Saiba como sabrar corretamente uma garrafa de champagne
Abrir uma garrafa de champagne pode parecer uma tarefa fácil, mas a técnica de ‘sabrar’ envolve um ritual antigo que pode conquistar a atenção dos seus convidados. Conheça o passo a passo para executá-la.
Técnica de ‘sabrar’ envolve um ritual antigo, tipicamente francês. (Foto: Divulgação)
Surgida no final do século XVIII, a Sabrage ou ‘degola’ é um ritual tipicamente francês para a abertura de garrafas de champagne. Considerado um dos tipos mais especiais de vinho, afirma-se que ao final de cada batalha, Napoleão Bonaparte usava seu sabre para estourar uma garrafa e brindar com seus aliados. “Merecido nas vitórias e necessário nas derrotas”, costumava dizer. Desta tradição, começada por um apaixonado pela bebida, teve início um ritual que hoje é sinônimo de elegância e glamour.
Para ser realizada com perfeição, a sabrage precisa seguir algumas regras que visam a segurança e a beleza do ritual. Entre elas, a inclinação da garrafa, o uso do instrumento de ‘corte’ e a taça a ser utilizada – geralmente a flute, própria para o consumo da bebida.
Sabre, faca ou taça?
Se, no início da tradição, a ideia era abrir a garrafa majestosamente usando um sabre reluzente para comemorar o fim de uma batalha, hoje já não podemos dizer o mesmo. O fascínio provocado pela abertura do champagne também pode ser conseguido por meio do uso de uma faca ou instrumento semelhante. Outra alternativa muito conhecida é sabrar a garrafa usando a própria taça em que a bebida será servida depois, como mostra o vídeo abaixo.
Qualquer que seja o método escolhido, é importante ressaltar que ele pode ser importante para sua festa, evento ou celebração. Isso porque o valor de uma garrafa de champagne usada na sabrage para um grupo de pessoas no bar ou restaurante é alto e demanda pouco ou nenhum gasto com insumos adicionais como gelo, canudos etc. Além disso, a sabragem é um ritual emocionante, que chama a atenção dos convidados e é peça central para a criação de boas memórias.
Sabrar: a técnica em quatro passos:
Antes de sair degolando garrafas por aí, confira os passos abaixo que vão ajudar você a fazer a sabrage com perfeição e segurança, tanto sua própria como a de seus convidados.
1) Proteja-se!
Escolha um lugar espaçoso, longe de objetos frágeis e superfícies cortantes, como vidro. Em caso de explosão errada da garrafa ou choque com a rolha, é importante que nem você e nem os convidados se machuquem. Aponte a tampa da garrafa de champagne para uma direção livre e peça para que os convidados se posicionem no lado contrário, a fim de evitar ferimentos.
2) Prepare-se!
Parece pouco relevante, mas a temperatura da garrafa usada na sabragem diz muito sobre o efeito do corte. Ela precisa estar bem gelada, por volta dos 5 ºC, para que o líquido quente não provoque a explosão do vidro no momento exato da pancada do sabre, faca ou copo. Uma recomendação para que a sabrage seja segura é manter a garrafa dentro de uma geladeira ou balde de gelo por, no mínimo, meia hora antes da ‘degola’.
Com a garrafa gelada em mãos, retire a tampa de alumínio e solte o arame da rolha, antes de apertá-lo novamente em torno da cortiça para garantir que ela não escape. Em seguida, vem o momento chave da cerimônia: examine o gargalo da garrafa e encontre o local de junção (uma sobressalência que é como se fosse a emenda do vidro) na parte mais estreita da garrafa, que será o ponto fraco onde você mirará.
A faca deve deslizar pelo pescoço da garrafa e se chocar contra a base do gargalo. Neste momento, a pressão interna da garrafa (que possui cerca de seis vezes a pressão atmosférica) será expelida, provocando um fluxo de ar para fora da garrafa. Por isso, não se preocupe: é improvável que cacos de vidro se misturem à bebida.
3) Sabrage!
Segure firmemente a garrafa por baixo com uma mão, posicionando o polegar em sua base, com a rolha apontando para cima. Incline-a em um ângulo entre 45 e 60 graus. Por fim, pegue seu sabre de lâmina curta ou faca e dê um golpe preciso na direção da rolha, deslizando pelo pescoço da garrafa. Não é preciso usar força excessiva.
4) Sabrar com a taça flute
Segurando a taça flute pela haste, coloque-a a 90 graus do gargalo da garrafa preparada com antecedência, como nos passos descritos acima. Em seguida, deslize o copo em direção ao gargalo com um golpe firme.
Lembre-se: antes de fazer isso no bar ou em sua casa, teste em locais abertos com produtos mais baratos, até dominar a técnica por completo. Afinal, ninguém quer desperdiçar uma boa garrafa de champagne.
Confira abaixo um vídeo preparado por G.H. Mumm para ensinar a sabragem corretamente:
AVISO LEGAL: Beba com moderação. Conteúdo destinado para maiores de 18 anos.