Estancia Vik promove o encontro entre arquitetura e a natureza intocada de José Ignacio, no Uruguai

A propriedade de 50 mil metros quadrados ostenta paredes de adobe brancas e telhados de zinco vermelho com abundantes passarelas ao ar livre que conectam pátios e jardins.

estancia-vik-jose-ignacioEstancia Vik promove o encontro entre arquitetura e a natureza. (Foto: Divulgação)

Localizada a 30 quilômetros da agitada Punta del Este, a praia de José Ignacio – um antigo vilarejo de pescadores – atrai gente de todo o mundo em busca de suas paisagens rústicas, badalação discreta e tranquilidade. Neste cenário, o Estancia Vik divide sua beleza com planícies e pastagens cortadas por rio, lagoa e atmosfera cultural única na América do Sul.

Uma legítima casa de campo em estilo colonial espanhol, o Estancia Vik é uma colaboração entre o renomado arquiteto uruguaio Marcelo Daglio e os proprietários, Alexander e Carrie Vik, responsáveis pela curadoria de arte do empreendimento, o que se tornou a marca de seus projetos hoteleiros. A proposta da Estancia nesse momento é oferecer pacotes completos para famílias e pequenos grupos.

Estrutura

A propriedade de 50 mil metros quadrados ostenta paredes de adobe brancas e telhados de zinco vermelho com abundantes passarelas ao ar livre que conectam pátios e jardins.

estancia-vik-jose-ignacio (3)A propriedade de 50 mil metros quadrados ostenta paredes de adobe brancas. (Foto: Divulgação)

Dividido em duas alas, o resort abriga 12 luxuosas suítes, sendo oito de 500 m² e quatro master suítes de 900 m² no térreo e piso superior. Na ala sul, uma piscina de 20 metros feita em granito tem o fundo pontilhado com luzes ópticas que reproduzem as constelações.

A sala de jantar de teto curvilíneo, forrada em tijolos sem a utilização de qualquer tipo de argamassa, esconde uma exclusiva adega. Já o tradicional espaço da parilla uruguaia – colocada bem no meio de outro salão, ganha ares contemporâneos com pinturas grafitadas, de autoria do artista Marcelo Legrand.

Arte e gastronomia

Todos os artistas presentes no Estancia Vik são famosos por sua singularidade. Na sala central, o forro de 300 m² é decorado com uma pintura do uruguaio Clever Lara, inspirada em imagens da região geradas por Google Earth. Outro destaque é a escultura feita em mármore, de 3,5 metros e 4 toneladas, do também uruguaio Pablo Atchugarry, disposta no centro do ambiente, cujas paredes ainda exibem blocos de cristais e pedras semipreciosas do país. Já o colorista Carlos Musso foi o responsável por pintar a capela, lugar que propõe a contemplação em meio à natureza e a força da criatividade humana.

O empreendimento também celebra os pratos tradicionais do Uruguai, com suas carnes de qualidade e peixes frescos, o que é essencial para incorporar o estilo de vida uruguaio. Legumes, hortaliças e azeite produzido na região, além de padaria e patisserie artesanais, garantem um menu ainda mais local.

O excepcional vinho VIK, produzido e engarrafado na propriedade-irmã, a Viña Vik, no Vale de Millahue, Chile, confere a sofisticação perfeita às receitas e o brinde para celebrar a vida.

estancia-vik-jose-ignacio (1)
Todos os artistas presentes no Estancia Vik são famosos por sua singularidade. (Foto: Divulgação)

Esporte, lazer e cultura

A experiência Estancia Vik é tão peculiar que parece misturar os pampas gaúchos ou planícies pantaneiras a uma atmosfera boêmia. Os limites da propriedade são base para cavalgadas; canoagem e pesca na lagoa; trilhas de bicicletas; observação da fauna silvestre na companhia de um expert naturalista; além de uma variedade de esportes como polo, tênis em quadras de grama e golfe. Do campo à praia, o programa Experience Concierge das propriedades Vik se encarrega de trazer o melhor de José Ignacio.

Diárias: consulta realizada para novembro até 18 de dezembro. Tarifas a partir de US$ 4.950 por noite (mínimo de 14 dias) para grupos fechados. Exclusivamente disponível pelo site: www.vikretreats.com (valores sujeitos a período, disponibilidade e confirmação) [email protected]

Localização: Camino Eugenio Saiz Martinez, 20402 Departamento de Maldonado, Uruguai.

Como chegar: A 30 minutos do aeroporto de Punta del Este – servido por voos diários vindos da Argentina e do Brasil, além de charters privativos 24 horas por dia. Via aeroporto de Carrasco, na capital Montevidéu, a 1 hora e meia de distância. Transfer do hotel disponível (consultar disponibilidade e custos).

estancia-vik-jose-ignacio (2)O empreendimento também celebra os pratos tradicionais do Uruguai. (Foto: Divulgação)