Toyota está construindo uma cidade projetada por Bjarke Ingels no Japão
A comunidade futurista ficará localizada na base do Monte Fuji e espera receber novos moradores até o outono.
A comunidade futurista ficará localizada na base do Monte Fuji e espera receber novos moradores até o outono.
A mais recente criação da Toyota não é um carro novo, é uma cidade inteira.
A fabricante automotiva concluiu recentemente a primeira fase da construção de uma nova comunidade futurística no Japão, informou a Bloomberg. Oficialmente apelidado de Woven City, o projeto ficará localizado na base do Monte Fuji, em um antigo local de fábrica de 175 acres em Susono. Programado para ser lançado neste outono, a metrópole receberá seus primeiros 100 moradores em sua fase inicial, consistindo principalmente de funcionários da Toyota e suas famílias. A população está prevista para se expandir para 2.000 quando for aberta ao público em geral.
A primeira fase da construção já foi concluída.
A Toyota escolheu a premiada empresa de arquitetura dinamarquesa Bjarke Ingels Group (BIG) para o design, que foi revelado ao público em uma feira de eletrônicos de consumo há cinco anos. Em sua primeira fase de construção, a Woven City já ganhou a primeira certificação LEED for Communities Platinum do Japão.
De acordo com a marca, o plano é criar uma cidade totalmente sustentável que apresente tecnologias avançadas e inovadoras, como carros autônomos, inteligência artificial e até mesmo casas inteligentes que podem melhorar a mobilidade, a conectividade e o bem-estar. Os futuros cidadãos de Woven City, a serem chamados de Weavers, serão aqueles que realmente testarão essas tecnologias desenvolvidas pela montadora enquanto moram lá e darão feedback.
Woven City começará a mudar os moradores neste outono.
“Este ano, os moradores começarão a se mudar enquanto lentamente damos vida à Woven City”, disse o presidente da Toyota, Akio Toyoda, durante uma coletiva de imprensa na segunda-feira. “Nosso objetivo é acelerar o ritmo em que novas tecnologias podem ser testadas e desenvolvidas na Woven City.”
A gigante automobilística japonesa anunciou o projeto pela primeira vez em 2020 e, na época, imaginou o desenvolvimento como um “laboratório vivo” para pesquisadores e startups. Da mesma forma, em 2023, o bilionário Elon Musk anunciou que estava construindo sua própria cidade no Texas para abrigar os funcionários da Tesla e da Space X. No ano passado, os acionistas da Tesla aprovaram uma proposta para mover a listagem corporativa da empresa para o Lone Star State.
A cidade autossustentável possui certificação LEED.
Olhando para o ano que vem, a Toyota tem aspirações de lançar um programa acelerador durante o verão. O programa convidaria empreendedores, universidades e instituições de pesquisa de todo o mundo para Woven City para atuar como mentores para startups iniciantes.
Reportagem original: Toyota Is Building a Bjarke Ingels–Designed City in Japan