamente cuidadosos com o uso de materiais adicionais, usamos apenas um forma de garrafa e um atuador para três texturas diferentes.”

A marca britânica de fragrâncias Ffern adota uma abordagem ligeiramente diferente, misturando uma quantidade limitada de uma eau de parfum sem gênero a cada estação. Suas fragrâncias cobiçadas são feitas sob encomenda e geralmente se esgotam rapidamente. Para reduzir ainda mais o desperdício, as embalagens tradicionais são substituídas por um invólucro biodegradável feito de micélio, um fungo, bem como materiais agrícolas. Aqueles que ficam sem plantas de casa podem usar o material para propagar sementes.

Abastecimento Sustentável

aeir-fragrancesOs aromas da Aeir são feitos com ingredientes “sem extração”; em vez de cortar árvores ou flores, suas anotações são feitas com biotecnologia.

O frasco em si é uma coisa, mas é o que está dentro que realmente torna uma fragrância cobiçada. Vetiver, sândalo, patchouli – tudo tem que vir de algum lugar. Quando se trata de fragrâncias florais delicadas, a eau de parfum que você borrifa em seu frasco pode ter se originado de milhares de flores. Por exemplo, são necessárias quase 300.000 pétalas de rosa individuais para produzir apenas 5 mililitros do precioso óleo de fragrância.

Hoje, as marcas com mentalidade sustentável estão adotando uma diversidade de abordagens para garantir um material de origem ético, com menos desperdício e ainda com um perfume agradável. Muitos adotaram uma abordagem relativamente tradicional de abastecimento ético de materiais da natureza, invocando mais uma vez os ideais do minimalismo para criar fragrâncias que destacam um número limitado de ingredientes de alta qualidade.

As fragrâncias Cultus Artem normalmente se concentram em uma nota, como Tuberosa ou Champaca, assim como Matière Première , uma casa de perfumes de Aurélien Guichard, o nariz por trás de fragrâncias populares como Gucci Guilty e Narciso de Narciso Rodriguez. Guichard não apenas cultiva algumas das plantas que usa para seus perfumes usando métodos de produção orgânicos e livres de crueldade, mas também colabora com parceiros éticos.

Casas ainda maiores também estão assumindo a tocha com lançamentos ambientalmente conscientes: Calvin Klein com seu novo CK EVERYONE, Chloé com Rose Naturelle Intense e Eau de Parfum Naturelle, e Lancôme Idôle, parte do programa 'Solidarity Sourcing' da L'Oreal, para citar um pouco.

Outros decidiram tentar o método científico, trabalhando com empresas de biotecnologia como a Conagen para desenvolver ingredientes de fragrâncias “naturais” limpas e econômicas de dentro de um laboratório. A evolução da biologia sintética permitiu que essas empresas criassem imitações da coisa real, como o metil jasmonato - uma fragrância que evoca o mesmo aroma de pétalas brancas de jasmim, semelhante ao do chá -, bem como uma alternativa almiscarada que elimina o precisa obter de animais.

É a mesma abordagem adotada pela nova guarda, marcas de boutique futuristas como Aeir, que trabalhou com um bioquímico para dar vida à sua primeira descoberta, apresentando fragrâncias 100% sintéticas, como Wet Stone e Virgin Olive.

“O Palo Santo, por exemplo, não produz óleo valioso até os 80 anos de idade”, explica o cofundador da Aeir, Enrico Pietra, sobre seu raciocínio para se tornar totalmente sintético desde o início. “Se você tiver que derrubar uma árvore de décadas apenas para extrair [sua fragrância], não é o mais sustentável. Independentemente de quão incrível seja sua embalagem ou de como você reduziu sua pegada de carbono ao não usar vidro, acho que, no final das contas, tudo começa com o que você coloca dentro da garrafa, que é o produto.”

Embora não exista um método definitivo para a sustentabilidade quando se trata da indústria de fragrâncias ou da indústria de cuidados pessoais como um todo, os pioneiros neste espaço estão criando um novo caminho em direção a um futuro mais ético e com menos desperdício. Agora, em vez de confiar em ingredientes raros sem levar em consideração sua origem, o futuro da fragrância abrange noções futuristas de inovação e um retorno reconfortante ao simplista.

Reportagem original: A New Class of Eco-Conscious Fragrance Makers Wants to Make Your Cologne More Green