LIDE Paraná participa da missão da OCDE que busca ampliar ações para implementação dos ODS com a iniciativa privada
O programa visa fortalecer o relacionamento do Estado com o setor privado através das agendas de ODS e de ESG.
LIDE Paraná contribui com relatório da OCDE para o cumprimento da Agenda 2030. (Foto: Divulgação/LIDE Paraná)
Representantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) concluíram nesta semana um novo relatório sobre a situação do Estado em relação aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). No Relatório consta a contribuição do LIDE Paraná para o cumprimento da Agenda 2030 e seus objetivos.
Essa é a terceira fase do projeto, o Paraná aderiu ao programa de uma abordagem territorial aos ODS da OCDE em 2019. Desde então, os agentes responsáveis têm trabalhado num processo de dar suporte para avançar com a agenda de desenvolvimento sustentável.
“Esse programa específico, visa fortalecer o relacionamento do setor público com o privado através das agendas de ODS e de ESG. Existe um foco muito grande de trazer o setor privado mas, obviamente, considerando todos os atores, a academia, a sociedade civil, o setor público e o empresariado”, disse Aline Matta, gerente de projetos da OCDE.
Leon Le Senechal, representando o LIDE Paraná, esteve presente no encontro, e reforçou as atuações da entidade para promoção das adesões da Agenda 2030. “ Em 2023 promovemos juntamente com a ONU Brasil o seminário “Engajamento das empresas do estado Paraná nas temáticas de sustentabilidade”que explorou o potencial do estado para maior adesão aos temas da agenda 2030.
“Durante dois dias, o LIDE paraná foi a sede da ONU no estado, onde, foram discutidos temas sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), do Pacto Global da ONU e outros assuntos ligados à Agenda 2030, bem como apresentação dos cases de sucesso no combate à corrupção corporativa”, reforçou.
De acordo com o diretor de Desenvolvimento Sustentável do Centro de Empreendedorismo, Stéfano Marta, o Paraná avançou em diversos indicadores em relação aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) desde a entrega do último relatório, em 2021.
“Ficamos muito felizes em ver que o Paraná implementou diversas das recomendações que foram feitas pela OCDE e, desta vez, começamos uma nova etapa com enfoque nos municípios e no papel do setor privado para alcançar os ODS, pensando em como o Governo do Estado pode auxiliá-los nesse quesito”, disse.
O encontro aconteceu no Auditório do Tribunal de Contas do Paraná, em Curitiba. Piana, Pimentel e outras autoridades receberam o Relatório realizado por representantes dos setores público e privado produtivo, academia e sociedade civil que participaram da segunda fase do Programa “Uma Abordagem Territorial aos ODSs realizada em 2023.
ODS E AGENDA 2030 – Ao todo, são 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, com 169 metas vinculadas à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidades (ONU). As metas abrangem a erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura e industrialização.
O Paraná é o primeiro e, até agora, o único estado do Brasil a firmar um convênio com a OCDE no âmbito dos ODS. Desde 2021, o Estado é reconhecido pela organização como um exemplo mundial a ser seguido em relação ao desenvolvimento sustentável.