Pilotos realizam a primeira tentativa na história de troca de aeronaves em movimento a 4 mil metros de altura
Ação inédita, 'Plane Swap' aconteceu no último domingo (24) e o feito foi parcialmente alcançado, com um dos pilotos efetivando a troca de avião.
Piloto Luke Aikins entra com sucesso no avião prateado, durante Plane Swap em Eloy, Arizona. (Foto: Pedrag Vuckovic/Red Bull Content Pool)
"Não há como testar até que você o faça." Os primos Luke Aikins e Andy Farrington, pilotos do Red Bull Air Force e paraquedistas, fizeram a primeira tentativa da história de trocar de avião no ar e sem ajuda no último domingo (24) durante o projeto chamado "Plane Swap", que contou com a ajuda do brasileiro Dr. Paulo Iscold, engenheiro aeronáutico de renome mundial.
A 4 mil metros de altitude, a façanha foi parcialmente realizada quando um piloto trocou de avião com sucesso e pousou a aeronave no deserto do Arizona, nos Estados Unidos, e o outro saltou de paraquedas para um pouso seguro. "Ultrapassamos os limites e provamos que é possível: nós pousamos em segurança, os aviões pousaram em segurança, todos os protocolos funcionaram conforme o esperado", avalia Aikins, piloto de avião e helicóptero que idealizou a ação, e paraquedista que possui mais de 20 mil saltos no currículo.
O feito, por si só, é inédito e desafiador, e apresentou uma magnitude ainda maior com transmissão ao vivo no mundo inteiro. Durante a transmissão, a audiência acompanhou os bastidores, a preparação dos pilotos, a entrada nas aeronaves, a decolagem e, finalmente, a grande ação.
Os aviões azul e prata são vistos subindo a altitude durante a troca de avião. (Foto: Pedrag Vuckovic/Red Bull Content Pool)
Piloto Andy Farrington é visto saindo do avião prateado durante a troca de avião. (Foto: Pedrag Vuckovic/Red Bull Content Pool)
Pilotos treinam e testam mergulho em San Luis Obispo. (Foto: Pedrag Vuckovic/Red Bull Content Pool)
Pilotos Luke Aikins e Andy Farrington se reúnem após troca de avião. (Foto: Pedrag Vuckovic/Red Bull Content Pool)