Na Amazônia, hotel de selva passa a operar 100% com energia solar da Huawei
O projeto destaca solução que pode levar energia limpa a comunidades e negócios em localidades isoladas no Brasil.
O projeto destaca solução que pode levar energia limpa a comunidades e negócios em localidades isoladas no Brasil. (Foto: Divulgação)
O icônico hotel de selva Juma Amazon Lodge, a 100 km de Manaus, agora funciona com uma microrrede de energia 100% autônoma e sustentável. O projeto é resultado de um trabalho conjunto: a Huawei Digital Power forneceu tecnologia de ponta em armazenamento e inversores - elementos fundamentais para a operação totalmente limpa e renovável. A concepção ficou a cargo da AF Soluções (AFS) e a integração da microrrede foi conduzida pela HDT, parceira estratégica da Huawei, e a Valley. O case foi um dos principais destaques da empresa na InterSolar 2025, o maior evento de energia solar da América do Sul, realizado de 26 a 28 de agosto em São Paulo.
A iniciativa representa um passo estratégico da gigante de tecnologia para demonstrar a viabilidade de suas soluções de armazenamento em um dos maiores desafios de infraestrutura do Brasil: a eletrificação de áreas não conectadas à rede elétrica. A divisão Digital Power da Huawei, que já acumula um crescimento de 200% em receita no país nos últimos cinco anos, aposta em projetos como este para consolidar sua posição com soluções completas que incluem também inversores solares, onde já é líder de mercado.
O que aconteceu?
O projeto no Juma Amazon Lodge resolveu um gargalo logístico e ambiental complexo. A operação anterior implicava altos custos de transporte fluvial do combustível e emissão de gases de efeito estufa.
A nova fonte de energia consiste em:
• 333 painéis solares instalados sobre as estruturas do hotel, preservando a vegetação local, com capacidade total de 185 kWp;
• Um sistema de armazenamento de energia (BESS) com duas baterias LUNA2000-215-2S10 da Huawei, de alta capacidade, que garantem o fornecimento de energia 24 horas por dia, e dois inversores SUN2000-75KTL-M1;
• Operação totalmente off-grid: o gerador a diesel só entra em funcionamento em casos excepcionais, já que até mesmo à noite o hotel é abastecido apenas pela energia armazenada;
• O resultado direto é a eliminação do ruído, redução drástica das emissões de CO₂, economia para a operação do hotel e maior conforto para hóspedes e funcionários.
O sistema de armazenamento de energia (BESS) da Huawei é uma solução all-in-one: bateria, inversores e controlador estão integrados em um único gabinete, o que facilita o transporte e a instalação. Além disso, conta com sistema de refrigeração e autolimpeza integrados, preparados para suportar condições extremas — de desertos a florestas tropicais.