Considerado um dos 25 melhores ecolodges do mundo, Cristalino Lodge, no Mato Grosso, traz uma verdadeira imersão na natureza
Relaxar no deque flutuante sobre o rio Cristalino também está entre as atividades preferidas dos hóspedes, que podem ainda usufruir das camas macias, dos amplos banheiros ao ar livre.
No deque flutuante sobre o rio Cristalino, a pausa para relaxar.
Floresta Amazônica tem 60% de sua área total situada no Brasil. O restante se divide entre Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. Em solo brasileiro, além do Amazonas, a floresta se estende pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso. No norte do Mato Grosso está localizado o hotel de luxo Cristalino Lodge, mais especificamente no município de Alta Floresta, área de Reserva Particular do Patrimônio Nacional (RPPN) às margens do rio Cristalino, de águas geladas, tranquilas, e como diz o nome, cristalinas. Um lugar de floresta primária, preservada, que emociona os amantes da natureza, a exemplo da modelo Gisele Bündchen.
Não à toa o Cristalino Lodge é um dos 25 melhores ecolodges do mundo, segundo a National Geographic Traveler. Além da estrutura luxuosa que oferece, conta com atividades diárias como trilhas pela floresta lideradas por guias experientes — inclusive para visitar a imponente castanheira nativa que possui cerca de 800 anos —, passeios de barco e canoagem, caminhadas de observação de animais, em especial mamíferos, aves e borboletas, gastronomia concentrada nos alimentos da região e visitas a projetos de conservação e educação locais.
Visita à Reserva Natural do Cristalino, para que o turista conheça o ecossistema local.
Destaque para as duas torres de observação, com 50 metros de altura, para contemplar o por do sol e principalmente o nascer do sol, quando se podem visualizar os “rios voadores”, cursos de água atmosféricos formados por massas de ar carregadas de vapor de água, misturados às nuvens e impulsionados pelos ventos.
Relaxar no deque flutuante sobre o rio Cristalino também está entre as atividades preferidas dos hóspedes, que podem ainda usufruir das camas macias, dos amplos banheiros ao ar livre, da decoração com materiais em madeira e mobiliário de design brasileiro e dos sistemas de ventilação natural – todos com uso de aquecimento solar de água e tratamento de resíduos biológicos – dos cinco bangalôs que compõem o hotel, fundado em 1992. Conceito que não só reforça o respeito pela natureza como marca a exclusividade da experiência de luxo que, mesclada ao turismo responsável, busca causar o mínimo impacto possível na natureza e o máximo conforto aos visitantes.
O voo da arara azul e dourada, que pode ser observado pela floresta primária, onde se localiza o Cristalino Lodge.
Estrutura impecável
Atualmente, o Cristalino Lodge é formado por quatro reservas florestais que compõem a RPPN, com 11.399 hectares – uma área seis vezes maior do que o Arquipélago de Fernando de Noronha –, servindo, junto com o Parque Estadual Cristalino, como um corredor da vida selvagem para a espetacular e enorme diversidade de esp écies de fauna e flora da região. Como Mato Grosso é o único estado brasileiro a abrigar os três biomas, Cerrado, Pantanal e Amazônia, naturalmente se constitui em um dos destinos mais buscados por quem deseja fazer turismo ecológico. Ou seja, agrada em cheio quem gosta da natureza e quer, de alguma forma, integrar a preservação local em um ambiente de estrutura impecável, que combina sofisticação e sustentabilidade.
O pacote de hospedagem no Crisalino Lodge inclui café da manhã, almoço e jantar, bebidas não alcoólicas, atividades de exploração com guia local, equipamentos, barcos e canoas, seguro viagem e visita à Reserva Natural do Cristalino. Os valores da diária variam entre R$ 1.500 e R$ 2.000 por pessoa/ noite, dependendo do tipo de acomodação. Mas tudo ali vale a pena. Assim como Gisele, quem conhece não tem outra palavra para definir a memorável experiência amazônica realizada por lá: inesquecível.
Cama macia e amplo banheiro em um dos cinco elegantes bangalôs, com mobiliário brasileiro e sistemas de ventilação natural.