Maria Emília Peres, Deloitte Brasil: 'A implementação de práticas de ESG podem ser uma estratégia sólida para o sucesso corporativo a longo prazo'
Empresa foi reconhecida como líder em serviçosde ESG e sustentabilidade pela Verdantix.
Maria Emília Peres, líder das Ofertas Integradas da Deloitte Brasil para Clima, Sustentabilidade & Equidade. (Foto: Divulgação)
A Deloitte, organização com o portfólio de serviços profissionais mais diversificado do mundo, foi reconhecida como líder em serviços de ESG (ambiental, social e governança) e sustentabilidade pelo relatório “Green Quadrant: ESG & Sustentabilidade Consulting Services 2024”, elaborado pela Verdantix, firma de análise independente. A análise comparou as ofertas desses serviços nas seguintes categorias de capacidade demonstrada: estratégia corporativa de ESG e sustentabilidade; gestão de dados, relatórios e divulgações de ESG e sustentabilidade; transformação operacional; e consultoria financeira de ESG.
Além disso, abrangeu outras seis categorias chamadas ‘de impulso’ para medir cada empresa de consultoria: prática dedicada de consultoria em ESG e sustentabilidade: visão, estratégia e recursos organizacionais; base de clientes de consultoria em ESG e sustentabilidade; dimensões de negócios em ESG (tanto para projetos independentes quanto para projetos mais amplos); receita (por empresa, prática de consultoria e prática de consultoria em ESG); e desempenho interno em sustentabilidade. A empresa avaliou 17 prestadores de serviços especializados em ESG e sustentabilidade, destacando a Deloitte como um dos principais fornecedores com amplas capacidades.
"Estamos diante de um cenário crucial, em que as mudanças climáticas se solidificam como uma urgência global. Nesse contexto, a responsabilidade recai não apenas sobre governos, mas sobre toda a sociedade – sobretudo as organizações, que desempenham um papel fundamental na condução de transformações significativas. Diante disso, a Deloitte trabalha todos os dias para disponibilizar os melhores caminhos e ferramentas para as organizações clientes e sociedade. Receber este reconhecimento tem um grande significado para nós, pois prova que nossas ofertas de implementação de práticas de ESG não só contribuem diretamente para mitigar o impacto das atividades humanas no clima, mas também podem ser uma estratégia sólida para o sucesso corporativo a longo prazo”, aponta Maria Emília Peres, líder das Ofertas Integradas da Deloitte Brasil para Clima, Sustentabilidade & Equidade.
De acordo com o relatório, a Deloitte se destaca na prestação de serviços de ESG e sustentabilidade em várias indústrias, principalmente para grandes empresas com presença global. A organização alcançou a pontuação mais alta em termos de base de clientes, dimensões de transações e receita relacionada a ESG.
O documento também ressalta o significativo impulso de mercado da Deloitte, com pontuações elevadas em visão, estratégia e alocação de recursos organizacionais em ESG e sustentabilidade. Adicionalmente, a Deloitte obteve a pontuação mais alta em suas capacidades de gestão, relatórios e divulgações de dados de ESG. A análise também destacou o amplo uso de tecnologia pela Deloitte para aprimorar relatórios de ESG e esforços de implementação, reconhecendo sua iniciativa GreenSpace Tech, sua ferramenta ClearCarbon e sua Solução de Riscos Climáticos.
A Verdantix destacou o conhecimento e os relacionamentos da organização com grupos de engenharia e pesquisa, startups, universidades, especialistas em assuntos e parceiros de aliança, e colaborações com empresas de tecnologia, empresas boutique e associações industriais para "melhorar ainda mais suas ofertas de clima e net zero". O relatório revelou que a colaboração da Deloitte com o Fórum Econômico Mundial, identificou 21 métricas de capitalismo de stakeholders para ajudar a alinhar a divulgação de ESG em diversas indústrias e regiões.
"Estamos orgulhosos deste reconhecimento importante da Verdantix. Na Deloitte, ajudamos nossos clientes a navegar na imensa complexidade das mudanças climáticas e aconselhamos organizações em todas as indústrias durante suas transformações", diz Jennifer Steinmann, líder da Prática Global de Sustentabilidade e Clima da Deloitte. "Após a Avaliação Global na COP28, estamos em um momento crucial para a ação climática, e cada um de nossos clientes está em estágios diferentes em suas jornadas de sustentabilidade. Encontramos nossos clientes onde estão e oferecemos a eles tecnologia de ponta e orientação personalizada para ajudá-los a passar de compromissos de sustentabilidade para resultados concretos."
A prática global de Sustentabilidade & Clima da Deloitte é composta por mais de 6.100 profissionais, e a Deloitte oferece serviços de consultoria climática há mais de duas décadas. Inserir uma perspectiva climática é uma prioridade em todos os negócios e geografias da Deloitte, e em 2022, a Deloitte lançou um programa global inovador de aprendizado para aprimorar as capacidades de sustentabilidade de aproximadamente 457.000 profissionais da Deloitte em todo o mundo.