Pesquisa revela que 56% das empresas darão prioridade para experiência do colaborador em 2024
Levantamento feito pela Progic mostrou ainda que um dos principais desafios do ano é a falta de alcance da comunicação, citado por 50% dos participantes do estudo.
Levantamento feito pela Progic mostrou ainda que um dos principais desafios do ano é a falta de alcance da comunicação, citado por 50% dos participantes do estudo. (Foto: Unsplash)
A Progic, empresa líder em TV corporativa no Brasil, acaba de divulgar a pesquisa Comunicação Interna Trends 2024, que revela que a principal prioridade das companhias no ano será melhorar a experiência do colaborador, apontada por 56% dos gestores do setor. Outra informação relevante que os números coletados trouxeram foi sobre o desafio primordial da área, que segundo os entrevistados, é a falta de efetividade no alcance das mensagens institucionais por meio comunicação interna, citado como um problema para 50% das companhias.
Quanto aos demais desafios para o setor, os dados do estudo apontam que o desengajamento da liderança é destacado por 45% dos respondentes, seguido pelo colaboradores desengajados, com 44%.
“O desengajamento da liderança e a falta de motivação dos colaboradores pode criar um ciclo negativo, impactando diretamente o desempenho e a eficácia organizacional. A liderança desengajada muitas vezes reflete em uma comunicação ineficaz, na ausência de metas claras e na falta de reconhecimento. É fundamental adotar abordagens que visem não apenas corrigir os sintomas evidentes, mas também promover uma cultura organizacional que preze pela participação ativa, transparência e valorização do potencial de cada membro da equipe”, afirma o CEO Igor Vazzoler.
A pesquisa contou com a participação de 430 profissionais de empresas de todos os portes, segmentos e regiões do Brasil. Em relação aos canais de comunicação interna com maior intenção de adesão para 2024, a rede social corporativa foi selecionada por 17% das empresas, seguido pela TV Corporativa com 15% e pelo podcast com 14%. Já em grandes empresas, a intenção de adesão do podcast fica com 13% e perde o terceiro lugar para o aplicativo corporativo, com 14%.
“Com base nesses números e no que o mercado aponta, temos visto que as corporações estão cada vez mais empenhadas em investir em Comunicação Interna e fortalecer o employer branding, retendo e melhorando a produtividade dos seus funcionários e líderes, e isso continuará a ser tendência em 2024”, revela o executivo.
Outras informações relevantes da análise destacam o perfil do profissional de comunicação no mercado corporativo, que em 72% dos casos também é responsável por outras atividades na empresa em áreas de marketing, comunicação externa e eventos. E também, quando o assunto é o conteúdo veiculado aos colaboradores, em 74% é sobre datas comemorativas, seguido de 62% são informações relacionadas ao bem-estar e saúde dos funcionários e 61% são notícias sobre a empresa. “Analisando esses dados, conseguimos perceber que os temas sobre saúde e bem-estar têm sido bem difundidos em grandes organizações”, finaliza o CEO.