"Meios de pagamento são a forma mais tempestiva de se monitorar a economia", afirma diretor do Banco Central

Angelo José MontAlverne Duarte, chefe do departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC, participou do debate sobre "A revolução nos meios de pagamentos e os impactos no comércio brasileiro" com o sócio da XP Investimentos, Rafael Furlanetti, e o CFO do Grupo Boticário, Marcelo Azevedo, no 8º Fórum LIDE de Varejo e Marketing.

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Angelo Duarte: PIX é forma de reduzir o pagamento em dinheiro. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)

O chefe do departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central do Brasil, Angelo José MontAlverne Duarte, afirmou que o BC não vai atuar no controle do custo da transação instantânea (PIX) oferecida por instituições privadas. A declaração ocorreu no 8º Fórum LIDE de Marketing e Varejo, neste sábado (3).

"Entendemos que o mercado deve agir naturalmente para se adaptar ao novo PIX. O livre mercado é importante também neste momento e não temos a intenção de regular eventuais serviços [cobrados, por exemplos, a varejistas por meio de bancos privados]", disse o chefe de departamento do BC.

Angelo Duarte explicou que a concepção da plataforma focou-se em oferecer uma solução com confiabilidade de transação financeira para a maioria dos brasileiros, mesmo os desbancarizados. "O PIX é uma das formas de reduzir o pagamento em dinheiro, que representa entre 50 a 60% das operações", disse.

"O PIX consegue embarcar ferramentas muito seguras e modernas, que o legado de transações até então não dispõe. Os meios de pagamento são a forma mais tempestiva de se monitorar a economia. É uma solução tecnológica", afirmou.

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Marcelo Azevedo: PIX favorece a inclusão financeira. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)

Expectativa positiva

Para o CFO do Grupo Boticário, Marcelo Azevedo, que participou do evento remotamente, o novo sistema de pagamentos instantâneos apresentado pelo BC é benéfico ao mercado por tornar eficiente as transações. Para o executivo, o PIX também é positivo mercado de crédito.

"O PIX aumenta a inclusão financeira, traz a digitalização para os meios de pagamentos e pode otimizar a entrega de uma encomenda para o mesmo dia, o que não é possível hoje por conta do tempo de compensação de boleto", afirmou o CFO do Grupo Boticário.

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Rafael Furlanetti: jornada do cliente é facilitada com o PIX. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)

Rafael Furlanetti, sócio da XP Investimentos, defendeu a importância dos ecossistemas empresariais.

"PIX é uma solução das ferramentas de fricção para a jornada do consumidor. Cada vez que a gente gerar menos fricção para o cliente, a gente vai ganhar esse jogo. O cliente quer a experiência fluída".

Mais possibilidades

A Via Varejo conquistou mais de 12 milhões de usuários no app durante a quarentena. “Mais do que um canal de venda, nós humanizamos o canal digital”, afirmou o diretor-presidente da companhia, Roberto Fulcherberguer, durante o painel sobre "Como a tecnologia e o digital transformam o mercado".

Fulcherberguer explica ainda que a plataforma é importante para o varejo, porém o que é mais importante é a relação com o consumidor. “Como e onde comprar é decisão do cliente. Hoje, é ele quem decide o jogo”.

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Roberto Fulcherberguer: digital gerou oportunidades em meio à crise. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)

Quem defendeu a mesma ideia é o vice-presidente de Operações de Loja, Multicanal e Expansão da Raia Drogasil, Renato Cepollina Raduan. Para o executivo, a omnicanalidade dá autonomia e prioridade ao cliente. “São os clientes que decidem onde, quando e como querem comprar”.

Seguindo na esteira do crescimento digital, a Petz também tem muito o que comemorar, segundo o CEO Sergio Zimerman. “Nosso índice de omnicanalidade cresceu bastante. Quando abrimos uma loja física, aumentamos a loja on-line em seis vezes”, comemora.

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Juliano Ohta celebrou a ampliação do alcance digital da empresa. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)

5 milhões de novos de clientes

O CEO da Telhanorte-Tumelero, Juliano Ohta, revelou, durante apresentação no painel “As transformações no cenário global e seus impactos", também neste sábado, que a empresa adquiriu 5 milhões de novos clientes durante a pandemia no Brasil. "Colocamos o digital como prioridade de ação e não deixamos apenas no plano de ideias", contou.

"Precisamos repensar as lojas grandes do passado para sermos mais eficientes no digital. As marcas que estão se saindo melhor são aquelas que não atendem apenas o cliente, mas a sociedade como um todo", defendeu da varejista, que integra o grupo Saint-Gobain Brasil - uma das maiores do mundo.

Para o presidente da Kaduna Consultoria e vice-presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), Roberto Giannetti da Fonseca, que dividiu a apresentação do painel, a pandemia
possibilitou que um novo padrão de consumo se formasse. "Temos um consumidor diferente no pós-covid", disse.

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Caio Megale, economista-chefe da XP, fez a abertura do evento. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)

Caio Megale: o mundo está voltando 

O economista-chefe da XP Investimentos, Caio Megale, demonstrou otimismo diante do cenário pós-pandemia na abertura do evento, na sexta-feira (2). "A economia ainda está desbalanceada e isso é notável. O varejo vem forte. De maneira geral, o mundo está voltando e as coisas estão andando", disse

"No início da pandemia, a opção era errar para cima. Fazer o que precisa ser feito. Não é uma reação de estimular a economia inicialmente, mas é uma reação de suporte e de manter as pessoas vivas", considerou Caio, que assumiu a chefia da XP investimentos em agosto, depois de deixar o governo.

Na ocasião, o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, manteve o mesmo tom otimista. O ano de 2020 entrará para história da humanidade, com impactos profundos no comportamento das pessoas. Daqui a 100 anos, essa pandemia estará nos livros, mas sintetiza o nosso aprendizado", disse.

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Vice-governador de SP, Rodrigo Garcia, está otimista. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)

8º Fórum LIDE de Varejo e Marketing

Para debater o tema “As transformações globais e seus impactos no marketing, varejo, e no consumo brasileiro”, o 8º Fórum LIDE do Varejo e Marketing, um dos mais importantes eventos dos segmentos no país, reúne as principais lideranças empresariais do Brasil. O evento é híbrido.

Para a segurança dos envolvidos, foram elaborados rígidos protocolos de saúde, todos seguindo as recomendações das autoridades. No local do evento, há espaçamento entre os participantes, álcool  em gel e o uso obrigatório de máscara entre outras ações de sanitização.

0e403cfa-01d8-4238-9585-90e20b7fa6cdRígidos protocolos de segurança foram cumpridos no evento. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)