Nova presidente da SAP para a América Latina e o Caribe, Adriana Aroulho quer focar na inovação contínua e na sustentabilidade
Executiva detalha seu propósito profissional, pautado em inovação, tecnologia e sustentabilidade, que rendeu resultados recordes e reconhecimento nacional.
Adriana Aroulho, presidente da SAP para a América Latina e o Caribe (LAC), tem gestão pautada dinovação, tecnologia e sustentabilidade. (Foto: Divulgação)
Adriana Aroulho é a nova presidente da SAP para a América Latina e o Caribe (LAC), substituindo Cristina Palmaka, que deixou a companhia para atuar em Conselhos de Administração de diversas empresas e organizações da região. Após 22 anos de sucesso na HP/HPE, Adriana ingressou na SAP em 2017 para liderar a área de vendas para Plataforma Digital Empresarial no Brasil. Sua mais recente posição era a presidência da subsidiária, cargo que ocupava desde agosto de 2020, depois de atuar como Chief Operations Officer (COO) por quase dois anos.
Durante sua gestão, a SAP Brasil consolidou seu papel como exemplo e habilitadora de melhores práticas sustentáveis na gestão. A SAP Brasil foi reconhecida pelo Instituto +Diversidade como uma das melhores empresas do país em diversidade e inclusão LGBTQIA+ e conquistou a 7ª posição na pesquisa Great Place to Work entre as empresas com até 10 mil funcionários – melhor colocação histórica neste ranking. A companhia também celebrou um número recorde de 31% de mulheres ocupando cargos de liderança, quase o triplo da média do mercado. Sob a gestão de Adriana, a SAP Brasil tornou-se a primeira subsidiária do mundo a produzir e divulgar seu próprio relatório de sustentabilidade, em que presta contas sobre preservação ambiental, voluntariado, diversidade e inclusão e impacto social.
"A SAP está em uma posição única para apoiar empresas de todos os tamanhos a navegar nos negócios mais complexos do mundo, incluindo desafios sociais e ambientais, por meio de nossa inovação contínua e de nosso conjunto abrangente de soluções. Temos avanços significativos nos negócios em nuvem que alcançamos na América Latina, bem como com o futuro promissor com a nossa IA empresarial", afirma a executiva.
Reconhecimento
Adriana é amplamente premiada por sua gestão humanizada com foco em temas de inovação, diversidade, inclusão e sustentabilidade. A executiva recebeu duas vezes o Prêmio Líderes do Brasil, promovido pelo LIDE, na categoria Tecnologia; e foi eleita Executiva de TI do Ano em 2023, na categoria Governança pelo IT Fórum. Ela está entre os 50 CEOs mais transformadores do Brasil, segundo a consultoria HORSE. Em 2024, Adriana foi eleita a CEO do Ano na categoria Feminino pelo Grupo Gestão RH.
“Nosso compromisso com práticas ESG é evidente em nossas operações e soluções inovadoras, mas principalmente apoiando nossos clientes a alcançarem seus próprios objetivos”, pontua.
Inovação verde
A SAP também é signatária do Pacto Global da ONU como parte das iniciativas do programa Ambição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Assim, a companhia anunciou recentemente uma parceria com a Ambipar para oferecer o Net Zero as a Service aos clientes e apoiar o combate às mudanças climáticas.
Desenvolvido pelas equipes da SAP e Ambipar na América Latina, o Net Zero as a Service pode fornecer aos clientes SAP globalmente soluções para toda a jornada de descarbonização. As soluções centradas em ERP e habilitadas por IA da SAP proporcionarão uma gestão extensiva de carbono, permitindo que os clientes estabeleçam uma base de dados comum, meçam as emissões de forma fluida e tomem decisões granulares e oportunas que sejam financeiramente e ambientalmente sólidas. Os clientes poderão neutralizar emissões adquirindo créditos de carbono internacionalmente certificados por meio da plataforma de tecnologia da Ambipar, AMBIFY, disponível na SAP Store – o mercado online para ofertas da SAP e de parceiros.
“Os clientes da SAP estão cada vez mais buscando maneiras de medir e compensar suas emissões de carbono. Por meio do Net Zero as a Service e de nossa parceria com a Ambipar, a SAP está reafirmando nosso compromisso de fornecer soluções abrangentes de gestão de sustentabilidade e de capacitar nossos clientes a se tornarem empresas prontas para o futuro”, conclui a presidente.