Consumidor aponta preço alto como impeditivo para comprar produto sustentável
Ao mesmo tempo, a maioria diz estar buscando alternativas sustentáveis para os produtos que adquirem, porcentagem acima da média global, de acordo com estudo da EY que mensurou os hábitos de consumo.
A maioria dos consumidores diz estar buscando alternativas sustentáveis para os produtos que adquirem, porcentagem acima da média global. (Foto: Unsplash)
Quase oito em cada dez consumidores brasileiros (79%) atribuem ao preço alto o principal fator que impede a compra de produtos sustentáveis, acima da média global de 68%, de acordo com o estudo Future Consumer Index (FCI), produzido pela EY. Para complementar esse dado, 74% dizem que somente fazem ações ambientais quando elas possibilitam economia de dinheiro, porcentagem muito superior em comparação com a global (57%).
No entanto, o consumidor brasileiro reconhece a relevância desse assunto, já que 73% estão buscando alternativas sustentáveis para os produtos que compram – a média global é de 60%. Além disso, a maioria (73%) diz estar muito preocupada com a fragilidade do planeta – ante 64% na média global, assim como também a maioria (71%) afirma que vai prestar mais atenção para o impacto do seu consumo no meio ambiente – ante 59% na média global.
O levantamento, realizado entre os dias 16 de março e 14 de abril deste ano, contou com a participação de pouco mais de 21 mil respondentes provenientes de 27 países, incluindo o Brasil. O FCI, que é produzido periodicamente, mapeia o comportamento do consumidor ao longo do tempo para identificar tendências de mercado. O propósito é fornecer uma perspectiva dos movimentos que são resultado de reações temporárias e daqueles que indicam realmente alterações consistentes no mercado de consumo.
Ainda segundo o FCI, a busca pela sustentabilidade é crescente, com os consumidores alterando seus hábitos para consumir melhor em vez de consumir mais. As empresas precisarão incorporar a sustentabilidade no negócio, incluindo essa agenda no seu propósito e nos produtos/serviços ofertados ao mercado.
Seis em cada dez consumidores brasileiros dizem que comprar e se comportar de forma sustentável é um princípio que tem guiado diariamente suas vidas. Nesse contexto, eles estão mudando seu comportamento pelo menos em parte do tempo.
Mais de sete em cada dez (77%) utilizam sacolas reutilizáveis nas suas compras, porcentagem abaixo da média global (84%). Praticamente todos os entrevistados (93%) dizem que tentam economizar água – dez pontos percentuais acima da média global. Por fim, 73% afirmam que tentam reduzir suas emissões de carbono – ante 71% na média global, enquanto 80% dizem que reciclam os produtos – ante 79% globalmente.
Papel das empresas
Os consumidores esperam que as empresas sejam protagonistas na busca por um futuro sustentável. Para 75% dos brasileiros, as empresas devem gerar resultados sociais e ambientais positivos (69% globalmente). Eles têm consciência inclusive da sua força, já que 67% consideram que os próprios consumidores podem fazer com que as empresas entreguem melhores resultados sociais e ambientais (55% globalmente).
Isso também significa tomar decisões de compra baseadas no impacto ambiental de um produto ou serviço, com 66% concordando com essa afirmação (60% globalmente), e no impacto ético de um produto ou serviço, com 68% na amostra brasileira – ante 58% em escala global. Quase metade (45%) avalia que os produtos devem ser banidos se forem ruins para a sociedade ou para o meio ambiente – ante 48% globalmente.
A última edição do FCI também revelou que 71% dos consumidores brasileiros entrevistados avaliam precisar de melhores informações por parte das empresas para fazer mais escolhas de sustentabilidade – acima da média global (60%). Mais de seis em cada dez (66%) consideram difícil acessar produtos sustentáveis – contra 48% em escala global. E quase sete em cada dez (69%) nem sempre confiam nas afirmações de sustentabilidade feitas pelas empresas e marcas – contra 50% em escala global.