Designer Maximiliano Crovato lança primeira flagship no shopping Cidade Jardim
Maximiliano Crovato é conhecido por diluir as fronteiras entre a arte e o design funcional.
Maximiliano Crovato.
Conhecido por sua capacidade de infundir objetos do cotidiano com um senso de extravagância e imaginação, o trabalho de Maximiliano Crovato dilui as fronteiras entre a arte e o design funcional. Sua experimentação provoca novos processos e conquistas técnicas.
Além do art déco, Crovato se inspira na pop art dos anos 1960 e no maximalismo italiano, movimento de design que surgiu na década de 1980, caracterizado por sua mistura eclética de materiais, cores e formas não convencionais. O designer reverencia suas influências incorporando elementos de assimetria, padrões arrojados e combinações inesperadas de materiais em suas peças.
Com a abertura de sua primeira flagship este ano e em processo de finalizar o seu livro, previsto para início de 2024, Crovato reforça seu caráter moderno e excêntrico nos limites do que costumamos ver em termos de design de interiores e arquitetura.
“Gosto de experimentar, cores e formas. Dois ingredientes aparentemente simples com os quais você pode fazer coisas muito interessantes”, diz Crovato
Flagship Store Maximiliano – Espaço Home & Design Shopping Cidade Jardim
Flagship Store Maximiliano no Espaço Home & Design Shopping Cidade Jardim.
Embora o design da loja seja informado pela identidade minimalista, o espaço de 30 m2 apresenta peças autorais e escultóricas, essa abordagem permite que os produtos ocupem o centro das atenções, criando uma atmosfera de galeria de arte.
Outra característica espacial é a claraboia no teto com o uso de back light criando a impressão de pé direito mais alto, a tela tensionada ultrapassa as questões de iluminação, criando uma sensação de maior espaço e profundidade. A luminosidade difusa combinada com superfícies brancas polidas da parede e do piso cria um interesse visual.
Além dos elementos de design, a flagship incorpora um senso de narrativa, trata-se de reimaginar a maneira como as pessoas interagiam com os ambientes de varejo para evocar novos conceitos de como uma loja pode ser - uma exposição de produtos colecionáveis pela incorporação de referências artísticas e culturais e uma atmosfera de elegância, simplicidade e inovação.
“Criei um conceito de loja vitrine, que se modifica periodicamente com peças de mobiliário e esculturas em destaque contando a sua própria história, é uma celebração do poder do design de moldar o mundo ao nosso redor.”
Poltrona Gorila
Poltrona Gorila, caracterizada por linhas angulares arrojadas.
Como parte da Coleção Animal do designer e arquiteto Maximiliano Crovato, reconhecido pelo universo criativo que atualiza para o século XXI, os movimentos art déco, pop art e o maximalismo italiano, a Poltrona Gorila se impoê como um volume brutalista. O desenho apresenta uma estrutura geométrica, caracterizada por linhas angulares arrojadas e uma construção robusta em madeira maciça.
A cobertura total em pele de carneiro natural certificada, nas cores preta e branca, e tingida manualmente nas cores rosa, vermelha e laranja, cria uma justaposição marcante com a estrutura rígida, adicionando um elemento luxuoso, visual e tátil. O pé único na lateral esquerda em madeira com acabamento em laca, evoca um traço colorido na paisagem absoluta e reforça a assimetria. Uma peça de afirmação artística dentro de um espaço que ultrapassa os limites do design de interiores tradicional.