Pesquisa demonstra como está a preparação do brasileiro para o mercado de trabalho

Estudo realizado pela Pearson e o Google traz insights sobre as necessidades de aprimoramento dos profissionais no mercado de trabalho

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Estudo realizado pela Pearson e o Google traz insights sobre as necessidades de aprimoramento dos profissionais no mercado de trabalho (Foto: Jason Goodman/Unsplash)

Entender para onde caminha o futuro do mercado de trabalho no Brasil é uma das principais preocupações de empregadores, gestores de RH e pessoas, de diferentes faixas etárias, que desejam direcionar suas carreiras. Para esclarecer melhor esse assunto, a Pearson desenvolveu uma pesquisa, em parceria com o Google, com 4.000 entrevistados, em quatro países (EUA, Reino Unido, Índia e Brasil). A pesquisa intitulada Pearson Skills Outlook, traz dados que demonstram que os profissionais brasileiros estão se preparando para um ambiente de trabalho tecnológico, em que será preciso priorizar o desenvolvimento de habilidades, como trabalho em equipe e liderança, a fim de evoluírem em sua trajetória profissional.

Segundo Heloisa Avilez, diretora de Higher Education para a América Latina da Pearson, a pesquisa só evidenciou o que já está sendo vivido pelos trabalhadores em nosso país. “Com esses dados em mãos, é possível contribuir para a promoção de soluções para os profissionais conseguirem acompanhar a evolução do mercado de trabalho, se mantendo cada vez mais capacitados. Isso é relevante tanto para empregadores quanto para funcionários terem uma noção da realidade e se atualizarem sobre essas tendências”, relata.

Os trabalhadores brasileiros que participaram da entrevista relataram que educação e treinamento são vistos como fontes vitais para o avanço na carreira, sendo que 83% deles acreditam que as pessoas precisam continuar reaprendendo e treinando, ao longo de suas carreiras, para se atualizar. Já 82% concordam que o mundo está mudando para um modelo em que as pessoas participam do aprendizado e da educação, ao longo da vida. 51% desses empregados relataram que seus empregadores oferecem qualificação como benefício e, dos trabalhadores que receberam treinamento, 92% aproveitam.

A análise confirma mais uma tendência de mercado, que é o investimento das empresas na continuidade da formação dos seus talentos, com estratégias eficientes de gestão de pessoas, com foco em reter profissionais qualificados, mantendo seu time atualizado e engajado. À vista disso, 70% dos brasileiros pesquisados afirmaram preferir aprender por meio do empregador. Uma outra condição muita requisitada atualmente no mercado de trabalho são as habilidades linguísticas, fundamentais para a mobilidade social e econômica. Isso também é confirmado pelos dados do estudo, que demonstram que 77% dos entrevistados acreditam que aprender inglês é essencial para que avancem em suas carreiras.

Para Heloisa, esse cenário apresentado pelos subsídios obtidos na análise comprova a vontade do trabalhador brasileiro de evoluir e estar capacitado para o mercado de trabalho. “Esses insights são informações que podem servir como base para as empresas, empregadores, gestores de RH e também provedores de educação, pois assim é possível antecipar tendências e oferecer soluções adequadas para esse mercado”, detalha.

Visando esse cenário, a Pearson Higher Education oferece soluções de qualificação, com validação digital, às empresas que buscam enriquecer os currículos e impulsionar as carreiras de seus colaboradores. A multinacional fornece para as companhias o modelo de microcertificações, que permitem desenvolver e testar conhecimentos e habilidades técnicas e comportamentais dos profissionais, além da emissão de certificados digitais de tecnologia por meio da Certiport, líder mundial no segmento. A empresa também disponibiliza credenciais digitais, por meio da Credly, que é a maior empresa emissora de badges no mundo, permitindo que as habilidades dos profissionais sejam verificadas e que os empregadores visualizem as qualificações dessas pessoas.