João Fonseca bate Mensik e encerra fase de grupos do Next Gen Finals com 100% de aproveitamento

Em mais uma bela exibição no Torneio Next Gen Finals, o brasileiro João Fonseca (145º) fechou a fase de grupos da competição com 100% de aproveitamento ao derrotar o checo Jakub Mensik (48º), nesta sexta-feira, em Jeddah, por 3 sets a 2, com parciais de 3/4 (4/6), 4/3 (10/8), 4/3, (7/5), 3/4 (4/6) e 4/3 (7/5), em 2h11min de partida. Este foi o segundo jogo mais longo da competição.

Com a vaga já garantida na semifinal antes mesmo de entrar em quadra (avançou como o primeiro no Grupo Azul), o tenista carioca encerra essa etapa com três triunfos. Na estreia, o resultado positivo foi sobre o favorito Arthur Fils. No segundo confronto, o carioca superou o americano Learner Tien.

Com o fim da primeira etapa, as semifinais já estão definidas. No sábado, às 15h (horário de Brasília) João Fonseca busca um lugar na decisão diante de Luca Van Assche (128º), da França. Na outra chave, às 13h (horário de Brasília) o americano Alex Michelsen enfrenta o seu compatriota Learner Tien.

Feliz pelo resultado, ele quer agora manter o foco para repetir o desempenho na semifinal do Next Gen Finals. "Quero me comportar como no jogo de hoje. Conheço o Luca (Van Assche). É um jogador muito sólido. Será a primeira vez que nos enfrentaremos e vou fazer o meu melhor. Espero conseguir a vitória", afirmou João após a partida.

A partida contra Mensik foi bastante disputada e os cinco sets foram definidos no tie-break. Em um confronto ajustado nos detalhes, Mensik levou a melhor na primeira parcial. O checo escapou de um 0/40 no início da partida, com direito a três aces seguidos no mesmo game e abriu vantagem.

No segundo set, Fonseca salvou quatro set points e definiu a parcial com uma passada espetacular. A virada veio na terceira parcial em outro confronto bastante equilibrado onde o brasileiro voltou a ter mais frieza no momento de aplicar seus golpes.

Com games rápidos e pontos definidos com poucas trocas de bola, o jogo seguiu disputado no quarto set. O brasileiro chegou a abrir vantagem no tie-break, mas não aproveitou as chances e permitiu o empate em 2 a 2 após um belo ace de Mensik. Na abertura do quinto set, valeu a boa fase de Fonseca para marcar o ponto decisivo e definir a vitória por 3 sets a 2.

REGRAS DIFERENTES

O Next Gen, um dos torneios mais novos do calendário, conta com regras diferentes a cada edição. As partidas são decididas em melhor de cinco sets curtos, sendo que cada parcial é vencida pelo tenista que faturar quatro games primeiro.

Não há troca de lados após o primeiro game. Eles trocarão de posição e poderão descansar por 90 segundos após os três primeiros games e também no final do set. Durante o tie-break, a mudança de lado acontece a cada seis pontos. O intervalo ao final do set será de 90 segundos.

Outra alteração está no relógio de saque. O tempo entre os pontos foi reduzido de 25 para apenas 15 segundos no caso de o ponto ter menos de três golpes. O intervalo entre o primeiro e segundo saque será de oito segundos e um relógio contabiliza o tempo decorrido.