Google e Samsung estão se unindo para criar um headset de realidade mista
O headset vestível competirá com o Apple Vision Pro e o Meta Quest 3.
O headset vestível competirá com o Apple Vision Pro e o Meta Quest 3.
A competição por tecnologia vestível está esquentando.
O Apple Vision Pro e o Meta Quest 3 estão recebendo um novo rival de headset de realidade mista, informou a CNN na sexta-feira. O Google e a Samsung estão colaborando em um capacete original e um novo sistema operacional Android XR que competirá com dispositivos lançados anteriormente pela Apple Inc. e Meta Platforms. Com o codinome Project Moohan (ou "infinito" em coreano), o headset chegará ao mercado em algum momento do ano que vem. No entanto, o preço ainda não foi revelado.
Em termos de capacidades, o headset mostrará localizações em detalhes pelo Google Maps. Além disso, os usuários podem assistir a vídeos pelo YouTube e aproveitar suas capacidades de planejamento de viagem com a ajuda do chatbot de IA do Google, Gemini.
Ao mesmo tempo em que o headset de realidade mista foi anunciado, as empresas também introduziram um novo sistema operacional Android XR, que equipará futuros dispositivos vestíveis fabricados pela Samsung, incluindo o próximo headset e até mesmo os óculos inteligentes.
“Estamos em um ponto de inflexão para o XR, onde avanços em IA multimodal permitem maneiras naturais e intuitivas de usar a tecnologia em sua vida cotidiana”, disse Sameer Samat, presidente do Android Ecosystem no Google, em um comunicado à imprensa . “Estamos entusiasmados em fazer parceria com a Samsung para construir um novo ecossistema com o Android XR, transformando a computação para todos em dispositivos de última geração, como fones de ouvido, óculos e muito mais.”
Desde que a Apple lançou seu Vision Pro no início deste ano, o headset de US$ 3.499 tem lutado para atender à demanda depois que os usuários alegaram que era desconfortável de usar e ficaram decepcionados com seus recursos. Em resposta, a gigante da tecnologia teria desacelerado a produção do headset e poderia parar de fabricar a versão atual do Vision Pro completamente em favor de uma alternativa mais barata.
Enquanto isso, surgiram notícias de que a Apple pode estar migrando para óculos inteligentes depois que a Meta lançou anteriormente suas próprias especificações inteligentes Ray-Ban . Embora nada tenha sido oficialmente confirmado, a Apple estava supostamente trabalhando na ideia e testando produtos entre seus funcionários, como costuma fazer para entender melhor o mercado atual. Além dos óculos Ray-Ban da Meta, seu CEO Mark Zuckerberg revelou um protótipo dos primeiros óculos de RA da empresa, apelidados de Orion, durante uma conferência em setembro, chamando-os de "os óculos mais avançados que o mundo já viu". No entanto, não se espera que sejam lançados ao público antes de pelo menos 2027.
Reportagem original: Google and Samsung Are Teaming Up to Make a Mixed-Reality Headset