Iate à vela de 164 pés combina design tradicional indonésio com decoração moderna

"Vela" é um phinisi de madeira tradicional, construído à mão na Indonésia, mas com um interior moderno que seus proprietários exigiram para viver uma boa vida. Subimos a bordo e vimos como é navegar por isso.

Vela é um lobo do mar em pele de cordeiro. Pode parecer um phinisi de madeira do início do século XIX usado para transportar especiarias e tecidos pelo arquipélago indonésio, mas a embarcação é uma mistura eclética de tradicional e moderno. O casco de pau-ferro e as velas esbranquiçadas são combinadas com vidro “glacê” inteligente e um centro de mergulho Nitrox. Vela, como Robb Report descobriu durante um cruzeiro de uma semana pelo Parque Nacional de Komodo, é um iate onde o velho encontra o novo e o leste encontra o oeste.

Construído à mão por artesãos de Sulawesi com um autêntico design indonésio, Vela (que significa litoral) é um trabalho de amor. Os dois proprietários hoteleiros, Dimitri Tran e Adrien Porter, embarcaram pela primeira vez em um liveaboard phinisi em 2016 durante uma viagem familiar ao Parque Nacional de Komodo. Dois anos depois, eles cruzaram as águas cristalinas de Raja Ampat, mas ambos os charters os deixaram desapontados e com a sensação de que poderiam fazer melhor.

A proa.

“Percebemos que a maioria dos phinisis sofisticados carece de qualidade de acabamento e atenção aos detalhes”, disse Tran ao Robb Report . “Queríamos construir um barco que parecesse pertencer à Indonésia, mas com padrões mais comparáveis ??a um superiate no Mediterrâneo.”

Com 164 pés de comprimento, Vela é um dos maiores phinisis na água. É também um dos mais estreitos, com um casco alongado e elegante e quilha dupla que dá peso ao barco sob a linha d'água. Projetado pelo arquiteto naval Tresno Seery - filho da falecida Patti Seery, que é considerada pioneira na indústria de fretamento phinisi de luxo - o Vela é hidrodinâmico, eficiente e estável.

Madeira de tronco a popa. O método tradicional de construção de barcos é complementado por um layout de cruzeiro confortável.

“Tivemos muito respeito por Tresno desde o início”, diz Tran. “Os dois barcos criados por sua mãe, Silolona e Si Datu Bua – o segundo dos quais ele passou um ano morando em Sulawesi acompanhando o andamento da construção – são extremamente impressionantes. Ele tem experiência prática em artesanato indígena e ainda é um engenheiro naval educado nos Estados Unidos.”

O peso e a estabilidade do Vela são reforçados por seus mastros e cordames, entre os mais altos de todos os phinisis, enquanto ostenta a maior superfície de vela de quase 7.000 pés quadrados de vela.

“Os phinisis modernos são movidos por um motor com as velas preservadas por sua beleza estética”, diz Tran. “Queríamos que as velas do Vela fossem mais do que uma decoração e que o barco pudesse navegar sempre que quiséssemos.”

Levantar as velas, à moda antiga.

Embora a abordagem dos proprietários ao design seja contemporânea, a escolha do processo de construção foi totalmente autêntica, evitando estaleiros modernos em favor da técnica tradicional de construção de barcos Bugis-Makassar. Vela foi construído à mão na praia em South Sulawesi com apenas ferramentas limitadas. Depois de concluídos, os barcos são puxados manualmente para a água por meio de correntes. Demorou um mês para espirrar Vela .

“Quando você constrói um barco de madeira no oeste, as costelas são construídas primeiro e depois você adiciona a pele”, diz Tran. “Na Indonésia, eles constroem primeiro a pele externa e adicionam as costelas. A habilidade técnica necessária para equilibrar o barco e garantir que os lados de bombordo e estibordo coincidam exatamente, sem ter as nervuras para guiar seu trabalho, é incrível.”

A teca indonésia é usada para o convés do Vela , pau-ferro para o casco, enquanto os mastros duplos tradicionais são feitos de carbono. Normalmente, os phinisis não apresentam um boom para a vela principal, mas o Vela contraria a tendência, dobrando como um guindaste conveniente para levantar e retirar os brinquedos e barcos do iate da água.

Dentro é um interior refinado e contemporâneo. Um salão formal é a única opção de jantar no interior do iate, com quase todas as refeições sendo realizadas ao ar livre no convés principal à frente e atrás. Duas suítes master nos decks principal e superior são unidas por quatro cabines de hóspedes de tamanho generoso no deck inferior, todas com banheiros que apresentam mármore branco e azulejos verdes feitos pela especialista em cerâmica balinesa, Gaya. Linho branco e tecidos de marcas italianas, como Dedar e Rubelli, são combinados com tecidos vegetais feitos à mão, quimonos tradicionais e almofadas decorativas feitas de índigo natural à base de plantas.

Campos de cruzeiros da Vela.

Para as 15 peças de arte nas paredes, os proprietários colaboraram com três das principais galerias contemporâneas da Indonésia. “Nossa missão era mostrar talentos promissores e destacar o que a arte contemporânea indonésia é hoje”, diz Tran.

O Vela adota uma política de plástico zero a bordo, fornecendo aos hóspedes garrafas de água pessoais, produtos de higiene de origem sustentável e escovas de dente de bambu. O iate cruza toda a Indonésia, onde os hóspedes podem aproveitar ao máximo o compressor Nitrox a bordo e 14 conjuntos de equipamentos de mergulho, sob a orientação especializada do instrutor de mergulho dedicado da Vela .

A suíte principal é uma mistura de tradicional indonésio com amenidades ocidentais.
 

Em águas calmas quando o iate está ancorado, os hóspedes se reúnem no convés superior - ou "convés de observação das estrelas" - onde balaustradas baixas e sofás relaxantes os conectam com a beleza dos locais de cruzeiro da Indonésia.

Desde que receberam a entrega recentemente, Tran e Porter desfrutaram de um cruzeiro de 10 dias na Indonésia com amigos, com fogos de artifício e churrascos na praia para comemorar. Como o Vela foi construído com o fretamento em mente, a dupla agora está de olho em construções mais phinisi, menores em tamanho para acomodar casais e famílias, mas sempre alcançando um equilíbrio cuidadoso entre o velho e o novo mundo.