Os híbridos retornam como uma potência que reúne o melhor dos dois mundos

Combinar um motor de combustão interna com energia de bateria pode oferecer um complemento atraente em vez de um compromisso.

WhatsApp Image 2025-06-23 at 12.34.19Combinar um motor de combustão interna com energia de bateria pode oferecer um complemento atraente em vez de um compromisso.

Independentemente do setor, as oscilações do pêndulo são um desafio a ser enfrentado. Em 2021, as montadoras enfrentaram uma dessas mudanças quando a Comissão Europeia aprovou uma legislação que exigia uma redução de 55% nas emissões de gases de efeito estufa do continente em cinco anos. Em resposta, muitas marcas recorreram aos híbridos como uma ponte para um futuro totalmente elétrico. O que antes era visto como uma solução temporária pode, no entanto, revelar-se o meio-termo.

“A infraestrutura de carregamento na maioria dos países ainda não está madura o suficiente para suportar a adoção em massa e conveniente de veículos elétricos a bateria, e em alguns territórios nunca estará”, afirma Jonathan Hall, chefe de pesquisa e engenharia avançada do grupo de consultoria Mahle Powertrain , sediado no Reino Unido . Embora Hall não chegue a considerar a hibridização ideal, ele observa que “quando se precisa de desempenho extremo, os híbridos oferecem uma resposta mais convincente”.

Montadoras de luxo e de alto desempenho parecem concordar. Combinar um motor de combustão interna (ICE) com a energia da bateria resulta mais em um complemento do que em um compromisso. "Ele preserva a assinatura sonora e a entrega contínua de potência em alta velocidade dos motores de combustão, ao mesmo tempo em que aproveita a resposta instantânea de torque e a precisão da propulsão elétrica", afirma Emilio Scervo, CTO da construtora de hipercarros Bugatti Rimac. Sobre o novo híbrido Tourbillon de 1.800 cv da Bugatti , ele acrescenta que "o sistema elétrico permite uma vetorização de torque em menos de um milissegundo que os diferenciais mecânicos não conseguem igualar".

WhatsApp Image 2025-06-23 at 12.34.24O Lamborghini Revuelto híbrido estreou em 2023.

As empresas irmãs da Bugatti no Grupo Volkswagen compartilham esse sentimento. "Os híbridos não são uma tecnologia transitória, na nossa opinião, mas sim uma excelente solução para os nossos clientes", afirma Thomas Wasserbäch, vice-presidente da divisão de sistemas de combustão e propulsão híbrida da Porsche . A Porsche, ativa neste segmento desde 2010, acaba de hibridizar o seu icónico 911 para este ano-modelo. A Lamborghini também aderiu à tendência com o lançamento do seu híbrido Revuelto de 1.000 cv em 2023. "A empresa não pretende abandonar o motor de combustão interna tão cedo", afirma o CTO Rouven Mohr. "Também estamos a considerar combustíveis sintéticos para manter os veículos a combustão interna a funcionar após 2030."

Hall concorda: “Com o surgimento de combustíveis de base biológica e até mesmo totalmente sintéticos, a ligação entre o motor de combustão interna (ICE) e as mudanças climáticas pode ser quebrada.” Combinado com o desenvolvimento de baterias melhores, esse modelo híbrido progressivo pode oferecer o melhor dos dois mundos nos próximos anos.

Reportagem original: Once Considered Passé, Hybrids Roar Back as a Best-of-Both-Worlds Powerhouse