Tiffany & Co. compra relógio de bolso do 'Titanic' por US$ 1,97 milhão
O relógio, criado pelo varejista no início do século XX, é a peça de recordação mais cara do navio histórico já vendida.
O relógio, criado pelo varejista no início do século XX, é a peça de recordação mais cara do navio histórico já vendida.
A Tiffany & Co. anunciou a aquisição de uma peça histórica do Titanic. A renomada joalheria americana está aumentando sua grande herança com um relógio de bolso recentemente adquirido pela marca de propriedade da LVMH em um leilão da Henry Aldridge & Son Ltd. no Reino Unido em novembro. O relógio já foi presenteado ao capitão do RMS Carpathia por salvar as vidas de quase 700 passageiros do malfadado navio Titanic em 1912. A Tiffany pagou US$ 1,97 milhão pela peça que vendeu no varejo em 1912, solidificando o relógio como a memorabilia mais cara relacionada ao evento histórico já vendida.
Somando-se à história deste tesouro do tamanho da palma da mão está a procedência das três mulheres da sociedade da época que o compraram originalmente: Madeleine Talmage Astor, Marian Longstreth Thayer e Eleanor Elkins Widener. A Sra. Astor foi uma das sobreviventes mais famosas do Titanic . Seu marido, John Jacob Astor IV, morreu a bordo do navio. A Sra. Thayer, também sobrevivente do naufrágio, era esposa de John Borland Thayer II, diretor e segundo vice-presidente da Pennsylvania Railroad Company. A Sra. Widener era esposa de George Dunton Widener, que dirigia a Philadelphia Traction Company (conhecida por desenvolver bondes elétricos e a cabo). Ela também sobreviveu, mas seu marido e filho mais velho, Harry Elkins Widener, morreram. As três mulheres compraram o relógio de bolso da Tiffany & Co. em 1912 para presentear o Capitão Arthur H. Rostron como um agradecimento por salvar suas vidas e centenas de outras após a tragédia em abril daquele ano.
Cimentando a peça para o evento, que 112 anos depois continua inesquecível, está uma inscrição cativante. Está gravado, “Apresentado ao Capitão Rostron com a sincera gratidão e apreciação de três sobreviventes do Titanic em 15 de abril de 1912, Sra. John B. Thayer, Sra. John Jacob Aster e Sra. George D. Widener” junto com as iniciais do Capitão Rostron “AHR”. A data, é claro, comemora o dia em que o navio afundou no Atlântico Norte.
O preço pago por esse pedaço da história pode parecer astronômico, mas quando você considera que relógios modernos às vezes custam ainda mais , é claramente um golpe para a casa de relógios e joias. Os departamentos de patrimônio estão se tornando cada vez mais cruciais para marcas históricas, não apenas para fins de arquivamento, mas também para direitos de ostentação e publicidade, bem como museus. “As joias e objetos da Tiffany & Co. têm sido uma pedra angular do luxo global desde meados do século XIX, e o fato de a Tiffany ter sido incumbida de ajudar a agradecer após a tragédia impensável do Titanic nos lembra de nosso humilde papel na vida de nossos clientes”, disse o executivo da Tiffany & Co. Christopher Young. “O relógio de bolso do Capitão Rostron é uma incrível expressão de agradecimento e gratidão, e estamos honrados em receber este tesouro extraordinário em casa na Tiffany & Co.”
Reportagem original: Turns Out Tiffany & Co. Bought That ‘Titanic’ Pocket Watch for $1.97 Million