Burguer King, Multiplan, Pernambucanas e Verzani & Sandrini conquistam o Prêmio LIDE do Varejo e Marketing 2020

Marcelo Silva, presidente do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), foi o homenageado especial da noite. Marcos Gouvêa de Souza, da Gouvêa Ecosystem, e Marcos Quintela, do VMLY&R GROUP, receberam homenagens surpresas pelas suas trajetórias inspiradoras no Varejo e no Marketing.

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Empresas foram reconhecidas no Prêmio LIDE do Varejo e Mkt. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)

Burguer King, Multiplan, Pernambucanas e Verzani & Sandrini conquistaram o Prêmio LIDE do Varejo e Marketing 2020. O reconhecimento ocorreu no 8º Fórum LIDE do Varejo e Marketing, na noite de sábado (3). Executivos de ambos setores também foram homenageados pelas trajetórias inspiradoras e de sucesso nos segmentos.

O Prêmio LIDE do Varejo e Marketing  reconhece, anualmente, o trabalho realizado por empresas de diferentes setores que contribuem para o crescimento da economia nacional. Confira os vencedores: 

  • DESTAQUE DE MARKETING: Burguer King
  • EXCELÊNCIA EM TENANT MIX: Barra Shopping (Multiplan)
  • OMNICANALIDADE: Pernambucanas
  • SERVIÇOS E SOLUÇÕES AO VAREJO E SHOPPING CENTERS: Verzani & Sandrini

Homenagem especial 

  • Marcelo Silva
    Presidente do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV).

"Agradeço aos associados do IDV, que têm participado de grandes mudanças no Brasil. Somos bastante participativos. O IDV é protagonista que tem o objetivo de construir um Brasil melhor. Nós quemos um país menos desigual", agradeceu Silva, que acompanhou a premiação remotamente. 

Trajetórias inspiradoras

  • Marcos Gouvêa de Souza
    fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem e presidente do LIDE Comércio.

"Todos nós temos uma causa comum que não podemos abrir mão. É a causa Brasil. O Varejo tem a sua parcela contribuição. Nós fazemos questão absouta em contribuir sendo relevante ao país".

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Marcos Gouvêa de Souza: trajetória no Varejo inspiradora. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)

  • Marcos Quintela
    CEO e sócio do VMLY&R GROUP no Brasil e presidente do LIDE Comunicação.

"É um momento muito delicado que estamos discutindo nesse fórum. É um momento muito especial e importante também. É um ato de muita bravura fazer um evento como esse. É disso que o Brasil precisa. Vamos ter que recomeçar".

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Marcos Quintela: ato de bravura recomeçar após a pandemia. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE).

Para debater o tema “As transformações globais e seus impactos no marketing, varejo, e no consumo brasileiro”, a oitava edição do Fórum LIDE do Varejo e Marketing reuniu líderes empresariais na sexta-feira (2) e no sábado (3). Painéis e debate compuseram a programação do evento, que ocorreu de maneira híbrida e seguiu rígidos protocolos de saúde.

Painéis interativos 

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Sylvia Leão: transformação depende da tecnologia. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)

Empresários e executivos trocaram experiências em cases em quatro painéis interativos durantes. As reuniões individualizadas aproximaram líderes da Penambucanas, Multiplan, TOTVS, Qualys e Hirota Food Express para discutir os segmentos no contexto pós-pandemia do novo coronavírus.

"Chegamos à conclusão que a primeira grande transformação é a mudança de mindset. Não tem transformação se a tecnologia não for um grande fator viabilizador. Precisamos entender que a baixa tolerância ao erro ao varejo físico é coisa do passado", defendeu Sylvia Leão, da TOTVS.

Os painéis interativos são pequenos grupos no qual o participante tem a oportunidade de iniciar uma conversa-debate. O objetivo é estabelecer um diálogo construtivo e de forma coletiva, para o estímulo às trocas de ideias, às novas soluções e aos negócios potenciais dos setores.

Transações instantâneas 

O chefe do departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central do Brasil, Angelo José MontAlverne Duarte, defendeu as novas possibilidades da transação instantânea no painel sobre a revolução nos meios de pagamento. Segundo ele, o recurso, chamado de PIX, apresenta confiabilidade e indica o novo momento para o setor.

"O PIX consegue embarcar ferramentas muito seguras e modernas, que o legado de transações até então não dispõe. Os meios de pagamento são a forma mais tempestiva de se monitorar a economia. É uma solução tecnológica", afirmou.

495c3914-d851-47f8-b93c-b2c2c315d942Angelo Duarte: PIX é forma de reduzir o pagamento em dinheiro. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)

Para o CFO do Grupo Boticário, Marcelo Azevedo, que participou do evento remotamente, o novo sistema de pagamentos vai beneficiar o mercado. "O PIX aumenta a inclusão financeira, traz a digitalização para os meios de pagamentos e pode otimizar a entrega de uma encomenda", disse.

Rafael Furlanetti, sócio da XP Investimentos, defendeu a importância dos novos ecossistemas empresariais. "PIX é uma solução das ferramentas de fricção para a jornada do consumidor. Cada vez que a gente gerar menos fricção para o cliente, a gente vai ganhar esse jogo. O cliente quer a experiência fluída".

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Rafael Furlanetti: jornada do cliente é facilitada com o PIX. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)

Mais possibilidades

A Via Varejo conquistou mais de 12 milhões de usuários no app durante a quarentena. “Mais do que um canal de venda, nós humanizamos o canal digital”, afirmou o diretor-presidente da companhia, Roberto Fulcherberguer, durante o painel sobre "Como a tecnologia e o digital transformam o mercado".

Fulcherberguer explica ainda que a plataforma é importante para o varejo, porém o que é mais importante é a relação com o consumidor. “Como e onde comprar é decisão do cliente. Hoje, é ele quem decide o jogo”.

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Roberto Fulcherberguer: digital gerou oportunidades em meio à crise. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)

Quem defendeu a mesma ideia é o vice-presidente de Operações de Loja, Multicanal e Expansão da Raia Drogasil, Renato Cepollina Raduan. Para o executivo, a omnicanalidade dá autonomia e prioridade ao cliente. “São os clientes que decidem onde, quando e como querem comprar”.

Seguindo na esteira do crescimento digital, a Petz também tem muito o que comemorar, segundo o CEO Sergio Zimerman. “Nosso índice de omnicanalidade cresceu bastante. Quando abrimos uma loja física, aumentamos a loja on-line em seis vezes”, comemora.

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Juliano Ohta celebrou a ampliação do alcance digital da empresa. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)

5 milhões de novos de clientes

O CEO da Telhanorte-Tumelero, Juliano Ohta, revelou, durante apresentação no painel “As transformações no cenário global e seus impactos", também neste sábado, que a empresa adquiriu 5 milhões de novos clientes durante a pandemia no Brasil. "Colocamos o digital como prioridade de ação e não deixamos apenas no plano de ideias", contou.

"Precisamos repensar as lojas grandes do passado para sermos mais eficientes no digital. As marcas que estão se saindo melhor são aquelas que não atendem apenas o cliente, mas a sociedade como um todo", defendeu da varejista, que integra o grupo Saint-Gobain Brasil - uma das maiores do mundo.

Para o presidente da Kaduna Consultoria e vice-presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), Roberto Giannetti da Fonseca, que dividiu a apresentação do painel, a pandemia
possibilitou que um novo padrão de consumo se formasse. "Temos um consumidor diferente no pós-covid", disse.

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Caio Megale, economista-chefe da XP, fez a abertura do evento. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)

Caio Megale: o mundo está voltando 

O economista-chefe da XP Investimentos, Caio Megale, demonstrou otimismo diante do cenário pós-pandemia na abertura do evento, na sexta-feira (2). "A economia ainda está desbalanceada e isso é notável. O varejo vem forte. De maneira geral, o mundo está voltando e as coisas estão andando", disse

"No início da pandemia, a opção era errar para cima. Fazer o que precisa ser feito. Não é uma reação de estimular a economia inicialmente, mas é uma reação de suporte e de manter as pessoas vivas", considerou Caio, que assumiu a chefia da XP investimentos em agosto, depois de deixar o governo.

Na ocasião, o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, manteve o mesmo tom otimista. O ano de 2020 entrará para história da humanidade, com impactos profundos no comportamento das pessoas. Daqui a 100 anos, essa pandemia estará nos livros, mas sintetiza o nosso aprendizado", disse.

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Vice-governador de SP, Rodrigo Garcia, está otimista. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)

8º Fórum LIDE de Varejo e Marketing

Para debater o tema “As transformações globais e seus impactos no marketing, varejo, e no consumo brasileiro”, o 8º Fórum LIDE do Varejo e Marketing, um dos mais importantes eventos dos segmentos no país, reúne as principais lideranças empresariais do Brasil. O evento é híbrido.

Para a segurança dos envolvidos, foram elaborados rígidos protocolos de saúde, todos seguindo as recomendações das autoridades. No local do evento, há espaçamento entre os participantes, álcool  em gel e o uso obrigatório de máscara entre outras ações de sanitização.

0e403cfa-01d8-4238-9585-90e20b7fa6cdRígidos protocolos de segurança foram cumpridos no evento. (Foto: Gustavo Rampini/LIDE)