Mitsubishi Electric investe cerca de US$ 222 milhões em nova fábrica na Índia
Alinhada à estratégia global da empresa, nova fábrica na Índia contará com soluções de eficiência energética e iniciativas para neutralidade de carbono.
A empresa está acelerando o lançamento de produtos de alto desempenho, com menor consumo de energia e ecologicamente corretos. (Foto: Divulgação)
A Mitsubishi Electric Corporation anunciou o investimento de cerca de 26,7 bilhões de ienes (cerca de US$ 222,5 milhões) na construção de uma nova fábrica na Índia para a produção de condicionadores de ar e compressores. A unidade será operada pela subsidiária Mitsubishi Electric Índia Pvt. Ltd.
O objetivo é atender à crescente demanda do mercado indiano e a previsão é de que a capacidade anual inicial da nova instalação totalize, em outubro de 2025, a produção de 300 mil unidades externas de ar-condicionado e, a partir de dezembro de 2025, de 650 mil compressores.
Várias iniciativas para a neutralidade de carbono fazem parte do projeto da nova fábrica, incluindo a redução das emissões de dióxido de carbono por meio de isolamento térmico aprimorado e o uso de ar-condicionado altamente eficiente e sistemas de água aquecida e iluminação LED.
Além disso, atenderá aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda da ONU, com ações de reutilização de águas residuais por meio de tratamento de filtração subterrânea e outras iniciativas de “site greening” para mitigar o impacto ambiental, como o não uso de copos plásticos, por exemplo.
Mercado em crescimento
Espera-se que a demanda para substituir sistemas de ar-condicionado e refrigeração mais antigos por modelos mais novos continue crescendo à medida que consumidores e empresas percebam as vantagens dos aparelhos com baixo GWP (Global Warming Potential – Potencial de Aquecimento Global) e com maior eficiência energética.
A estratégia Advance & Innovation 2025 da Mitsubishi Electric, lançada em novembro de 2021, visa vendas de sistemas de ar-condicionado e refrigeração no valor de 1,26 trilhão de ienes (cerca de US$ 10,5 bilhões) e lucro operacional de 12% até o ano fiscal que termina em março de 2026.
Seguindo essa estratégia, a empresa está acelerando o lançamento de produtos de alto desempenho, com menor consumo de energia e ecologicamente corretos para oferecer aparelhos que atendam às necessidades locais e expandir a produção de forma estável com prazos de entrega mais curtos.
Além disso, o alinhamento das áreas de vendas, serviços, gerenciamento de instalações e reciclagem devem contribuir para um maior ciclo de vida dos produtos.
A Mitsubishi Electric espera investir cerca de 180 bilhões de ienes (cerca de US$ 1,5 bilhão) em instalações similares em todo o mundo, incluindo Europa e Estados Unidos, durante um período de cinco anos, até o final do ano fiscal de 2026.
Presença local
A oferta de sistemas de ar-condicionado e refrigeração da Mitsubishi Electric na Índia começou com o estabelecimento em 2010 da Mitsubishi Electric Índia Pvt. Ltd., inicialmente importando e vendendo produtos. A partir daí, a empresa expandiu seus negócios ampliando seus canais de vendas e ganhou força no mercado como uma marca premium, fornecendo uma ampla variedade de produtos de alta qualidade e alto desempenho.
A nova fábrica de 88 mil metros quadrados será construída em uma área de 210 mil metros quadrados em Tamil Nadu, no sul da Índia. O objetivo é que a instalação apoie fortemente o fornecimento estável de produtos da Mitsubishi Electric, à medida que o mercado indiano continua a crescer devido ao aumento da população e à expansão da economia.
Tem como objetivo também fortalecer as capacidades de desenvolvimento para atender as demandas locais e fornecer soluções de ciclo de vida do produto incorporando equipamentos de ar-condicionado e refrigeração.