In Marilyn's Shoes: experiência combina arte, cinema e estilo italiano
'In the Footsteps of Marilyn' é o passeio guiado pelo Hotel Savoy, em Florença, para celebrar os 70 anos do filme 'Os Homens Preferem as Loiras'.
'In the Footsteps of Marilyn' é o passeio guiado pelo Hotel Savoy, em Florença, para celebrar os 70 anos do filme 'Os Homens Preferem as Loiras'.
Inigualável, irresistível, imortal, icônica e sempre libertadora: o encanto de Marilyn Monroe permeia a cidade de Florença. Em comemoração aos 70 anos de seu icônico filme 'Os Homens Preferem as Loiras', o Hotel Savoy, hotel Rocco Forte em Florença, criou um novo passeio guiado, 'In the Footsteps of Marilyn', que segue um itinerário em busca de estilo e inspiração nos destinos mais criativos e culturais de Florença.
Partindo do Hotel Savoy na Piazza della Repubblica, a primeira etapa do passeio leva os hóspedes ao Palazzo Pitti para admirar as instalações de Joana Vasconcelos. A artista portuguesa combina mito, história e tradição por meio de ironia e irreverência, desafiando convenções e estereótipos de gênero. A Sala Bianca, dentro do palácio datado de 1458, é o cenário para "Marilyn": um par enorme de sandálias de salto alto, reminiscentes daquelas usadas pela atriz no filme de 1955 "O Pecado Mora ao Lado", no auge de sua carreira.
O material brilhante que compõe a instalação deslumbra o observador, revelando um inteligente duplo sentido. Em vez de ser composta por elegantes elos metálicos prateados, como se poderia esperar, a imponente escultura foi criada pela artista usando panelas e tampas de aço inoxidável. A escultura incorpora e expressa um paradoxo que faz com que esses utensílios de cozinha cotidianos encontrem uma nova vida em sua composição como um elegante item de moda em uma escala monumental. A obra, portanto, supera o contraste entre a sensualidade feminina e o papel doméstico ao qual as mulheres foram tradicionalmente confinadas.
A Sala Bianca é o cenário para "Marilyn": um par enorme de sandálias de salto alto, reminiscentes daquelas usadas pela atriz em "O Pecado Mora ao Lado".
'O Pecado Mora ao Lado' é uma pista para a segunda parada no passeio 'In the Footsteps of Marilyn.’ Passeando pelas ruas de Florença, passando por boutiques que oferecem fragrâncias icônicas como o Chanel No. 5 e o celebrado Guerlain Rouge usado pela atriz, os visitantes chegam ao Museo Ferragamo, onde a moda encontra arte.
O museu é dedicado a Salvatore Ferragamo, renomado estilista de moda que desenhou os sapatos usados por Marilyn no famoso filme. Através de sua escolha de cores, designs visionários e experimentação com materiais, o estilista e fundador da casa de moda florentina que leva seu nome fez uma contribuição vital para o desenvolvimento e sucesso da marca 'Made in Italy' na primeira metade do século XX.
Enquanto alguns de seus designs de sapatos testemunham as relações que estabeleceu com as estrelas da época - entre eles, designs criados para Marilyn Monroe, Greta Garbo e Audrey Hepburn - outros refletem sua pesquisa contínua e experimentação, desde a criação de novas ferramentas até o uso de materiais incomuns. Em sua busca pela perfeição, em 1936, ele patenteou a famosa sola de cunha de cortiça, que foi copiada por todo o mundo.
O renomado estilista Salvatore Ferragamo desenhou os sapatos usados por Marilyn no famoso filme.
Para encerrar esta tarde dedicada ao mundo da arte e moda, os hóspedes retornam ao Irene Bar do Hotel Savoy, cercados por mobiliário elegante de Emilio Pucci, outra grife florentina muito admirada por Marilyn, onde poderão desfrutar de um coquetel inspirado em Marilyn Monroe, uma receita especial que inclui uma das bebidas preferidas da atriz – champanhe, ou experimentar um clássico Martini, a bebida que Marilyn mesma saboreia em uma cena de "O Pecado Mora ao Lado".
"In the Footsteps of Marilyn" é exclusivo para o Hotel Savoy.
O passeio "In the Footsteps of Marilyn" é exclusivo para o Hotel Savoy e inclui ingressos para todos os locais visitados, coquetéis para dois e um guia especializado por 3 horas.