Chile comemora temporada de neve, com quase 60 mil turistas brasileiros nos meses de junho e julho

Número é 49% maior do que o inicialmente projetado para a temporada, comemoram autoridades e empresários chilenos, durante roadshow realizado no Brasil nesta semana.

Iniciativa promovida pelo governo chileno por meio do Serviço Nacional de Turismo (SERNATUR), tem como objetivo de apresentar diferenciais do destino de modo a ampliar oportunidade (Foto: Divulgação)

 

Com circulação total de mais de 300 pessoas e mais de 30 horas de capacitação, rodada de negócios e networking, o Chile encerrou ontem (27/10), em Campinas (São Paulo), o roadshow Chile Travel Brasil 2022, que teve início na terça-feira, dia 25, em Porto Alegre (RS), e, além de São Paulo, também marcou presença em Belo Horizonte (MG), na quarta-feira, dia 26.

A iniciativa foi promovida pelo governo chileno por meio do Serviço Nacional de Turismo (SERNATUR) com o objetivo de apresentar diferenciais do destino de modo a ampliar oportunidades, o processo de recuperação de demanda e, consequentemente, o número de visitantes brasileiros que, nesta temporada de neve, entre os meses de junho e julho, voltou a crescer, atingindo a marca de quase 60 mil turistas, 50% a mais do que os 40 mil projetados para o período. “O brasileiro vem demonstrando muito interesse em conhecer novos destinos, novas rotas e novas opções de experiências que vão além das tradicionais e já consolidadas no Chile. Isso é muito importante para nós, que temos uma riqueza de oportunidades e possibilidades para os diferentes perfis de viajantes. Exatamente por isso, nós ficamos muito felizes em realizar um roadshow ao lado de parceiros do trade turístico que oferece tudo isso”, diz Cezar Ramirez, Suddiretor de Marketing do Sernatur.

Ao todo, 15 empresas participaram da ação, mostrando o que há de novo para os diferentes perfis e demandas de turismo. Entre eles estavam os operadores Anclatour, Chirak, CL Mundo, CTS Turismo, Ekatours, Gran Patagonia, Let`s Go Experience e 9 Travel, e os representantes de produtos Australis, Hotel Cabaña Del Lago, Hoteles Cumbres, JetSMART Airlines, Las Torres, Noi Hotels e Remota.

Matías Carrera, da CTS Turismo, fala sobre a importância da iniciativa para retomar a aproximação com o mercado brasileiro, levando em conta todas as mudanças acontecidas desde o início da pandemia da COVID-19. “Não é somente se voltou não. Mas é sobre saber o que mudou – e muita coisa mudou. Por isso, é preciso essa atualização recíproca: nós trazemos o que há de novo e nós ouvimos a demanda dos brasileiros. É um renascimento para todos nós e nós estamos esperando os brasileiros no Chile”, disse.

Na área dedicada à JetSMART Airlines, que participou do roadshow exclusivamente na etapa de Campinas, muito se falou sobre as oportunidades e necessidade de ampliação da oferta low coast conectando Brasil e Chile, temática que vem sendo trabalhada pela companhia aérea com a confirmação de voos conectando os destinos a partir do Rio de Janeiro (RJ), recentemente lançada e prevista de operar a partir de cinco voos semanais, e do relançamento da frequencia de Foz do Iguaçu (PR) – nos dois casos, com voos a partir de dezembro.

Do Chile, a subsecretária de Turismo, Veronica Kunze, enviou sua mensagem, reforçando que “seguimos um país seguro, com alta taxa de vacinação de nossa população e preparado para receber turistas de diferentes estilos e perfis, graças a nossa oferta variada e com diferentes destinos para escolha”.

A segurança do destino também foi destacada por Alberto Pirola, da NOI Hotels. “O Chile foi um dos últimos países do mundo e o último das Américas a reabrir suas fronteiras e flexibilizar a entrada de estrangeiros. Isso, claro, teve um impacto negativo, que foi o tempo de retomada. No entanto, de outro lado, o trade turístico, incluindo o viajante, sabe que somos um país seguro. E isso é muito importante”, reforçou o executivo que comemora e destaca a importância do viajante brasileiro, que é o terceiro mais importante, em termos de fluxo, perdendo apenas para os blocos Europa e Estados Unidos/Canadá. “Nesta temporada, com exceção do viajante interno, o Brasil representou 80% dos turistas, enquanto o resto do mundo ficou com 20%. Estamos nos recuperando rapidamente, mas há muito trabalho a ser feito”, disse.