Brasileiros estão cada vez menos leais a marcas e fragrâncias de detergente líquido para louças
Dados da Kantar apontam que categoria atinge 98% dos lares nacionais
Dados da Kantar apontam que categoria atinge 98% dos lares nacionais (Foto: Unsplash)
Os brasileiros compram detergentes a cada 25 dias e, em média, estão levando para casa três marcas diferentes de detergente líquido para louças durante o ano. Segundo informações da Kantar, líder em dados, insights e consultoria, os consumidores também optam entre três e seis fragrâncias no período.
Independentemente das preferências, a categoria atinge 98% dos lares brasileiros – ou 59 milhões de famílias, e durante o ano móvel encerrado no segundo trimestre de 2023 houve alta na frequência (+5,1%) e no volume por viagem (+4%) na comparação com o mesmo intervalo de 2022. Além disso, mais da metade da aquisição de detergentes (63,3%) envolveu a missão de compra de abastecimento.
É importante ressaltar que houve um aumento no preço dos produtos: a categoria sofreu alta de 16,6% no período. Esse movimento afetou, consequentemente, o faturamento de detergente líquido para louças, que cresceu +27,2%.
A categoria tem maior destaque no Norte-Nordeste (NNE), onde ganha volume acima das outras regiões (+4,5%), e apresenta maior relevância entre as classes mais baixas e os consumidores maduros acima de 40 anos.
Os dados acima fazem parte do Painel de Uso e Consumo da Kantar, com 4.000 indivíduos, que representam 58 milhões de brasileiros, em sete Regiões Metropolitanas (RMs SP, RJ, NE e Sul), de todas as classes sociais e faixas etárias do Brasil.