'Precisávamos convencer a matriz do potencial do Brasil'. CEO da Le Creuset revela como o país se tornou case de expansão global
Com investimentos em equipe, marketing e experiência do cliente, marca francesa de utensílios premium saiu da 17ª para a 5ª posição global em apenas três anos de operação local.
Alexandre Guilherme Marques Pinto, CEO da Le Creuset no Brasil, fala sobre o sucesso da marca no Brasil, que impulsionou um projeto desenvolvido exclusivamente para o país e países da América Latina. (Foto: Divulgação)
Há 100 anos no mercado, a tradicional empresa francesa Le Creuset possui uma ampla linha de produtos e utensílios para servir, cozinhar e decorar. A marca foi pioneira em trazer cor para panelas de ferro fundido e sempre esteve à frente de seu tempo em termos de design e qualidade. Alexandre Guilherme Marques Pinto, CEO da Le Creuset no Brasil, explica que o grande desafio que a marca enfrentou no país foi fazer o Board da Le Creuset acreditar no potencial do mercado brasileiro.
“Depois de diversas reuniões de alinhamento e plano estratégico de cinco anos, conseguimos aprovação dos investimentos necessários, principalmente em equipe, para alavancar o crescimento. Convidamos um grupo de executivos a fazer parte do time e a aceitação da nossa proposta foi imediata. Em três anos, a Le Creuset do Brasil saiu da 17ª posição global para a 5ª colocação no ranking”, comemora.
O sucesso da marca tem potencializado novos investimento em marketing, renovação das lojas atuais com um projeto desenvolvido exclusivamente para o Brasil e países da América Latina. “Criamos estudos detalhados de onde abrir novas lojas, além de um núcleo de treinamento e melhoramento contínuo dos processos internos para uma melhor experiência ao cliente. Ainda temos muito por fazer, mas acredito que estamos no caminho correto”, diz.
Momento histórico
Desde a sua fundação em 1925, a Le Creuset - pioneira em utensílios de cozinha coloridos, ganhou um vasto reconhecimento, se tornando um item de cozinha querido pelo mundo através de seu design, estilo inigualável e desempenho impecável.
A história se inicia pelo engenheiro Octave Aubecq e pelo especialista em metalurgia e fundição, Armand Desaegher. Juntos, os profissionais criaram a marca com o objetivo inicial de produção de panelas de ferro fundido de alta tecnologia. Ao longo dos anos, o negócio ampliou vastamente o seu portfólio, ganhando novas cores e modelos, mas sempre mantendo a qualidade que os fundadores tanto buscavam nas peças.
Em 2025, a Le Creuset celebra seu centésimo aniversário sendo uma grande referência mundial, estando presente em mais de 60 países. A multinacional chegou ao Brasil em 1997 e, desde lá, cresceu cada vez mais, tendo hoje 14 lojas próprias, e-commerce e mais de 300 pontos de revenda por todo o território.
A marca prepara iniciativas para celebrar seu centenário, em eventos, conteúdos e ações especiais, que ao longo do ano, irão reafirmar a sua excelência e legado duradouro de criação de tradições culinárias.
De que maneira a marca tem buscado ampliar a sua rede de distribuição e aumentar a visibilidade da marca? Como isso é feito no digital e por meio de influenciadores?
Ampliamos de maneira considerável o mix de produtos no nosso catálogo. Mensalmente temos diversos lançamentos e edições especiais, que ficam disponíveis por um curto período de tempo. Essa ação gerou um boom quando falamos em marketing de influência. O marketing gerado de maneira orgânica também tem se destacado de maneira expressiva. Praticamente todo conteúdo que é publicado nas mídias sociais tem um produto da Le Creuset, 99% é de maneira orgânica.
Também ampliamos o leque de influenciadores / ações de marketing para categorias que não estão diretamente ligadas ao mundo da gastronomia como design, decoração, arquitetura, artes e, muito mais. A Le Creuset, além de ser o melhor produto do mercado, também entrou forte na parte de decoração, usando nossos produtos de maneira inusitada como vaso para flores, porta-utensílios, etc.
Qual o perfil dos clientes da marca no país? Qual a relação da marca com o público masculino?
Hoje o perfil do consumidor da Le Creuset é majoritariamente feminino e com idade entre 30 a 55 anos. No entanto, o público masculino está no nosso pipeline de desenvolvimento, com atuação mais focada em conteúdos específicos. A Le Creuset está posicionada como um produto triple A, mas entendemos que nosso público é majoritariamente amante da gastronomia.
Temos uma linha completa, que passa pelas panelas de ferro, TNS (panelas antiaderentes), 3PLY (aço inoxidável), Metal Bakeware (formas antiaderentes) e a linha de cerâmica, onde temos diversos produtos de entrada. As xícaras, pratos, travessas, chaleiras, entre outros, tem se destacado cada vez mais, inclusive se tornando uma ótima opção para presente!
A popularização da gastronomia entre o público AAA, principalmente como um hobby entre executivos, têm ajudado na expansão da marca? Como vocês atuam com o marketing de experiência?
Esse tipo de hobby tem cada vez mais ajudado na questão do brand awareness da marca, principalmente na questão dos conteúdos orgânicos. Quando falamos em marketing de experiência, estamos cada vez mais desenvolvendo esse ponto! Temos um longo caminho pela frente. Hoje já atendemos clientes de forma personalizada, fazemos treinamento na casa dos clientes ensinando como usar o produto e estamos ativando nas nossas lojas com diversas aulas práticas de como utilizar e cuidar dos produtos. Tem sido um sucesso absoluto!
Outro ponto muito interessante são os eventos corporativos ligados à gastronomia, onde fazemos aulas experimentais e podemos fazer toda decoração com produtos que tenham match com a cor da empresa! Isso torna a experiência completa.
Quais as características e detalhes dos produtos Le Creuset que agradam os clientes brasileiros?
Quando falamos da parte técnica, a linha de ferro possui todos os benefícios de se cozinhar nesse material. Distribuição uniforme da temperatura, manutenção do calor, devido ao nosso processo de vitrificação o alimento não tem contato direto com o ferro, o que evita contaminação e absorção do cheiro…100 anos de garantia para toda linha de ferro, TNS e 3PLY são também possuem um grande diferencial. Todo o novo mix de cores, também tem trazido uma nova percepção, que podemos colorir nossa mesa, trazendo alegria para nosso dia a dia e fazendo combinações incríveis.