Dassault Aviation lança jato executivo com recursos de design e segurança inovadores
Com inovador sistema de visão combinada FalconEye da Dassault – o primeiro a oferecer recursos de visão aprimorados e sintéticos - combinado com HUDs duplos capazes de servir como monitores de voo primários, o 10X será capaz de operar em condições de teto/visibilidade zero.
Novo jato Falcon 10X entrará em serviço no final de 2025. (Foto: Divulgação)
O novo jato Falcon 10X da Dassault Aviation entrará em serviço no final de 2025 com nível de conforto, versatilidade e tecnologia inigualáveis. Com alcance de 7.500 milhas náuticas, a aeronave voará sem escalas de São Paulo a qualquer lugar da Europa e até mesmo a Auckland, na Nova Zelândia ou Dubai.
Também diferenciado, o espaço do O 10X acomoda quatro zonas de cabine de igual comprimento, mas os proprietários podem configurar e personalizar o interior, incluindo, por exemplo, área de jantar ou conferência expandida, espaço para entretenimento dedicada, com monitor de tela grande, além de cabine com cama queen size completa ou suíte master ampliada com box privativo.
Espaço do O 10X acomoda quatro zonas de cabine de igual comprimento. (Foto: Divulgação)
Ambiente
A pressurização promete ser a melhor do mercado, com passageiros experimentando altitude de pressão de 3 mil pés na cabine enquanto voam a 41 mil pés. O sistema de filtragem de última geração fornecerá ar 100% puro. A aeronave será pelo menos tão silenciosa quanto o Falcon 8X, atualmente o jato executivo mais silencioso em serviço.
Com fuselagem nova e oito janelas extragrandes – quase 50% maiores do que as do modelo anterior, o 10X Trinta terá a cabine a mais iluminada da aviação executiva. A asa de alta velocidade será feita de material composto de fibra de carbono, para máxima resistência, peso reduzido e arrasto mínimo. Adaptada para velocidade e eficiência com coeficiente de sustentação bastante elevado, será equipado com dispositivos hipersustentadores oferecendo maior manobrabilidade em baixas velocidades de aproximação.
Com oito janelas extragrandes, o 10X Trinta terá a cabine a mais iluminada da aviação executiva. (Foto: Divulgação)
Grandes avanços
O jato bimotor será movido pelo Rolls Royce Pearl 10X, motor mais avançado e eficiente da aviação executiva, em desenvolvimento. O equipamento é a versão mais recente, maior e mais poderosa da série Pearl, com mais de 18.000 libras de empuxo.
A cabine de comando do Falcon 10X estabelecerá um novo padrão em design intuitivo, com telas sensíveis ao toque em toda a cabine. Sistema de Controle de Voo Digital de última geração, derivado da mais recente tecnologia militar da Dassault, fornecerá nível sem precedentes de precisão e proteção de voo, incluindo um novo botão de modo de recuperação.
Um único acelerador inteligente servirá como o controle de potência principal, conectando os dois motores ao Sistema de Controle de Voo Digital, que irá gerenciar automaticamente a potência de cada motor, conforme necessário em diferentes cenários de voo.
Único acelerador inteligente servirá como o controle de potência principal. (Foto: Divulgação)
Sistema de filtragem de última geração fornecerá ar 100% puro. (Foto: Divulgação)
Novo jato Falcon 10X entrará em serviço no final de 2025. (Foto: Divulgação)