Consumo volta a apresentar tendência de crescimento, diz estudo IBEVAR - FIA Business School

Em relação aos últimos doze meses até setembro de 2023, projeção de aumento no consumo é de 3,97%

denisse-leon-udFxtLRzB0A-unsplash

Em relação aos últimos doze meses até setembro de 2023, projeção de aumento no consumo é de 3,97% (Foto: Unsplash)

O estudo IBEVAR – FIA Business School, regularmente produzido sobre as tendências do consumo mostram um aumento de 7,78% no terceiro trimestre de 2023 em relação ao mesmo trimestre de 2022 e de 1,32%, em relação ao segundo trimestre deste ano.

Em relação aos últimos doze meses até setembro de 2023, projeta-se, neste momento, um aumento do consumo de 3,97%, segundo Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR e professor da FIA Business School. Ele acrescenta também que comparando o consumo dos três primeiros trimestres de 2023 com igual período de 2022 verifica-se uma expansão da ordem de 5,31%.

Complementarmente levantaram-se também nesse estudo, como usualmente se faz, as disposições de compras a partir das manifestações espontâneas dos consumidores nas redes sociais. Esse levantamento permite a sondagem de categorias mais específicas, incluindo alguns serviços, ou seja, 22 segmentos no total.

Desses 22 segmentos, para 17 se espera crescimento ou manutenção (77%) e apenas para 5 deles (23%) projeta-se queda. Portanto, mais uma vez, os dados vindos das redes sociais indicam um ambiente bem mais favorável ao consumo nos próximos meses: “A aprovação da reforma tributária certamente contribuiu para esse cenário mais auspicioso. Entretanto, o comprometimento da renda real, evidenciado na expansão contínua da inadimplência, pode diminuir ou mesmo frear esse movimento expansionista”, explica Felisoni.