Com presença em mais de 150 países, Mattel mira expansão no Brasil com inovação, colecionáveis e novo centro de distribuição
Valeria González, country manager da Mattel no Brasil, detalha como a empresa vem reforçando sua atuação no país com estratégia omnichannel, aposta em novos perfis de consumidores e fortalecimento da operação logística.
Valeria González, country manager da Mattel no Brasil, destaca os desafios e planos de expansão no Brasil. (Foto: Divulgação)
Presente no Brasil desde 1988, a Mattel é a líder global em entretenimento infantil, especializada na criação e produção de brinquedos e produtos de consumo inovadores, de qualidade e que geram experiências que inspiram, entretêm e desenvolvem as crianças por meio do brincar. A mexicana Valeria González, country manager da Mattel no Brasil, destaca que o mercado brasileiro é extremamente dinâmico e diverso, refletindo a rica cultura do país.
“As famílias brasileiras valorizam cada vez mais brinquedos que incentivam a criatividade, o aprendizado e a conexão entre as crianças e seus cuidadores. Além disso, o Brasil possui um setor varejista muito forte e consolidado, combinando operações físicas e digitais, o que exige que as empresas tenham uma estratégia omnichannel bem estruturada. A sazonalidade também é um fator relevante, com datas-chave como o Dia das Crianças e o Natal sendo momentos de grande importância para a indústria. Valorizamos essas características e buscamos sempre atender às necessidades do público brasileiro, um dos nossos principais mercados no mundo”, afirma.
Primeira mulher a ocupar o cargo no país, a executiva atuava como diretora na área de licenciamento da Mattel na América Latina. “Estamos constantemente trazendo inovações e ampliando nossa capacidade operacional, como com a inauguração de um novo Centro de Distribuição, que triplica a nossa capacidade anterior”, ressalta.
Quais os investimentos hoje no digital e como estão as operações em lojas físicas e o relacionamento com o varejo de brinquedos?
A Mattel tem investido fortemente no digital, tanto no e-commerce quanto na criação de experiências online que complementam a jornada do consumidor. Além disso, estamos investindo em campanhas estratégicas nas redes sociais, parcerias com influenciadores e colaborações com outras marcas. Ao mesmo tempo, seguimos fortalecendo nossa presença no varejo físico por meio de parcerias estratégicas com grandes redes e lojas especializadas, garantindo uma experiência completa para o consumidor. Desde a sua fundação, em 1945, a Mattel tem orgulho de incentivar as crianças a alcançarem todo o seu potencial. Neste ano, a Mattel celebra 80 anos comercializando seus produtos em mais de 150 países em parceria com as principais redes de varejo e tecnologia do mundo.
Existe um movimento intenso para a redução do tempo de tela entre as crianças, você acha que isso poderá impactar positivamente na venda de brinquedos e jogos?
A demanda por brinquedos sempre foi alta, atendendo desde bebês e crianças até os kidults (adultos que mantêm interesse por brinquedos e colecionáveis). Na Mattel, acreditamos que a brincadeira é essencial para o desenvolvimento infantil. "Power is Play" é o nosso lema, porque sabemos que brincar é a forma como as crianças descobrem e exploram o mundo — e isso nunca vai mudar. A brincadeira incentiva a interação no mundo real e promove conexões significativas, tanto online quanto offline. Nosso portfólio é muito completo e inclui brinquedos que não apenas entretêm, mas também estimulam a criatividade e ajudam as crianças a crescerem por meio de atividades ativas, sem telas.
Quais os principais desafios para conquistar o público infantil hoje?
Um dos principais desafios atuais é captar e manter a atenção das crianças em um mundo cada vez mais digital. Para lidar com isso, a Mattel investe em plataformas 360° que conectam experiências offline e online, incluindo a Mattel Television, filmes live-action, conteúdos interativos e grandes eventos como Legends.
No desenvolvimento de produtos, contamos com laboratórios como o Fisher-Price PlayLab, onde especialistas e crianças testam nossos brinquedos antes do lançamento. Também reconhecemos o papel dos pais na escolha de brinquedos que vão além do entretenimento, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, motor e emocional. Com marcas icônicas como Fisher-Price, Barbie e Hot Wheels, a Mattel tem criado experiências de brincadeira significativas há mais de 80 anos, construindo conexões entre gerações.
O consumo de brinquedos e colecionáveis entre os adultos também é um mercado que cresce bastante no país, como a empresa tem trabalho esse tema?
O segmento de colecionáveis tem se tornado cada vez mais relevante, especialmente com o crescimento dos kidults — adultos que colecionam brinquedos movidos pela nostalgia. A Mattel investe nesse mercado há muito tempo, com linhas como Barbie Signature, além de edições voltadas para colecionadores de marcas como Hot Wheels e He-Man and the Masters of the Universe, atendendo à crescente demanda por itens nostálgicos. Além disso, contamos com um segmento inteiro dedicado à colecionáveis por meio da Mattel Creations.
Também colaboramos com grandes marcas da cultura pop para oferecer produtos exclusivos e de edição limitada. Um grande exemplo é a linha Turtles of Grayskull, um crossover com as Tartarugas Ninja que encanta colecionadores e fãs dos anos 80. No Brasil, fortalecer nossa conexão com esse público é uma prioridade, por isso participamos da CCXP, o maior evento de cultura pop do país, nos últimos anos.
Quais as principais ações ESG da companhia no mundo e, especialmente, no Brasil e na América Latina?
Desenvolvemos iniciativas como o programa Mattel PlayBack, que incentiva a reciclagem de brinquedos, e mantemos um compromisso com a equidade salarial, tendo alcançado 100% de equidade de gênero globalmente e equidade étnica nos Estados Unidos.
Na América Latina, a Mattel reforça seu compromisso com a infância apoiando a Save the Children, a Aldeias Infantis no Brasil (focada no cuidado e proteção de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias) e a COCREA na Colômbia (voltada para a sustentabilidade do setor cultural e criativo local). Nossa missão é continuar evoluindo para que nossas operações e produtos reflitam um futuro mais sustentável e responsável.