Grupo Boticário prevê investir R$ 100 milhões em startups
Aporte será por meio do fundo de Corporate Venture Capital (CVC).
Grupo Boticário vai investir em startups nacionais e internacionais do setor de beleza e varejo. (Foto: Divulgação)
O Grupo Boticário prevê investir R$ 100 milhões no ecossistema de startups nos próximos quatro anos por meio do seu fundo de Corporate Venture Capital (CVC) – uma das frentes da estrutura de investimentos em inovação da companhia, que conta ainda com o Programa de Aceleração de Startups que, além de gratuito e equity free, está com inscrições abertas para a sua 5ª edição até 12 de fevereiro.
Por meio do CVC, o Grupo Boticário tem como ambição ser um verdadeiro catalisador de inovações no setor de beleza e varejo ao investir em startups nacionais e internacionais com potencial disruptivo para a atuação no seu ecossistema, possibilitando também a antecipação de tendências. Com foco inicial em beauty techs, biotechs, retail techs, fintechs e marcas em rodadas iniciais (seed e series A), os investimentos serão minoritários (até 20% de participação), com aportes entre US$1 milhão e US$2 milhões e com possibilidades de flexibilização de acordo com cada oportunidade.
“Com o Grupo Boticário Ventures, seguimos os métodos tradicionais de venture capital, com governança própria e ágil. Acreditamos em uma abordagem prática e em parcerias ganha-ganha, por isso, além do capital, oferecemos nosso ecossistema para auxiliar as startups e empreendedores, investindo em inovações que geram valor estratégico para o Grupo Boticário e que impulsionam o nosso ecossistema de beleza. Costumamos dizer que nosso ecossistema é um ‘parque de diversões’, e devido à nossa amplitude de atuação, temos muito espaço para a geração de negócios, esse é nosso principal diferencial", afirma Guilherme Reichmann, Diretor Executivo de Estratégia, M&A e GB Ventures do Grupo Boticário.
O fundo de CVC, nasceu do desejo da companhia em ampliar ainda mais sua relação com modelos de negócios e soluções tecnológicas inovadoras e com potencial de disrupção no seu setor de atuação. O primeiro investimento foi realizado na Haut.AI, startup baseada na Estônia que utiliza inteligência artificial e visão computacional para oferecer uma solução de recomendação personalizada de produtos para os clientes de acordo com os diferentes tipos de pele.
Essa tecnologia inovadora pode ser integrada a diversas plataformas, como e-commerces, aplicativos e experiências em lojas. O Grupo Boticário já testou a solução em canais de venda para recomendar produtos aos consumidores e está trabalhando em parceria vislumbrando negócios futuros com a startup. O investimento foi realizado em conjunto com outros investidores como Prisma Ventures (CVC da Ulta Beauty) e o fundo Longe VC, marcando um novo momento na trajetória do GB Ventures.