Rafaela Rezende: 'Mudamos a realidade do Brasil e, agora, exportamos tecnologia'

General manager da VTEX no Brasil fala sobre os planos da companhia em investir ainda mais em comércio B2B.

Crédito_Bruno Medeiros - AnyotherbruGeneral manager da VTEX no Brasil fala sobre os planos da companhia em investir ainda mais em comércio B2B. (Foto: Bruno Medeiros)

A VTEX é uma empresa especialista em comércio digital, mas também é muito mais que isso. Há mais de 20 anos no mercado, a empresa carioca ganhou o mundo e, hoje, está em mais de 40 países do globo oferecendo soluções para o e-commerce.

Além de ultrapassar fronteiras geográficas, a companhia também deseja romper barreiras de pensamentos: a VTEX faz questão que o Brasil seja visto com seu potencial de exportador de tecnologias - como as da empresa, que hoje já tem 46% do seu faturamento vindo do mercado exterior. A seguir, leia uma entrevista exclusiva da general manager da VTEX no Brasil, Rafaela Rezende, ao LÍDER.INC.

Você pode falar um pouco sobre a VTEX e o atual momento da companhia?

A VTEX é uma empresa brasileira, do Rio de Janeiro, e surgiu praticamente junto com o surgimento do e-commerce, há 23 anos. Hoje, a companhia é uma empresa global com presença em 43 países.
Em 2023, o Brasil fechou o ano representando 54% da receita da VTEX. O Brasil é conhecido por exportar agro, e agora estamos mudando essa realidade e exportamos, também, tecnologia.

A companhia vive um momento de expansão global, com foco em Estados Unidos e Europa, mas também é um momento muito importante nos mercados que já lideramos, como Brasil e Latam.

Somos líderes em e-commerce B2C, mas ainda há muita oportunidade em B2B para auxiliar as indústrias no comércio para os atacados. Estamos mostrando para o varejo que não é preciso ter uma solução proprietária, já que ela pode ser ótima, mas tem um custo bem alto.

Como vocês sentem a receptividade da VTEX em mercados como os EUA e a Europa?

Nossa porta de entrada é o case dos nossos clientes, que conta como apoiamos suas operações. Um case de sucesso é capaz de fazer com que a gente ganhe outros mercados organicamente.

A VTEX não quer ser apenas uma plataforma de e-commerce. Onde vocês querem chegar e como está sendo a ampliação de portfolio?

Hoje, nos definimos como uma espinha dorsal do comércio conectado, ficando bem no meio entre qualquer origem de estoque e qualquer canal de venda. Somos mais que uma solução de e-commerce e, recentemente, relançamos produtos que vão para além disso, empoderando o vendedor na loja física, por exemplo. Não existe omnicalidade com o cliente no centro do negócio sem o empoderamento do vendedor e seu posicionamento no centro, junto ao cliente.

Qual tem sido o papel da Inteligência Artificial para a empresa? De que forma já estão trabalhando aliados a essa tecnologia?

Os clientes VTEX já usam ou podem usar a Inteligência Artificial, como nas nossas soluções de busca. Também temos outro papel muito importante, somos centralizadores e provedores de dados de forma segura e eficiente para que os nossos clientes possam criar suas próprias soluções de IA.

O que vocês enxergam em relação às tecnologias do futuro? Quais são as apostas da companhia?

Acreditamos muito no poder do retail media e de trazê-lo para o mundo digital, podendo prover dados para a indústria. Também apostamos na digitalização do comércio, enxergando os canais de venda como operações únicas. Acreditamos na unificação do cliente da marca, independentemente do canal. Vamos continuar acreditando em soluções que empoderam toda a cadeia do e-commerce. Também acreditamos muito nos serviços que podem facilitar, já que muitos clientes estão dispostos a comprar tempo.

Como você vê o futuro da VTEX?

Estamos em um momento muito bom, com um pipeline de vendas muito forte, o que torna o cenário muito otimista. Crescemos acima da média do mercado no ano passado e nos orgulhamos em dizer que os clientes da VTEX também crescem acima do mercado. Só existimos porque o varejo existe, então nossa preocupação genuína é garantir a saúde financeira desse mercado.

Nosso diferencial é a cultura da VTEX. Nós conseguimos evoluir rápido porque damos espaço para as pessoas inovarem e errarem, se preciso for, porque acreditamos em uma venda técnica e consultiva. Só vendemos VTEX onde acreditamos que a nossa solução vai fazer a diferença. Queremos fazer algo realmente sustentável, e isso realmente vem diferenciando a empresa do resto do mercado.