Fórum pré-COP30 pauta clima, desenvolvimento e negócios com autoridades e empresários em MS

Evento antecipa temas da conferência climática da ONU no Brasil e reúne nomes como Dan Ioschpe, Henrique Meirelles, Izabella Teixeira, Eduardo Riedel e Helder Barbalho em três painéis estratégicos.

O LIDE – Grupo de Líderes Empresariais (lide.com.br) realiza, nesta sexta-feira (30), o Fórum LIDE – COP 30, que reúne autoridades, especialistas e representantes do setor produtivo para debater o desenvolvimento sustentável no Brasil. O evento, em parceria com o Sistema Fiems e o Governo do Mato Grosso do Sul, será realizado no Hotel Zagaia, das 10h às 18h30 (horário de Brasília), em Bonito (MS) — cidade reconhecida nacionalmente como a capital do ecoturismo e um símbolo de equilíbrio entre preservação ambiental e dinamismo econômico.

A proposta do Fórum, que reunirá mais de cem líderes empresariais, é antecipar e aprofundar os principais temas que estarão em pauta na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que acontecerá em Belém (PA), no segundo semestre.  Entre os destaques do evento está a participação de Dan Ioschpe, Campeão de Alto Nível da COP 30 e principal representante do setor privado global na próxima Conferência do Clima da ONU, e da copresidente do Painel Internacional de Recursos da ONU, Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente.

Programação

A programação do Fórum LIDE – COP 30 será composta por três grandes painéis temáticos ao longo da sexta-feira, abordando aspectos estratégicos da agenda verde, com a presença de nomes influentes da política, da economia e da sustentabilidade. A abertura, às 10h (horário de Brasília), terá exposições de Michel Temer, ex-presidente da República, do governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, do governador do Pará, Helder Barbalho, do co-chairman do LIDE, João Doria, do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS), Sérgio Longen, e do presidente do LIDE MS, Aurélio Rocha.

ESTAMOS AO VIVO (2)Dan Ioschpe, Campeão de Alto Nível da COP 30, e da copresidente do Painel Internacional de Recursos da ONU, Izabella Teixeira. (Foto: Reprodução)

O primeiro painel, das 11h às 12h30 (horário de Brasília), terá como tema "Desenvolvimento econômico e Sustentabilidade: um equilíbrio sustentável". O debate discutirá os caminhos para alinhar crescimento econômico à preservação ambiental, com a participação de Alexandre Tourinho (Procurador-Geral de Justiça do Estado do Pará), Dan Ioschpe (Campeão de Alto Nível da COP 30, presidente do Conselho da Iochpe-Maxion e vice-presidente da FIESP), Henrique Meirelles (ex-presidente do Banco Central e ex-ministro da Fazenda), Izabella Teixeira (co-presidente do Painel Internacional de Recursos da ONU), Tarcila Ursini (presidente da Climate Governance Initiative Brasil), Marcelo Thomé (presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia e vice-presidente da CNI), Virgilio Viana (superintendente-geral da Fundação Amazônia Sustentável) e José Carlos da Fonseca (presidente da Empapel e diretor do Instituto Brasileiro de Árvores).

Na sequência, das 12h30 às 14h (horário de Brasília), o segundo painel abordará o tema "Oportunidades, Negócios e a Economia Sustentável", enfocando as novas fronteiras do empreendedorismo verde e modelos de negócio voltados à responsabilidade socioambiental. Estarão no debate Alexandre Bossi (presidente da SOS Pantanal), André De Angelo (diretor-País da Acciona no Brasil), Robson Del Casale (diretor de Sustentabilidade do Sistema FIEMS), Ângelo Rabelo (presidente do Instituto Homem Pantaneiro), Patrícia Daros (diretora de Soluções Baseadas na Natureza da Vale), Gabriel Buim (diretor-presidente da Águas Guarirobas e Ambiental MS Pantanal), Rodrigo Simonato (head de Relações Institucionais da Tereos) e Viviane Mansi (diretora da Diageo Brasil).

ESTAMOS AO VIVO (3)Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, do governador do Pará, Helder Barbalho. (Foto: Reprodução)

Durante a tarde, o terceiro painel acontece das 16h às 17h30 (horário de Brasília) com o tema "A contribuição da agroindústria para a sustentabilidade". A mesa reunirá especialistas para discutir práticas sustentáveis no setor de segurança alimentar, abordando inovação, uso consciente dos recursos naturais e modelos regenerativos. Participam Jaime Verruck (secretário do Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Mato Grosso do Sul), Francisco Matturro (ex-secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo), Grazielle Parenti (vice-presidente de Sustentabilidade da Syngenta), Renata Andrade (presidente da RGCS – Rede de Governança Climática de Sustentabilidade), Mariana Lisbôa (diretora de Relações Corporativas da Suzano) e Almir Sater (cantor, compositor e ator).

Bonito: símbolo da nova economia verde

A escolha de Bonito como sede do Fórum é simbólica. Considerada um dos maiores destinos de ecoturismo do Brasil, a cidade representa uma simbiose exemplar entre conservação ambiental e desenvolvimento econômico. Inserido num estado que atravessa um ciclo de crescimento consistente, com políticas públicas voltadas à atração de investimentos sustentáveis, o evento se coloca como uma instância estratégica de visibilidade, articulação e influência no debate climático nacional.

A iniciativa realizada pelo LIDE – o maior e mais importante grupo de networking empresarial da América Latina – conta com o apoio institucional do Sistema FIEMS e do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, reforçando a articulação entre setor público, privado e sociedade civil em torno da pauta climática e de investimentos sustentáveis.

O evento terá transmissão pelo link: aovivo.lide.com.br