O primeiro hotel impresso em 3D do mundo será um refúgio de glamour projetado por Bjarke Ingles

El Cosmico, um conhecido local no oeste do Texas, será reimaginado como uma comunidade de 62 acres com hotel, piscina e spa.

El Cosmico promete ser uma experiência única no aspecto arquitetônico.


Quem estiver fazendo uma viagem para o Texas poderá passar a noite no primeiro hotel impresso em 3D do mundo - e sim, o lugar é tão legal quanto parece.

Os nômades já devem estar familiarizados com El Cosmico, um local de glamping no estilo hippie no oeste de Marfa. O acampamento no deserto fora da rede, fundado pela visionária da hospitalidade Liz Lambert, é uma das atrações mais queridas da área, onde os turistas podem optar por dormir sob as estrelas em uma barraca de safári, yurt, tenda ou Airstream vintage . Agora, Lambert se uniu à startup Icon e empresa de arquitetura Bjarke Ingels Group (BIG), com sede em Austin , para reimaginar e realocar o hotel usando a tecnologia de impressão 3D.

El Cosmico em Marfa, Texas, está sendo reinventado como o primeiro hotel impresso em 3D do mundo.

O projeto expandirá os atuais 21 acres em uma comunidade remota de 62 acres com residências e cabanas em forma de cúpula, uma piscina infinita circular com cabanas, um spa ao ar livre e espaços compartilhados adicionais onde os hóspedes podem se reunir para workshops . Tudo, desde o design até os materiais de construção, será inspirado na paisagem natural. Na verdade, o solo do deserto será adicionado à mistura de concreto usada na construção para que as estruturas imitem a cor e a textura de uma residência tradicional. Também na propriedade haverá uma coleção de casas impressas em 3D. 

“Nossa colaboração com El Cosmico e Icon nos permitiu buscar as possibilidades formais e materiais de construção de ponta impressa em 3D, livre das limitações tradicionais de um local ou cliente convencional”, explica Bjarke Ingels, fundador e diretor criativo da BIG, em comunicado à imprensa. “O legado de Liz Lambert para reimaginar a hospitalidade e seu pioneirismo em uma estética texana contemporânea combinada com a natureza minimalista e cultura, arte e paisagem de Marfa foi o ajuste perfeito para buscar uma nova linguagem vernacular arquitetônica para El Cosmico em Marfa.” 

O acampamento de 62 acres também contará com uma coleção de casas “domingo” impressas em 3D.

Embora não haja nenhuma palavra sobre quando o desenvolvimento será concluído, espera-se que seja iniciado em 2024. No entanto, os participantes do SXSW tiveram uma prévia do que esperar  quando Lambert, BIG e ICON colaboraram no primeiro 3-D- pavilhão de performance impresso. O anfiteatro é agora um local permanente ao ar livre e segue as dicas de El Cosmico.