95% dos profissionais acreditam que Gen IA será essencial em suas empresas nos próximos cinco anos
Pesquisa da Thomson Reuters revela que tecnologia impacta clientes em diferentes setores profissionais.
Pesquisa da Thomson Reuters revela que tecnologia impacta clientes em diferentes setores profissionais. (Foto: Freepik)
A Thomson Reuters divulgou Relatório global sobre Inteligência Artificial generativa em serviços profissionais. Realizada com cerca de 1.800 profissionais dos setores jurídico, tributário, contábil, de riscos corporativos e governamental, a pesquisa da Thomson Reuters oferece perspectivas sobre como a tecnologia impacta clientes em diferentes setores profissionais, à medida que navegam pelo crescente papel da IA na otimização de operações, na melhoria da precisão e no fomento à inovação.
De acordo com o relatório, os serviços profissionais estão se aproximando de um momento crítico em que a adoção da tecnologia deve ser acompanhada de integração estratégica. A preocupação na adoção da IA aparece nas mudanças de taxas de adoção, já que o uso organizacional quase dobrou de 12% para 22% em apenas doze meses, enquanto casos de uso específicos continuam a se expandir em fluxos de trabalho com uso intensivo de documentos, pesquisas e serviços de consultoria.
Principais descobertas para profissionais corporativos:
• 95% dos profissionais preveem que a GenAI será essencial para o fluxo de trabalho de suas organizações dentro de cinco anos, enquanto as habilidades com a GenAI continuam sendo, em sua maioria, um diferencial nas decisões de contratação.
• Apesar de 89% dos profissionais identificarem casos de uso para a GenAI, 64% não receberam treinamento sobre o uso da GenAI em seu setor de trabalho.
• 90% dos profissionais do setor jurídico, 92% dos profissionais do setor tributário e 88% dos profissionais de risco corporativo reconhecendo que a GenAI pode ser utilizada em suas áreas.
• Profissionais do setor tributário corporativo lideram em advocacy, com 75% agora apoiando o uso da GenAI em trabalhos no setor, acima dos 60% do ano passado. Em contrapartida, cerca de um terço dos profissionais do setor jurídico e de risco permanecem inseguros se a GenAI deve ser utilizada em seus setores.
Principais descobertas para profissionais jurídicos:
• O uso da GenAI quase dobrou ano a ano no setor jurídico, de 14% em 2024 para 26% em 2025; 45% dos escritórios jurídicos entrevistados atualmente usam a GenAI ou planejam torná-la central em seu fluxo de trabalho dentro de um ano.
• 89% dos profissionais de escritórios jurídicos acreditam que a IA pode ser aplicada ao trabalho no setor, mas 48% ainda não possuem políticas formais de GenAI.
Principais descobertas para profissionais da área tributária:
• Os escritórios de contabilidade observaram a mudança mais drástica na adoção da GenAI corporativa, quase triplicando ano a ano, de 8% em 2024 para 21% em 2025.
• 71% dos profissionais da área tributária acreditam agora que a GenAI deve ser aplicada ao trabalho diário, contra 52% em 2024.
• 77% dos clientes desejam que os escritórios de contabilidade que trabalham para eles utilizem a GenAI, mas 59% dos clientes de escritórios de contabilidade não sabem se seus escritórios a utilizam.
• Os três principais casos de uso mais comuns da GenAI por profissionais da área tributária e contábil são: pesquisa tributária (77%), preparação de declaração de imposto de renda (63%) e consultoria tributária (62%).