Alex Allard: 'A única solução para o planeta é reinventar as cidades'
CEO da Cidade Matarazzo participou do Seminário LIDE ESG | Sustentabilidade com Edu Lyra, Marta Grostein, Preto Zezé, e outros empresários e especialistas. Evento aconteceu na CASA LIDE, em São Paulo.
CEO da Cidade Matarazzo, Alex Allard. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
O CEO da Cidade Matarazzo, Alex Allard, defendeu a "reinvenção das cidades" para garantir o desenvolvimento do planeta. A fala ocorreu durante o Seminário LIDE ESG | Sustentabilidade, nesta terça-feira (26), na CASA LIDE, em São Paulo. O evento reuniu empresários e especialistas para debater caminhos sustentáveis para o desenvolvimento.
"Falar sobre sustentabilidade é chato. Temos de falar sobre regeneração. O grande desafio das nossas vidas é a cidade. Elas são geradoras de carbono, das desigualdades e das doenças. O grande erro da humanidade é a cidade. A única solução para o planeja é reinventá-las com as regras da natureza", afirmou.
Allard entende que é preciso usar os meios do ambiente e aplicar nos atuais conglomerados urbanos. "Natureza não divide, ela integra. Vamos fazer isso para as pessoas: integrá-las e não dividi-las. E é muito importante que os empresários e os executivos entendam que preservar proteger são ações diretamente ligadas à geração de dinheiro".
Gestor de projetos da Urbem, Hugo Mesquita. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
Para o gestor de projetos da Urbem, Hugo Mesquita, o desafio está em validar o debate sobre sustentabilidade. "Estudos nos mostram que o Brasil é o país mais organizado do planeta. Nós queremos cidades que produzam valor econômico, claro, mas é preciso garantir que haja entendimento sobre o preservar e conservar, pois gerará mais valor".
O fundador e CEO da Gerando Falcões, Edu Lyra, chamou a atenção para a "encruzilhada que passa sociedade". "Isso, tanto do ponto de vista social, como ambiental. A gente precisa, enquanto sociedade, capaz de desarmar essa bomba-relógio antes que seja tarde demais. E a única maneira de garantir a sobrevivência do planeta é através da colaboração".
Fundador e CEO da Gerando Falcões, Edu Lyra. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
O presidente do Instituto Aegea, Édison Carlos, lembrou que o Brasil tornou-se urbanizado de maneira célere e não planejada. "As pessoas foram migrando e as necessidades apareceram. As cidades não se prepararam para a mudança radical de forma de vida rural para a urbana. Hoje, a sociedade precisa de investimento para se adaptar".
Cidades e impactos
O co-fundador da Cufa e Presidente da Cufa-RJ, Preto Zezé, disse que é preciso desenvolver um projeto de cidade que seja sustentável e que acolha as pessoas vivem os impactos das mudanças climáticas. Membro do Conselho Ambiental do Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (Mube), Ricardo Cardim, alertou para os riscos das áreas vulneráveis.
Professora titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Marta Grostein. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
A professora titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Marta Grostein, falou que centros metropolitanos, a exemplo de São Paulo, precisam desenvolver planos de descentralizar o desenvolvimento sustentável. Opinião compartilhada pelo vereador e relator do Plano Diretor da Lei de Zoneamento de São Paulo, Rodrigo Goulart.
Presidente do LIDE Sustentabilidade, Roberto Klabin. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
Seminário LIDE ESG | Sustentabilidade
O presidente do LIDE Sustentabilidade, Roberto Klabin, lembrou da importância do debate para estabelecer pontes entre desenvolvimento e sustentabilidade. "É fato que esses dois conceitos têm de estar interligados. Não apenas para consolidarmos caminhos saudáveis, mas também para garantir a continuidade das nossas ações".
O chairman do LIDE, Luiz Fernando Furlan, disse que o pilar sustentabilidade representa a responsabilidade da humanidade para com o planeta. "É importante que cada um entenda o seu impacto e tenha a consciência do que fazer para compensar isso. Eu falo sobre ações, mesmo que pequenas, que podem ajudar a preservar".
O Seminário LIDE ESG | Sustentabilidade tem patrocínio da Acciona, Aegea e Shell. Os parceiros de mídia são Grupo Jovem Pan, Jovem Pan News, Revista LIDE e TV LIDE. Os fornecedores oficiais do evento são 3Corações, Eccaplan, Natural One e Prata. Os operadores de tecnologia da CASA LIDE são Netglobe, RCE, TCL Semp e The Led.