O CEO da Mercedes F1, Toto Wolff, aumentou seu patrimônio líquido em 60% este ano
O valor médio das 10 equipes da F1 também subiu para US$ 1,88 bilhão.
Toto Wolff, CEO e chefe da equipe Mercedes F1.
O esquadrão Mercedes -AMG Petronas F1 pode estar enfrentando alguns solavancos na estrada, mas o CEO e chefe da equipe Toto Wolff está tendo um ano excelente no lado comercial.
Ele agora vale cerca de US $ 1,6 bilhão, de acordo com a Forbes, um grande salto em relação ao valor anterior da revista de US $ 1 bilhão em março. E o executivo pode agradecer ao crescimento da Mercedes F1 pelo impulso, já que a equipe agora está avaliada em aproximadamente US$ 3,8 bilhões. Dois anos atrás, a empresa – da qual Wolff, Ineos e a controladora da Mercedes possuem 33% cada – valia pouco mais de US$ 1 bilhão.
O valor médio das 10 equipes da F1 atingiu US$ 1,88 bilhão, um grande aumento de 276% em relação a 2019. A Ferrari tem uma pequena vantagem sobre a Mercedes em sua avaliação de US$ 3,9 bilhões. Esses dólares não são o único motivo de comemoração no esporte de alta velocidade: sua popularidade teve um grande aumento graças à série documental de 2019 da Netflix, Drive To Survive , que se beneficiou de espectadores famintos por conteúdo em meio à pandemia de Covid-19. Para alimentar sua crescente base de fãs nos Estados Unidos, a F1 sediará um terceiro evento, o tão esperado Grande Prêmio de Las Vegas , em novembro.
Um fator que impacta profundamente o dinheiro no esporte é a decisão da Fórmula 1 e do órgão regulador do automobilismo, a FIA, de implementar restrições de gastos. Sob os termos, as equipes só podem usar US$ 135 milhões em equipamentos, engenharia e pessoal (embora os salários dos pilotos não estejam incluídos). As regras fizeram com que as equipes com bolsos fundos fossem mais estratégicas com a forma como seus dólares são alocados.
Esses novos regulamentos ajudaram a tornar a Mercedes F1 extremamente lucrativa. Wolff disse à Forbes em maio que está otimista sobre o futuro econômico de sua equipe.
“Nosso negócio é bastante previsível nos fluxos de receita”, disse ele. “É uma proposta de valor muito boa, e geralmente acredito que os esportes de conteúdo não roteirizado são resistentes à crise, e se fizermos um bom trabalho em promovê-lo e fornecer um bom show, do qual fazemos parte do design junto com a Liberty, estaremos continuando a superar outras indústrias.”