Como o estilo Art Déco continua a influenciar os designs de joias modernas
Belperron e Cartier são apenas duas joalherias de luxo com ofertas opulentas inspiradas nesse período transformador.
Belperron e Cartier são apenas duas joalherias de luxo com ofertas opulentas inspiradas nesse período transformador.
Um gigantesco diamante amarelo-claro, aninhado em um colar fino de laca preta, pode parecer um design tendência nascido nos últimos cinco anos — você verá muitas versões semelhantes em joalheiros de luxo da atualidade —, mas o impressionante colar Belperron tem suas raízes em 1933. É apenas um dos muitos exemplos da influência duradoura do Art Déco na joalheria moderna. Este ano, enquanto o movimento celebra o centenário da Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas em Paris, de onde deriva seu nome, os joalheiros dificilmente precisam prestar homenagem ao estilo do início do século XX: suas linhas limpas, formas geométricas e mistura incomum de materiais tornaram-se parte integrante do design contemporâneo.
Muitos dos motivos mais populares da atualidade se consolidaram na paisagem transformadora do Art Déco pós-Primeira Guerra Mundial. Foi então que os temas suaves e florais da Belle Époque deram lugar a designs mais ousados e sensuais, como a Panthère da Cartier. Este felino feroz tornou-se um símbolo duradouro da casa, representando a crescente independência feminina do período — uma causa abraçada por uma das notórias femmes fatales da história, Wallis Simpson, a Duquesa de Windsor, que colecionou muitas dessas peças elegantes. Um raro broche vintage Cartier Panthère com diamantes amarelos articulados da Yafa Signed Jewels é semelhante a uma cobiçada pulseira usada por Simpson e, como resultado, agora custa na casa dos sete dígitos.
O colar Belperron remonta a 1933.
Os avanços tecnológicos também impulsionaram as joias da época de maneiras que ecoaram ao longo das décadas. O alvorecer da era do automóvel, por exemplo, despertou o fascínio por máquinas, influenciando designs como as esferas cabochão que evocam rolamentos de esferas em muitas peças Cartier da época. Os cabochões de crisópraso em um colar da coleção de alta joalheria de 2025 da casa demonstram sua simetria graciosa e duradoura. Os arcos de diamante escalonados em um bracelete Graff recente, por sua vez, sugerem a torre do Chrysler Building, outra forma Art Déco por excelência e emblema do progresso.
Muitos dos joalheiros que definiram esse período provavelmente ficariam surpresos ao ver os carros autônomos, smartphones e supercomputadores da era digital. Mas talvez ficassem agradavelmente surpresos ao descobrir que suas criações, moldadas pela tecnologia e pelo ethos de sua época, continuam a inspirar joias no século XXI, quase exatamente como as imaginaram 100 anos atrás.
Reportagem original: How Art Deco Style Continues to Influence Modern Jewelry Designs