Como Pier Luigi Loro Piana transformou o amor pelos esportes em um titã da moda de luxo

Ao lado de seu irmão, o vice-presidente da casa italiana transformou o negócio têxtil de sua família em uma renomada casa de moda.

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Este é o segundo ano em que a grife empresta seu nome a uma das regatas de verão mais prestigiadas do Mediterrâneo.

A vila de regatas em Port de Saint-Tropez está repleta de pessoas em azul-marinho e branco, o traje obrigatório para a Regata Loro Piana Giraglia . Este é o segundo ano em que a grife empresta seu nome a uma das regatas de verão mais prestigiadas do Mediterrâneo. O percurso se estende da costa francesa até Gênova, na Itália, fazendo uma curva acentuada passando por Giraglia, uma pequena ilha na ponta norte da Córsega. É o mais recente de uma longa série de eventos náuticos patrocinados pela marca, com mais de 20 anos.

A ligação entre a vela e a marca — e, consequentemente, a família Loro Piana — é exemplificada pelo homem que Robb Report veio conhecer: Pier Luigi Loro Piana. Uma figura afável na casa dos 70 anos, com o físico de um homem que aproveitou a vida, Pier Luigi apaixonou-se pela vela no final da adolescência, quando um amigo da família o levou para um passeio de saveiro.

"Usar o vento para ir mais rápido ou mais devagar, pilotar o barco como se tivesse um motor, é realmente fascinante", diz ele. Inevitavelmente, ele começou a competir. "Quando você está velejando, você está sempre procurando outros barcos para competir. É um instinto", diz ele. E então, com um eufemismo considerável, "acho que é um hobby legal".

Atualmente, ele possui dois barcos: o My Song, que você pode ver nestas páginas, é um veleiro de 81 pés que competiu na Regata. Há também o Masquenada, um confortável Explorer de 167 pés. É uma configuração louvável, digna de um homem que moldou uma das casas de moda mais celebradas da Europa.

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A empresa têxtil e de vestuário que leva o nome de sua família foi lançada por um ancestral, Pietro Loro Piana, em 1924. Algumas gerações depois, Pier Luigi e seu irmão, Sergio, a administrariam por quatro décadas até que a LVMH adquiriu uma participação majoritária por aproximadamente US$ 2,6 bilhões em 2013. Sergio faleceu naquele ano; sua viúva e Pier Luigi ainda detêm uma parte da marca juntos.

Os irmãos provaram ser guardiões inovadores, elevando a empresa ao patamar mais alto com a insistência em materiais ultrafinos e fabricações inovadoras. E a conexão com esportes — especificamente iatismo, hipismo, esqui e golfe — é essencial para o posicionamento da marca. Como Pier Luigi lembra, tais associações muitas vezes tinham origens egoístas.

“Esses eram os esportes que meu irmão e eu praticávamos”, diz ele. “Éramos muito comprometidos com os negócios nas décadas de 1970, 1980 e 1990, então éramos como nossos clientes: pessoas que gostam de trabalhar duro, mas também de se divertir muito. E isso incluía esportes.”

Essa afinidade frequentemente os levou a desenvolver materiais e equipamentos duráveis, porém elegantes, para suas atividades fora do trabalho, eventualmente oferecendo versões para sua clientela esportiva. "Projetamos produtos com propriedades incomuns, fibras naturais como lã ou cashmere com uma membrana que os torna impermeáveis e à prova de vento... Para pesquisa e desenvolvimento, eu fui a primeira vítima", diz ele com uma risada.Certa vez, ele queria uma jaqueta de esqui que fosse "mais quente, mais leve, mais macia e melhor" do que os modelos de náilon, então ele fez um protótipo para testar nas pistas. Isso deu origem ao Loro Piana Storm System, lançado em 1994. A lã e o cashmere impermeáveis e resistentes ao vento da linha têm sido usados por marcas em todo o mundo desde então. "Eu ainda tenho esta jaqueta", diz ele.

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A resposta: um solado antiderrapante com aderência — "como um pneu de Fórmula 1 quando está molhado" — que Sergio mandou seu sapateiro costurar em cabedais de camurça. Eles acabaram produzindo duas versões: um mocassim e o Open Walk, um modelo com cano um pouco mais alto. "Descobrimos que as pessoas também os usavam para trajes formais, pois eram muito confortáveis", diz Pier Luigi. "É realmente uma história de sucesso que começou com uma pesquisa de produto."

E se a resolução de problemas pode transformar sua empresa familiar em uma gigante de estilo global, claramente vale a pena ser um pouco egoísta de vez em quando.