Mulheres não ocupam nem 1/3 dos cargos de gestão nas agências

A 9ª edição do Censo Agência Operand confirma sub-representatividade feminina entre líderes do setor publicitário.

Sub-representatividade feminina entre líderes do setor publicitário. (Foto: Divulgação)

Com a participação de 541 profissionais em cargos de gestão nas agências, a pesquisa realizada pela Operand permite afirmar que, dos participantes, apenas 32,72% se identificam como mulheres, o que não chega nem a 1/3 do total.

As duas últimas edições do estudo contemplaram uma questão sobre identidade de gênero, o que permitiu obter esses dados e, acima de tudo, essa reflexão sobre uma sociedade que ainda as coloca em uma posição de minoria sendo que, como população, elas são a maioria.

Segundo dados da PNAD Contínua 2021, o número de mulheres no Brasil - 51,1% - é superior ao de homens - 48,9% - na composição da população brasileira.

Contudo, no mercado de trabalho a sub-representatividade feminina ainda preocupa e exige esforços e iniciativas para construção de uma cultura corporativa mais igualitária.

De acordo com pesquisa realizada pela Grant Thornton (2022), as mulheres ocupam 38% dos cargos de liderança no Brasil, enquanto em 2021, 39% das mulheres estavam em cargos de liderança.

Embora tenha apresentado uma ligeira queda entre 2021 e 2022, a presença de mulheres em cargos de liderança cresceu nos últimos anos. Em 2019, era de 25%, ou seja, desde então houve um avanço de 13%, o que é excelente, mas insuficiente para colocá-las lado a lado aos homens.

A presença feminina na gestão das agências de publicidade e marketing

Conforme mencionado, os resultados da 9ª edição do Censo Agências seguem a mesma tendência dos números levantados pela Grant Thornton (2022). A presença feminina na gestão das agências ficou em 32,09% em 2022, e 32,72% na edição 2023 do Censo. Veja os resultados mais recentes:

Censo Agências 2022

  • 67,91% se identificam como homens;
  • 32,09% se identificam como mulheres.

Censo Agências 2023

  • 67,1% se identificam como homens;
  • 32,72% se identificam como mulheres;
  • 0,18% preferiu não informar.

Como os números apontam, há uma sub-representatividade feminina no mercado de agências, no que diz respeito à gestão, direção executiva e administração dessas empresas.

A igualdade de gênero é um compromisso da sociedade, e existe um caminho a ser percorrido por empresas e pessoas para que a sub-representatividade feminina na liderança dê lugar ao protagonismo das mulheres nos cargos de gestão. Para ter acesso a esse e outros dados, acesse censoagencias.com.br.

 

Quem faz o Censo Agências

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