Estudo do UOL revela perfis e hábitos de compra de consumidores interessados em automóveis

O levantamento "UOL Mercado de Autos", realizado pela área de Consumer Insights, cruzou dados do TGI Kantar IBOPE Media com os da audiência.

PROPCAST: investimentos, conteúdo, eleições: Paulo Samia, CEO do UOLPaulo Samia, CEO do UOL Conteúdo e Serviços. (Foto: Divulgação)

No dinâmico mercado automotivo, entender o perfil, os costumes e os desejos dos compradores de carros é essencial para as montadoras e revendedores. Além de atuar como meios de locomoção, também auxiliam no trabalho, passeios, meio de ganhar dinheiro e claro, simbolizam o sonho dos apaixonados por automóveis. E na hora de escolher um bom modelo, muitos aspectos são levados em consideração, entre eles: a segurança, confiabilidade da marca, o projeto mecânico e o relacionamento da marca com os clientes. 

Com o objetivo de analisar os comportamentos e preferências dos potenciais consumidores de carros, o UOL realizou um estudo que mapeia o perfil e os hábitos desses compradores. A pesquisa intitulada UOL Mercado de Autos”foi desenvolvida pela área de Consumer Insights, através do cruzamento de dados do TGI Kantar IBOPE Media com os da audiência do site.  

Metade dos visitantes do UOL (50%) afirma que pretende comprar um carro nos próximos dois anos. O motivo mais citado para a pretensão é a necessidade de substituir o automóvel já existente (mencionado por 36%), enquanto outros 19% querem adquirir um veículo adicional. Os que ainda não possuem carro e pretendem comprar seu primeiro correspondem a 33%. 

Na audiência, a maioria (59%) já possui um automóvel. Entre eles, 76% declaram ter apenas um veículo. Parcela significativa (21%) afirma possuir dois carros e 3% declararam ser donos de três ou mais. 

O levantamento aponta também comportamentos, hábitos e preferências dos consumidores. Entre os dados, chama a atenção a paixão pela direção. Dos respondentes, 69% afirmam que apreciam muito o ato de dirigir, 64% dizem que ao comprar um veículo, é importante que ele seja divertido de pilotar e 59% declaram ter um espírito aventureiro. 

Mas os consumidores com perfil mais clássico também estão entre a audiência. No quesito mobilidade, 93% dizem gostar de produtos que facilitem o dia a dia, 71% não renunciam ao conforto, 68% gostam de marcas mais tradicionais e 54% afirmam que escolheriam um carro por sua função e estilo. 

A pesquisa apresenta ainda um ranking das marcas de automóveis que estão no topo das intenções de compra. Chevrolet aparece como líder, com 20% das menções, seguida de Fiat (19%), Volkswagen (16%), Honda (10%), Toyota e Ford (ambas com 6%) e Hyundai (5%). 

A maioria (55%) diz que prefere comprar um carro usado, outros 39% afirmam preferir um carro seminovo e 30% dão prioridade a um carro novo. A categoria sedan lidera as intenções de compra, com 36% das citações, seguida de hatch (17%), SUV (11%) e picape (7%). 

O meio ambiente também é um fator relevante que se relaciona com o consumo de carro: 90% afirmam que as empresas deveriam ajudar o consumidor a ser responsável com o meio ambiente; 88% se preocupam com a poluição e com o congestionamento de automóveis; 85% estão dispostos a pagar mais por um produto sustentável e 80% estão dispostos a mudar o estilo de vida para beneficiar o meio ambiente. 

“É importante dizer que os hábitos de compras dos consumidores evoluíram muito nos últimos anos. Por isso, é essencial que as marcas invistam em uma comunicação que crie conexão com o consumidor e reforce temas que são mais relevantes para eles. As pautas ambientais, por exemplo, vêm ganhando cada vez mais força, fazendo com que o público se preocupe mais com as práticas sustentáveis, principalmente quando falamos do setor automotivo”, conclui Paulo Samia, CEO do UOL Conteúdo e Serviços. 

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