Compras de passagens aéreas para Buenos Aires saltam mais de 250% no começo do ano
Destinos como Bariloche e Mendoza também foram destaques em janeiro e fevereiro, com aumentos respectivos de 100% e 750%.
Argentina tem sido um dos lugares mais procurados, segundo a agência online de viagens, ViajaNet. (Foto: Pixabay)
Sair do país pela primeira vez, conhecer ou revisitar destinos internacionais é o sonho de muitas pessoas. Mas, para onde ir? Atravessar o Oceano Atlântico ou começar por países vizinhos? De acordo com o ViajaNet, agência online de viagens, nossos vizinhos com fronteiras têm chamado a atenção dos brasileiros, fazendo com que paulistas, cariocas e cearenses estejam no topo dos que mais compraram passagens aéreas para Buenos Aires, na Argentina.
Segundo a agência, que analisou em janeiro e fevereiro, o volume de compras de passagens internacionais, a famosa capital Argentina têm ganhado destaque. No período, em comparação ao ano passado, a compra de bilhetes para a cidade aumentou 256,41%, com acréscimo de 57,86% no ticket médio. Também segundo dados do Inprotur, órgão que regula o setor de turismo no país, entre 1º a 21° de janeiro de 2023, cerca de 98 mil turistas brasileiros entraram no país. Nesse mesmo período, os brasileiros gastaram cerca de 77,04 milhões de dólares, 14% a mais do que no período pré-pandemia.
Por conta da alta do dólar e a desvalorização do peso argentino, a Argentina tem sido um dos lugares mais procurados, além da facilidade de acesso e muitas opções de voos partindo de diferentes regiões brasileiras. Em dezembro de 2022, 1 dólar comprava cerca de 171 pesos argentinos pela cotação oficial, mas, no mercado paralelo (câmbio blue), o mesmo poderia ser trocado por cerca de 316 pesos, de acordo com dados da Dolar Hoy, Western Union e Ripio. Além disso, consequentemente, os valores de hospedagens e Airbnb também estão mais em conta na capital.
Cidades como Bariloche e Mendoza também tiveram aumento na procura
Não é só a queridinha Buenos Aires que têm atraído mais turistas: Bariloche e Mendoza também entram na lista. A compra de bilhetes para Bariloche e o ticket médio aumentaram, ambos, 100% no período. Já as compras para Mendoza, conhecida como o centro da região vinícola do país, cresceram 750% e, o ticket médio, 3,58%. Considerando os dois destinos, os estados brasileiros que mais compraram passagens foram São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
E o aumento não para por aí. Em janeiro deste ano, o Instituto Nacional de Promoção Turística (Inprotur) e a Embaixada da Argentina do Brasil divulgaram o Plano de Ação de Turismo da Inprotur 2023 para o Brasil, com o objetivo de incentivar e acelerar ainda mais o turismo brasileiro no país.