Exposição 'hand in hand' da Fendi chega às mãos de artesãos da China
A Fendi é uma marca de luxo fundada na Itália em Roma no ano de 1925 que ficou conhecida no mercado por produzir bolsas de couro feitas à mão com alto grau.
Marca de luxo fundada na Itália em 1925, ficou conhecida no mercado por produzir bolsas de couro feitas à mão com alto grau.
Em honra à sua eterna apreciação pelo artesanato italiano, a FENDI realiza exposição celebrando a iniciativa FENDI Baguette 'hand in hand' no Temple Beijing, como o terceiro local no mundo e o segundo fora da Itália, após a exposição no interior da sede da FENDI no Palazzo della Civiltà Italiana, em Roma, em 2021, e a exposição em Tóquio, Japão, em abril de 2023. Resultado da colaboração entre a FENDI, Ji Ke Junyi, curador e cantor do grupo Yi Ethnic, e a Miss Kylie Ying - curadora, colecionadora e co-fundadora da ART021, JINGART e DnA SHENZHEN - a exposição proporciona um palco para artesãos e artistas se expressarem, exibindo as trocas criativas e colaborações artísticas da FENDI em uma celebração do ícone da Maison.
Concebida na Itália em 2020, mas em constante evolução em todo o mundo, a iniciativa "hand in hand" é uma parceria de base entre a FENDI e artesãos locais que destacam a bolsa Baguette - desenhada pela Diretora Artística de Acessórios e Menswear, Silvia Venturini Fendi, em 1997 - como um ícone da maison e uma tela instantaneamente reconhecível para transformação perpétua.
Cenografia da exposição convida a uma colisão monumental da experiência digital e física.
A iniciativa "hand in hand" da FENDI Baguette convida um grupo diversificado de ateliês e oficinas para interpretar a Baguette aplicando sua arte local para transformar a construção tradicional da bolsa em um verdadeiro objeto de arte. O nome "hand in hand" representa o encontro das mãos dos artesãos locais com as mãos dos artesãos da FENDI, dando vida a uma colaboração única, onde técnicas artesanais antigas se unem na criação de peças únicas. Além da criação de produtos artesanais da FENDI, "hand in hand" estabelece uma forte rede de relacionamentos humanos e é um passo crucial na preservação e transmissão do raro artesanato, criatividade e savoir-faire desses artesãos locais ao redor do mundo.
Para celebrar a abertura da exposição "hand in hand" da FENDI na China, a Maison trabalhou em colaboração com a nacionalidade Yi, um dos grupos étnicos mais antigos do sudoeste da China.
A FENDI colaborou no projeto com os artesão AXiWuZhiMo, que aprendeu bordado tradicional Yi aos 10 anos e agora é líder da cooperativa profissional de bordado "Yi Needle Yi Thread", e LeGuShaRi - LeGu significa 'artesãos' na língua Yi - cuja família é conhecida por suas habilidades na fabricação de jóias de prata passadas por 14 gerações. Ambos herdeiros do patrimônio cultural imaterial Yi, os dois artesãos criaram uma Baguette em um tecido preto aveludado bordado com fios de seda azul, verde e verde-água, e forrado em cetim de seda verde. Na cultura Yi, o preto simboliza a terra, enquanto o verde representa a grama e as árvores exuberantes que crescem ao redor das montanhas e rios.
O bordado é inspirado na natureza, representada pela flor azaleia, símbolo de beleza, e combina vários tipos de pontos para obter um efeito vívido e tátil. A fivela FF em prata esterlina 925 é feita por meio de um processo complexo em que a prata é derretida e transformada em flocos ou fios delicados de filigrana, que são então trabalhados para criar designs e decorações tridimensionais. Por fim, a bolsa é enriquecida com borlas e pingentes de prata inspirados nas tradicionais jóias de prata Yi.
A iniciativa "hand in hand" é uma parceria entre a FENDI e artesãos locais que destacam a bolsa Baguette.
A criação Yi será exibida num espaço imersivo dedicado à Baguette, juntamente com outras 23 bolsas Baguette "hand in hand" seleccionadas das edições italianas do projeto, cada uma feita à mão numa região diferente em colaboração com artesãos locais. Entre estas estão Abruzzo, Basilicata, Calábria, Emília-Romanha, Friuli-Venezia Giulia, Lácio, Marcas, Molise, Piemonte, Sardegna, Toscana, Úmbria e Valle D'Aosta da 1ª onda, e Abruzzo, Basilicata, Calábria, Campânia, Emília-Romanha, Ligúria, Marcas, Apúlia, Piemonte, Toscana e Valle D'Aosta da 2ª onda.
Para a ocasião, dois artesãos Yi, JiGuJiJiMo e NaiGuChengLong, juntamente com os artesãos italianos Vincenzo Bossio, da Fabbrica Tessile Bossio, na Calábria, e Elena Ciarrocchi (Ricamo in Oro), da região de Marche, estarão presentes na exposição para mostrar ao vivo, de forma excepcional, as técnicas peculiares utilizadas na criação das suas bolsas Baguette.
A cenografia da exposição convida a uma colisão monumental da experiência digital e física, enquadrando o processo artesanal do projeto numa narrativa histórica e cultural. Telas de LED do chão ao teto projetam visões de paciência e habilidade extraordinárias , à medida que os artesãos esboçam desenhos, preparam materiais, aplicam técnicas centenárias e revelam os segredos intergeracionais da sua arte ancestral.
Em uma homenagem ao artesanato, ao design e ao mundo da arte através dos ícones da FENDI, a exposição também conta com uma área especial dedicada à Peekaboo criada por Silvia Venturini Fendi, em 2008. Será exibida uma seleção de bolsas Peekaboo realizadas ao longo dos anos por designers internacionais, artistas e personalidades famosas, convidadas pela FENDI para personalizar uma Peekaboo em lona branca ou criar sua própria versão da bolsa durante ocasiões especiais para a Maison, incluindo os projetos Peekaboo e o 10º aniversário da Peekaboo. A seleção inclui bolsas Peekaboo reinterpretadas pela arquiteta Zaha Hadid, cantora Adele, atriz Angelababy, campeã olímpica de mergulho Guo Jingjing, designer Chris Wolston e os artistas Liang Yuanwei, Oscar Wang e Tim Yip, que transformaram a Peekaboo em uma obra de arte por meio de seus trabalhos. Contribuindo para a celebração, três novas bolsas Peekaboo personalizadas pelos talentosos artistas contemporâneos locais Lu Pingyuan, Ni Youyu e Chen Fenwan estão na exposição.
Expoisção acontece na Rua North Beach, Distrito de Dongcheng, Pequim.
Informações:
Exposição: Exposição 'de mãos dadas' da FENDI
Endereço: Templo, 23 Templo Songzhu, Rua North Beach, Distrito de Dongcheng, Pequim
Duração: Até 16 de junho de 2023
Horário: Das 11h às 19h
Entrada gratuita (Necessário reserva prévia através do Mini Programa oficial da Exposição FENDI)
Horário de demonstração dos artesãos:
Área da Exposição PEEKABOO
Artesãos italianos: de 16 a 22 de maio de 2023, das 11:00 às 12:00, 13:00 às 14:00, 14:30 às 15:30, 16:00 às 17:00 todos os dias
Área da Exposição BAGUETTE
Artesãos italianos: de 16 a 22 de maio de 2023, das 11:00 às 12:00, 13:00 às 14:00, 14:30 às 15:30, 16:00 às 17:00 todos os dias
Artesãos Yi: de 16 a 28 de maio de 2023, das 11:00 às 12:00, 13:00 às 14:00, 14:30 às 15:30, 16:00 às 17:00 todos os dias