Líderes empresariais trocam experiências em cases no 8º Fórum LIDE do Varejo e Marketing
Painéis interativos aproximaram empresários para discutir caminhos e soluções sobre os setores.
Empresários e executivos trocaram experiências e cases em quatro painéis interativos durante o 8º Fórum LIDE do Varejo e Marketing, neste sábado (3). As reuniões aproximaram líderes empresariais para discutir os segmentos no contexto pós-pandemia do novo coronavírus.
Os painéis interativos são pequenos grupos no qual o participante tem a oportunidade de iniciar uma conversa-debate. O objetivo é estabelecer um diálogo construtivo e de forma coletiva, para o estímulo às trocas de ideias, às novas soluções e aos negócios potenciais dos setores.
Thiago Musa: segurança das informações digitais. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)
O painel Repensando negócios com Big Bang Financeiro (LGPD, Taxa Real, PIX) reuniu o country manager Latam da Qualys, Thiago Musa, e a vice-presidente da Pernambucanas, Silvia Vilas Boas.
"A tecnologia é a base hoje de todos os processos. A segurança nesse processo e na tecnologia também é outro ponto muito importante, principalmente com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados. Todos estão aprendendo nesse processo de implantação", disse Musa.
Silvia Villas Boas: loja física tem papel importante para o PIX. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)
"O Varejo é muito importante. Agora, a loja física vai ter um peso muito importante para a implantação do PIX (transação instantânea). Nenhuma dúvida de que veio para ficar e que faz parte da transformação dos meios de pagamentos, assim como o Open Banking em inclusão financeira", ponderou Silvia.
Vander Giordano: shopping é um hub social. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)
O vice-presidente institucional da Multiplan, Vander Giordano, debateu sobre as Mudanças com a reconfiguração dos shoppings centers.
"O shopping vai continuar existindo e vai ser mais forte do que nunca. A natureza do shopping é dar prazer às pessoas. O shopping funciona como uma espécie de hub social. Vai ser sempre serviço, mas também vai ser mais cultura, arte, lazer e ambiente verde".
Sylvia Leão: transformação depende da tecnologia. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)
A conselheira da TOTVS, Grupo Baumgart, Sodimac Brasil e da Mendelics, Sylvia Leão, conversou sobre O que o digital pode ensinar para as lojas físicas.
"Chegamos à conclusão que a primeira grande transformação é a mudança de mindset. Não tem transformação se a tecnologia não for um grande fator viabilizador. Precisamos entender que a baixa tolerância ao erro ao varejo físico é coisa do passado".
Helio Freddi: mercado busca manter a qualidade. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)
Helio Freddi, gerente-geral da rede Hirota Food Express, discutiu sobre O que muda no varejo de alimentos com o crescimento da alimentação fora do lar.
"Existe uma preocupação do supermercadista, das redes varejista, em trazer qualidade. A gente considera que o mercado deve caminhar para linha de praticidade, rapidez e preço, mas sem perder em qualidade. É um caminho fundamental para o setor".
Painéis temáticos reuníram líderes empresariais. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)
Transações instantâneas
O chefe do departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central do Brasil, Angelo José MontAlverne Duarte, defendeu as novas possibilidades da transação instantânea no painel sobre a revolução nos meios de pagamento. Segundo ele, o recurso, chamado de PIX, apresenta confiabilidade e indica o novo momento para o setor.
"O PIX consegue embarcar ferramentas muito seguras e modernas, que o legado de transações até então não dispõe. Os meios de pagamento são a forma mais tempestiva de se monitorar a economia. É uma solução tecnológica", afirmou.
Angelo Duarte: PIX é forma de reduzir o pagamento em dinheiro. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)
Para o CFO do Grupo Boticário, Marcelo Azevedo, que participou do evento remotamente, o novo sistema de pagamentos vai beneficiar o mercado. "O PIX aumenta a inclusão financeira, traz a digitalização para os meios de pagamentos e pode otimizar a entrega de uma encomenda", disse.
Rafael Furlanetti, sócio da XP Investimentos, defendeu a importância dos novos ecossistemas empresariais. "PIX é uma solução das ferramentas de fricção para a jornada do consumidor. Cada vez que a gente gerar menos fricção para o cliente, a gente vai ganhar esse jogo. O cliente quer a experiência fluída".
Rafael Furlanetti: jornada do cliente é facilitada com o PIX. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)
Mais possibilidades
A Via Varejo conquistou mais de 12 milhões de usuários no app durante a quarentena. “Mais do que um canal de venda, nós humanizamos o canal digital”, afirmou o diretor-presidente da companhia, Roberto Fulcherberguer, durante o painel sobre "Como a tecnologia e o digital transformam o mercado".
Fulcherberguer explica ainda que a plataforma é importante para o varejo, porém o que é mais importante é a relação com o consumidor. “Como e onde comprar é decisão do cliente. Hoje, é ele quem decide o jogo”.
Roberto Fulcherberguer: digital gerou oportunidades em meio à crise. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)
Quem defendeu a mesma ideia é o vice-presidente de Operações de Loja, Multicanal e Expansão da Raia Drogasil, Renato Cepollina Raduan. Para o executivo, a omnicanalidade dá autonomia e prioridade ao cliente. “São os clientes que decidem onde, quando e como querem comprar”.
Seguindo na esteira do crescimento digital, a Petz também tem muito o que comemorar, segundo o CEO Sergio Zimerman. “Nosso índice de omnicanalidade cresceu bastante. Quando abrimos uma loja física, aumentamos a loja on-line em seis vezes”, comemora.
Juliano Ohta celebrou a ampliação do alcance digital da empresa. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)
5 milhões de novos de clientes
O CEO da Telhanorte-Tumelero, Juliano Ohta, revelou, durante apresentação no painel “As transformações no cenário global e seus impactos", também neste sábado, que a empresa adquiriu 5 milhões de novos clientes durante a pandemia no Brasil. "Colocamos o digital como prioridade de ação e não deixamos apenas no plano de ideias", contou.
"Precisamos repensar as lojas grandes do passado para sermos mais eficientes no digital. As marcas que estão se saindo melhor são aquelas que não atendem apenas o cliente, mas a sociedade como um todo", defendeu da varejista, que integra o grupo Saint-Gobain Brasil - uma das maiores do mundo.
Para o presidente da Kaduna Consultoria e vice-presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), Roberto Giannetti da Fonseca, que dividiu a apresentação do painel, a pandemia
possibilitou que um novo padrão de consumo se formasse. "Temos um consumidor diferente no pós-covid", disse.
Caio Megale, economista-chefe da XP, fez a abertura do evento. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)
Caio Megale: o mundo está voltando
O economista-chefe da XP Investimentos, Caio Megale, demonstrou otimismo diante do cenário pós-pandemia na abertura do evento, na sexta-feira (2). "A economia ainda está desbalanceada e isso é notável. O varejo vem forte. De maneira geral, o mundo está voltando e as coisas estão andando", disse
"No início da pandemia, a opção era errar para cima. Fazer o que precisa ser feito. Não é uma reação de estimular a economia inicialmente, mas é uma reação de suporte e de manter as pessoas vivas", considerou Caio, que assumiu a chefia da XP investimentos em agosto, depois de deixar o governo.
Na ocasião, o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, manteve o mesmo tom otimista. O ano de 2020 entrará para história da humanidade, com impactos profundos no comportamento das pessoas. Daqui a 100 anos, essa pandemia estará nos livros, mas sintetiza o nosso aprendizado", disse.
Vice-governador de SP, Rodrigo Garcia, está otimista. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)
8º Fórum LIDE de Varejo e Marketing
Para debater o tema “As transformações globais e seus impactos no marketing, varejo, e no consumo brasileiro”, o 8º Fórum LIDE do Varejo e Marketing, um dos mais importantes eventos dos segmentos no país, reúne as principais lideranças empresariais do Brasil. O evento é híbrido.
Para a segurança dos envolvidos, foram elaborados rígidos protocolos de saúde, todos seguindo as recomendações das autoridades. No local do evento, há espaçamento entre os participantes, álcool em gel e o uso obrigatório de máscara entre outras ações de sanitização.
Rígidos protocolos de segurança foram cumpridos no evento. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)