DHL lança solução expressa para pesquisa clínica com entregas do Brasil aos EUA no dia seguinte
Expansão no Brasil fortalece os setores de Biofarma e Pesquisa Clínica.
Expansão no Brasil fortalece os setores de Biofarma e Pesquisa Clínica. (Foto: Divulgação)
A DHL Express ampliou sua capacidade de entregas no dia seguinte com a inclusão da rota Brasil–EUA no seu serviço especializado Medical Express (WMX). Essa nova conexão entre a América do Sul, Porto Rico e os Estados Unidos traz benefícios diretos aos clientes dos setores farmacêutico e de pesquisa clínica. A solução de transporte visa mitigar de maneira eficaz os riscos enfrentados por empresas com cadeias de suprimento complexas, um fator crucial para a pesquisa médica e os ensaios clínicos que buscam aprimorar os resultados de testes em pacientes.
Com o serviço, a DHL Express gerencia com excelência os requisitos de exportação e regulamentação para remessas urgentes que exigem controle específico de temperatura. O serviço permite o transporte de amostras de Porto Rico, Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e Peru para laboratórios centrais nos EUA em menos de 30 horas a partir da coleta do paciente, o que é crucial para exames como citometria de fluxo e outros testes sensíveis ao tempo.
A rede líder de mercado da empresa no Brasil foi fortalecida por meio da plataforma DHL WMX voltada para ensaios clínicos. A iniciativa inclui um Centro de Atendimento ao Cliente especializado, com representantes bilíngues para sites de pesquisa, fornecimento de gelo seco e embalagens com controle térmico, ferramentas online para agendamento de coletas e pedidos de suprimentos, além de uma interface chamada Express Logistics Platform (ELP), que conecta os sites. A equipe dedicada de atendimento ao cliente para Life Sciences e todos os sistemas operacionais de backoffice estão integrados às operações da DHL e à plataforma ELP.
“No Brasil, o tempo é um fator crítico quando falamos de pesquisa clínica. Por isso, nossa estrutura integrada nos permite antecipar as aprovações de exportação mesmo antes da chegada das amostras às nossas unidades. Isso representa um salto de eficiência e contribui diretamente para acelerar os avanços em saúde,” afirma Mirele Mautschke, CEO da DHL Express Brasil.
Desde a pandemia, conectar a América do Sul ao principal ponto de entrada dos EUA (Miami) tem sido um desafio, devido à limitação de voos comerciais. No entanto, desde 2023, com uma aeronave operada pela DHL partindo de Miami para seu Hub em Cincinnati (CVG) pela manhã, mais de 65% das amostras em temperatura ambiente passaram a chegar aos laboratórios centrais nos EUA um dia mais cedo.
“Com o crescimento exponencial dos ensaios clínicos na América Latina, criamos uma solução robusta e dedicada para garantir que amostras sensíveis cheguem com rapidez e confiabilidade aos centros de análise nos Estados Unidos. Nosso voo direto diário a partir de Miami é uma ponte vital entre ciência e resultados para o paciente”, explica Mirele.
De acordo com a DHL Express, o serviço Medical Express atende uma demanda crítica da indústria por serviços especializados nos setores farmacêutico e de pesquisa clínica. A empresa oferece uma solução eficaz graças à sua rede internacional sólida e profundo conhecimento regulatório na importação e exportação de produtos farmacêuticos, kits de teste e amostras diagnósticas.
Com frota própria, a DHL Express consegue oferecer uma combinação ideal entre agilidade, confiabilidade e custo-benefício. Clientes qualificados têm à disposição opções de temperatura (ambiente, refrigerada e congelada), planos de contingência predefinidos para evitar atrasos e monitoramento proativo das remessas 24 horas por dia através de seus Centros de Controle de Qualidade. O serviço é capaz de transportar kits laboratoriais, dispositivos médicos, espécimes biológicos (sangue, saliva, urina, tecidos etc.), produtos de pesquisa, medicamentos comerciais e não-comerciais, e equipamentos médicos.
O anúncio acompanha a recente notícia de que o Grupo DHL está investindo €2 bilhões nos próximos cinco anos para aprimorar suas capacidades logísticas no setor de Life Sciences & Healthcare (LSH). Esse investimento fortalecerá as operações logísticas nas Américas, Ásia-Pacífico e EMEA, em resposta às crescentes demandas do setor.
A DHL é o primeiro integrador logístico a entrar no mercado latino-americano com um serviço completo voltado às necessidades específicas do setor de pesquisa clínica, oferecendo uma alternativa consistente às operadoras premium e especializadas que tradicionalmente atuam na região.