Ultraprocessados representam a maior parte da alimentação dos brasileiros

Estudo da VR destaca ainda que o consumo de carne bovina compromete 10% do valor gasto por compra.

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Estudo da VR destaca ainda que o consumo de carne bovina compromete 10% do valor gasto por compra (Foto: Freepik)

Com a proximidade do Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, a VR realizou um levantamento sobre os hábitos de consumo dos trabalhadores brasileiros, e descobriu quais foram os itens alimentares mais comprados. Os dados são oriundos de cerca de 300 mil notas fiscais que foram registradas pelos trabalhadores que utilizam o Super App da marca, no período de setembro de 2022 a setembro deste ano.

Segundo o estudo, os ultraprocessados ocupam o primeiro lugar (22%), seguido por frutas, legumes e verduras (19%), leites e iogurtes (13%) e grãos (9%). Refrigerantes e bebidas prontas estão em quinto lugar, empatados com as proteínas. No entanto, a carne bovina representa, em média, 10% do valor pago por compra de valor aproximado de R$ 126, com 16 itens variados. Na sequência estão o frango, com 6,8% do gasto, e os ovos, com 2,8%. Entre os hortifrutis, a banana representa um percentual de 8,6% do pagamento, seguida pela cebola (7,1%) e a batata (6,5%). Na análise geral sobre o volume de itens alimentares adquiridos, os mais comprados são pães (19%), biscoitos (17%), refrigerantes (14%), leite (11,7%), chocolate (10,9%) e snacks e salgadinhos (10,5%).

O cadastro de notas fiscais faz parte do programa de cashback da VR, no qual o sistema ao identificar ofertas exclusivas firmadas previamente entre a VR e a indústria, retorna uma porcentagem do valor gasto diretamente para a carteira do cliente no aplicativo. Basta o usuário escanear ou fotografar o código QR ou digitar os números das notas fiscais para receber dinheiro de volta e ainda participar de sorteios semanais de R$ 500 e mensais de R$ 3 mil. A coleta de dados feita pelo sistema é totalmente anonimizada e preserva a privacidade dos consumidores.

Segundo Cássio Carvalho, diretor-executivo da VR Shopping unidade de negócios de marketplaces e ofertas da VR, a inteligência artificial embarcada no SuperApp faz a análise macro sobre perfil de compra dos consumidores e é uma oportunidade para indústria e varejistas terem um olhar mais atento sobre as preferências das famílias, auxiliando nas estratégias de lançamento de produtos e até mesmo na qualidade da alimentação.