Designer Lucas Bond revela o processo criativo por trás da sua nova peça

Nome da mesa é uma homenagem à mulher de Bond, que tem esse apelido carinhoso.

Imagem do WhatsApp de 2023-12-04 à(s) 16.40.04_c262a3f7Lucas Bond se inpirou na natureza para produzir a mesa Nina. 

A mesa de jantar é onde nos encontramos para compartilhar alguns dos melhores momentos da vida. O jantar, o almoço, a boa conversa com um café, a festa de aniversário, o lugar propício para dar a boa notícia, o pedido de casamento, a chegada de um filho. E a mesa Nina nasceu da vontade de homenagear esses momentos.

"A minha inspiração veio da própria natureza, da raiz exposta das árvores, da organicidade, da complexidade, da harmonia e do movimento natural do crescimento do caule. A natureza é muito inspiradora, mas procuro não a imitar nos mínimos detalhes, e sim, usar da criatividade para dar sentido à forma, desenhar a geometria, compor os espaços, os cheios e vazios, desenhar as
proporções que agradam aos nossos olhos. A beleza é algo fundamental em nossas vidas, ela nos energiza e transforma. O nome Nina é uma homenagem à minha mulher que tem esse apelido carinhoso", afirma o designer Lucas Bond.

Mesa Nina, fotografa_ Leila Viegas_Clami-9902Mesa tem efeito de ripado não-retilíneo, em forma de leque ou flor.

Materiais

A mesa Nina é composta por uma estrutura interna maciça e laminada de MDF que lhe confere peso e estabilidade. Por fora e ao entorno dessa estrutura são fixados, a depender do tamanho da mesa, diversos elementos apelidados de bumerangue que constituem o seu aspecto final e externo; um efeito de ripado não-retilíneo, mas curvo em forma de leque ou flor.

Processos

O processo de fabricação se inicia com o corte de todas as peças em máquina CNC, a partir de chapas de compensado com lâmina natural de madeira. Em seguida, as peças usinadas são “destacadas” das chapas e começa o processo de lixamento e preparação das superfícies para a colagem das lâminas nas bordas. Todas as peças são laminadas manualmente, uma a uma em um processo cuidadoso e artesanal.

Após, tudo é tingido, envernizado e secado individualmente. Depois de seco, está pronto para a montagem final com a fixação de todos os bumerangues através de parafusos e encaixes pré-definidos. Peça a peça, a mesa Nina vai tomando sua forma final.

Versões

A mesa Nina tem várias opções de tamanho e formato. Na versão redonda com tampos de 1,40 m a 1,80 m de diâmetro e na versão retangular com tampos de 1,30m x 2,40m /2,80m/3,00m /3,20m. A peça está disponível na rede de lojas especializada em mobiliários exclusivos, Clami, em São Paulo.